Fernando Brito, via Tijolaço em 18/8/2015
Lula não tinha a obrigação de mostrar quem o contratou para palestras, desde que deixou a Presidência. Mas mostrou. São 41 empresas e instituições que pagaram para que Lula falasse, em 70 palestras, para seus empregados, clientes e empresários – os seus e os de suas relações.
Não consta que qualquer delas tenha ido ao Procon, decepcionada com a qualidade e a atratividade destes eventos. Nem mesmo a Globo, que contratou uma delas por intermédio de sua Infoglobo, como destacou outro dia aqui este Tijolaço.
A lista divulgada pelo Instituto Lula é demolidora (leia abaixo). Cobrou – e fez muito bem – os olhos da cara para quem não apenas queria aprender com suas experiências, mas tirar proveito do status de promover eventos na esteira de sua popularidade.
E fez três vezes mais debates – de graça – para quem não podia pagar, mas é o principal beneficiário de suas ações: movimentos sociais, ONGs, sindicatos e ainda para governos, universidades e organismos multilaterais.
Será que o doutor Sérgio Moro agora vai mandar a Polícia Federal prender o Bill Gates, um dos que deram dinheiro – e muito – para contratar Lula como palestrante?
Ou, quem sabe, vai colocar os três irmãos Marinho numa cela até eles confessarem que financiaram o projeto petista-bolivariano?
Se não foram eles, quem sabe Jorge Paulo Lemann, da Ambev e das Lojas Americanas, o brasileiro (e suíço) mais rico, segundo a revista Forbes. Ou Carlos Slim, da Telmex? Talvez Roberto Setúbal, do Itaú?
Doutor Moro, por via das dúvidas, meta todos eles em cana, que garanto que algum deles confessará o que o senhor quiser. E assim o Brasil estará livre do comunismo, as famílias estarão protegidas e o Fernando Henrique, afinal, possa cobrar um pouco mais pelas suas palestras, que não ficavam no chinelo das de Lula em matéria de valor de mercado.
Aliás, as más línguas diziam que as palestras dele, assim como as do Felipão, só eram contratadas para que todos aprendessem como as coisas não deveriam ser feitas…
***
INSTITUTO DIVULGA TODAS AS EMPRESAS PARA AS QUAIS LULA FEZ PALESTRA
Em sinal de respeito à sociedade brasileira, que merece receber informações corretas e verdadeiras, divulgamos a relação das empresas e instituições que, desde 2011, contrataram palestras do ex-presidente Lula no Brasil e no exterior por meio da empresa LILS Palestras e Eventos Ltda.
Trata-se de uma atividade legítima, que Lula exerce legalmente desde que deixou a Presidência da República, a exemplo de outros ex-presidentes do Brasil e de outros países, e personalidades de destaque como esportistas, artistas, jornalistas, cientistas.
Trata-se de uma atividade legítima, que Lula exerce legalmente desde que deixou a Presidência da República, a exemplo de outros ex-presidentes do Brasil e de outros países, e personalidades de destaque como esportistas, artistas, jornalistas, cientistas.
De 2011 até hoje, Lula fez 70 palestras contratadas por 41 empresas e instituições, e foi remunerado de acordo com sua projeção internacional e recolhendo os devidos impostos.
No mesmo período, o ex-presidente participou gratuitamente de mais de 200 conferências, palestras e encontros promovidos por sindicatos, movimentos sociais, partidos, governos e instituições multilaterais, no Brasil e no exterior, sempre em defesa dos interesses nacionais, da paz mundial, estimulando o combate à fome e à pobreza.
Mesmo se tratando de contratos que preservam a privacidade das partes, julgamos necessária sua divulgação neste momento, para esclarecer distorções, manipulações e prejulgamentos em torno dessa atividade e das empresas contratantes, como vem ocorrendo por meio de reportagens, artigos e até editoriais na imprensa.
As palestras de Lula foram contratadas por algumas das maiores e mais respeitadas empresas de vários setores econômicos, do Brasil e do mundo. Por exemplo: Microsoft, Itaú, Infoglobo, Santander, Ambev, Telefónica, Iberdrola e Telmex.
O ex-presidente Lula e a empresa LILS solicitaram ao Ministério da Justiça, ao Ministério da Fazenda e à Procuradoria Geral da República que apurem, na competência de cada instituição, as responsabilidades pela violação criminosa do sigilo bancário da LILS, violação que atinge não só um ex-presidente da República, mas também toda a sociedade brasileira.
