Senadores petistas ao dono da Globo: “Derrubar Dilma ou atacar Lula pode acabar muito mal.”

Humberto_Costa04_JRMarinho

Conceição Lemes, via Viomundo em 9/8/2015

O Diário do Centro do Mundo publicou no domingo, dia 8/8, artigo revelando um encontro do senhor João Roberto Marinho, um dos donos da Globo, com os senadores do PT:

Por Anônimo
João Roberto Marinho pediu encontro com os senadores do PT, na última quarta-feira.
Dos 13, nove aceitaram.

Durou quase duas horas. Ele abriu, dizendo-se muito preocupado com as “maluquices” de Eduardo Cunha na Câmara, que não comprometem apenas o próximo governo, mas o futuro do País; afirmou, ainda, que o que ele defende é que Dilma seja sucedida por quem ganhar as eleições de 2018, ou seja, impeachment, não.

Durante todo o tempo, escutou as queixas dos senadores, um por um, sobre a parcialidade, os dois pesos, duas medidas, as abordagens dos repórteres querendo declarações que apenas preencham a verdade que já está pré-estabelecida, a repercussão nula do que os governos Lula e Dilma fizeram pelo Brasil.

Recados que foram dados a ele: 1) não mexam com Lula (todos estavam ainda muito mordidos com a charge do Chico do dia anterior (“agora só falta você”), pois o Brasil pode pegar fogo e eles não vão ser bombeiros; na mesma direção, não temos controle sobre nossa base social e é imprevisível a reação que se virá ante uma hipotética prisão de Lula.

Ele pediu desculpas, “ou os senhores estão enganados, ou nós estamos errando feio”, comprometendo-se a levar a avaliação geral dos senadores para os editores.

Disse ainda que, realmente, a cumplicidade entre jornalistas e procuradores de Curitiba, hoje, representa um fator de instabilidade, mas jogou a culpa no PT, “que deu início a essa parceria”. Ao final, pediu para o governo controlar sua base na Câmara.

De fato, o encontro ocorreu. Foi na quarta-feira, dia 5/8, mesmo dia em que Marinho foi a uma sessão no Senado em homenagem aos 50 anos da TV Globo.

A iniciativa partiu dele. O convite foi feito ao líder do PT no Senado, senador Humberto