Desta forma, o ex-presidente Lula e o Instituto Lula estão certos de contribuir para o esclarecimento da verdade, a defesa do estado de direito democrático e a garantia dos direitos constitucionais de todos os cidadãos brasileiros.
Lista das empresas que contrataram palestras de Lula entre 2011 e 2015
• Abad – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industriais
• Associação de Bancos do México
• Abras – Associação Brasileira de Supermercados
• ALL América Latina Logística
• Ambev
• Andrade Gutierrez
• Banco Santander
• Bank of America
• BBVA Bancomer
• BTG Pactual
• Camargo Corrêa
• Centro de Estudos Estratégicos de Angola
• CFELG – Centro de Formacion y Estudios en Liderazgo y Gestion (Colômbia)
• Cumbre de Negócios (México)
• Dufry do Brasil
• Elektra
• Endesa
• Gás Natural Fenosa
• Grupo Petrópolis
• Helibrás
• Iberdrola
• Idea (Argentina)
• Infoglobo
• Itaú BBA
• LG
• Lojas Americanas
• Microsoft
• Nestlé
• OAS
• GDF Suez Energy Latin America
• Odebrecht
• Pirelli
• Queiroz Galvão
• Quip
• Revista Voto
• Sinaval
• Telmex
• Telos Empreendimentos Culturais
• Terra Networks
• Tetra Pak
• UTC
Leia também:
● Seminário discutido por Lula em “grampo” com executivo foi promovido pela Folha e Globo
● O vale-tudo da Polícia Federal contra Lula
● Finalmente, a polícia de Cardozo investigará atentado contra Instituto Lula
● Por que Lula tem a obrigação de processar Gentili, Caiado e a Veja
● Lula defende educação como “arma” para vencer as desigualdades do país
● Mauro Santayana: O PT, o Facebook e as mortes de Lula e de Dilma
● Tiraram a chupeta do Merval
● Facebook se recusa a remover grupo que pede a morte de Lula
● Mídia golpista: Os dias decisivos da caçada ao presidente Lula
● PF: O abuso de poder da polícia do ministro Cardozo colabora com os golpistas
● Lula rebate, de novo, mentiras da Globo: Não tem apartamento em Guarujá
● Lula: “Estou preparando meu caminho para voltar a viajar pelo meu país.”
● 100 mil mulheres em apoio a Dilma: Marcha das Margaridas e o silêncio da Globo
● Senadores petistas ao dono da Globo: “Derrubar Dilma ou atacar Lula pode acabar muito mal.”
● Lula para chanceler: Dilma não pode ficar na mão de Temer
● O abraço ao Instituto Lula
● Como Merval viu a bolinha de papel contra Serra e como vê agora a bomba contra o Instituto Lula
● E aí ministro Cardozo? Nos EUA, homem é detido por ameaçar Obama no Facebook
● Fora fascistas: Dia 20 de agosto, ato de apoio a Lula e Dilma
● Que medo!: Tucanos se irritam com programa do PT e pede nova eleição já
● Aos paneleiros: Programa do PT de quinta-feira, dia 6 de agosto
● “Os grandes tribunais do Brasil são os jornais e revistas”, diz ex-presidente da OAB/RJ
● Finalmente: Executiva do PT fala em “estado de exceção” e convoca jornada de luta
● Prender Lula? Terão esta coragem?
● Lula na Casa Civil do governo Dilma: Por que não?
● Lula desafia FHC: “Sente na frente de seu neto e conte para ele a história da reeleição.”
● O atentado contra o Instituto Lula é o reflexo das manifestações de ódio espalhadas pelo Brasil
● Campanha de ódio e inveja quer impedir que Lula faça política
● Jornal argentino repercute “campanha suja” contra Lula
● Celso Amorim: “Acusar Lula de fazer lobby é absurdo.”
● Não passarão: Instituto Lula é alvo de atentado terrorista
● Repórteres da Veja saem do Facebook após serem desmascarados por Romário
● Lula processa Veja por capa criminosa
● Globo 1989-2015: 26 anos de campanhas sujas contra Lula
● Novo premiê sueco: “Lula é, sem dúvida, uma de minhas maiores inspirações.”
● Reagan pode, Lula não
● Folha repete 2007: Agora usa até morte trágica de adolescente para atacar legado de Lula
● Lula sobre os golpistas: “Agem como nazistas.”
● As cinco piores mentiras de O Globo contra Lula em 2015
● Ah, se fosse Lula: Obama faz jantar para 70 empresários que fazem lobby pelo fim do bloqueio a Cuba
● Líder do Revoltados Online quer “pegar Lula” na Bahia
● Paulo Moreira Leite: Conselho Nacional do Ministério Público deve colocar ordem na casa
● Paulo Moreira Leite: Para perseguir Lula, basta uma simples dúvida
● Dalmo Dallari: “Não vai haver golpe nem impeachment.”
● Procurador anti-Lula será investigado pelo Conselho Nacional do Ministério Público
● Em alto nível, Lula faz a lista do “compare e comprove” com a gestão FHC
● Espalhe a verdade: Mitos sobre Lula
● Stanley Burburinho sabe quem pôs a tarja preta em Serra
● Polícia do ministro Cardozo esconde o nome de Serra no celular de Marcelo Odebrecht
● A guerra da Veja contra o retorno de Lula
● Jornal O Globo omite informações para atacar Lula
● Lula defende o Bolsa Família e esculacha os hipócritas que foram contra o programa
● Hipocrisia da mídia: Dono da Globo também estava em jantar de Lula com Odebrecht
● Franklin Martins: “Se Lula não tivesse sido eleito em 2002, o Brasil tinha explodido.”
● Dilma chamou golpistas pra briga. Vão encarar?
● Um grupo de criminosos, chefiado por um advogado, pede a morte de Lula no Facebook
● A cobra vai fumar: Lula entra com queixa-crime contra o Ronaldo Caiado
● Crise grega: Sardenberg merece ganhar o prêmio IgNobel de Economia
● Lula: Quem quebrou o país foram os governos tucanos
● Vídeo: Não somos nazistas!
● A fortuna de Lula e os setores masoquistas da classe média brasileira
● #OsAntiPira: Relação completa de prêmios recebidos por Lula após deixar a Presidência
● Lula defende a Petrobras e convoca petroleiros a preservar maior empresa do Brasil
● Ecce homo ou esse é o cara
● Habeas corpus: Ombudsman da Folha esculacha a Folha
● Instituto Lula à Época: É a última vez que perderemos tempo. Agora terá o mesmo tratamento de Veja
● Financial Times: O patrimônio de Lula
● Após mentiras divulgadas, Financial Times precisará pedir desculpas ao ex-presidente Lula
● Diretor de Veja revela “acordo” com Valério e farsa contra Lula
● Forbes publica texto ridicularizando coxinhas anti-Lula
● Descobriram a pólvora: Lula não está entre os bilionários da Forbes
● Em sua capa, Veja desenha golpe contra Lula e Dilma
● Quem vai dar o golpe no Brasil?
● Novas denúncias ferem a credibilidade da Ação Penal 470 e da mídia conservadora
● Veja confessa: Não há entrevista
● Advogado de Valério nega entrevista de seu cliente à Veja
● Instituto Lula: “Se Lula quisesse falar com a Folha de S.Paulo, falaria com a Folha de S.Paulo.”
● Na ânsia de atingir Lula, Folha esqueceu de ler o hilário habeas corpus que ataca Moro
● Luciano Martins Costa: A “barriga” intencional da Folha
● Hildegard Angel: Lula, o que você faria se só lhe restasse um dia?
● Histeria contra Lula expõe baixarias de Caiado
● Janio de Freitas: O que Lula mostrou? Que ele está se movendo e chamando para mudar
● Instituto Lula: “A Folha passou agora de qualquer limite.”
● Habeas corpus: Folha espalha notícia falsa e depois, singelamente, diz “erramos”
● Autor de habeas corpus em favor de Lula tem mais de 140 ações no STF
● Para Dalmo Dallari, direita “intolerante, vingativa e feroz” quer atingir Lula
● Em nota, senadores do PT denunciam “sórdida campanha” contra Lula
● É hora de reagir em defesa de Lula
● A criminalização da diplomacia comercial brasileira
● Quem quer prender Lula?
● Odebrecht descarta delação e faz manifesto
● Agora é Lula quem está na mira de Sérgio Moro
● A ficha suja dos defensores do impeachment de Dilma
● O tamanho do ódio por Lula, Dilma e PT
● Não sobrou pedra sobre pedra: A resposta de Lula à Época
● Diego Escosteguy é o Kim Kataguiri do jornalismo
● Espumando, FHC adverte os golpistas divididos: “O alvo é Lula”.
● O terceirizado que jogou o Ministério Público no show bizz
● MPF arrasa revista Época: Não há provas contra Lula
● Denúncia da revista Época contra Lula mancha Ministério Público Federal
● A prova da mentira de Época contra Lula
● Lula deu uma surra no panelaço
● Mujica, O Globo e o “chupa petralhas!”
● Tremei, paneleiros. Lula está de volta às ruas!
● Revista Época questiona Lula por contrato do governo de FHC
● “Confissão” de Lula a Mujica é mais um crime de imprensa
● Depois de Dilma, Lula novamente
● Época não consegue inovar e repete a farsa
● Mujica deveria aceitar o convite sem-noção de Caiado para falar no Brasil
● Carta aberta a Mujica: “Perdão pela mídia canalha brasileira, dom Pepe.”
● Réquiem para o jornalismo
● Lula é odiado porque deveria ter dado errado
● Corra, Lula, corra
● Como funciona a fábrica de infâmias contra Lula na internet
● Lula ironiza pastores evangélicos em palestra: “Jogam a culpa em cima do diabo.”
● Vai pro pau: Lula topa a polêmica que FHC pediu na tevê
● Chico Buarque: “O alvo não é a Dilma, mas o Lula.”
● Na Itália, Lula fala sobre importância do combate à fome
● Histórico plano de investimento prevê R$198,4 bilhões para promover crescimento no Brasil
● Mentiras e omissões sobre o pacote de concessões
● Sorry, coxinhas! Lula é aplaudido na ONU
● Lula recebe homenagem da Prefeitura de Roma
● Paulo Moreira Leite: Apesar do massacre, memória de Lula persiste
● Doações: com Lula é “imoral”, com FHC é “cultural”. A hipocrisia da mídia e o sapato do Brizola
● Líder do Retardados Online quer “pegar Lula” na Bahia
● Lula se antecipa a nova armação da Veja
● Lula: “O PT continuará vivo enquanto os trabalhadores sonharem com uma vida melhor.”
● Por que o MCCE parou de fazer ranking da corrupção por partido?
● 1994-2014: A inflação dos períodos FHC e Lula/Dilma
● Lula mostrou o Darf. Quem falta mostrar?
● Manchetômetro: Noticiário das Organizações Globo massacra Dilma
● Gilmar Mendes suspende decreto de Lula que dava posse de terras aos índios Guarani-Kaiowá
● IDH: Comparação entre os governos do PT e PSDB
● Salário mínimo: As diferenças entre os governos FHC e Lula/Dilma
● Era Lula cria mais empregos que FHC, Itamar, Collor e Sarney juntos
● Desigualdade caiu 1,89 com FHC e 9,22 com Lula
● Inflação anual de Dilma é próxima à do Lula e inferior à de FHC
2 de janeiro de 2016 às 15:45
Pena que esses globocós não percebam o quanto estão sendo manipulados pela imprensa GOLPISTA. Essa do aécio neves desta semana foi demais. Safados agora censurando noticias.,
28 de dezembro de 2015 às 17:36
Mais do que me informo é impossível.
28 de dezembro de 2015 às 17:35
Informe- se melhor sobre Lula!
28 de dezembro de 2015 às 16:01
Esperemos que O FFHHCC também divulgue a “lista” dele.
21 de agosto de 2015 às 9:53
Pelo mundo a fora existem pessoas, que pela suas experiências em determinadas áreas do conhecimento humano, são contratadas, para falar ao público sobre temas, advindas de suas experiências. Como são temas lícitos, são lícitos os contratos, que versam sobre a prestação de tais palestras.
Assim, dar palestras não é ilícito. Até pelo contrário, é ato de transmissão de conhecimento.
Nunca soube de País algum, cujo contrato, que tenha como objeto prestar palestras, seja tipificado como crime.
Palestrar é uma forma de levar a outrem o conhecimento, fruto da experiência de vida de quem presta a palestra.
É ato moderno e praticado na América do Norte e do Sul, na Europa, etc.
Palestrar é ato de civilização, porque é ato de transmissão e de troca de experiências, de informações, de ideias.
É ato, enfim, de ampliação do conhecimento humano.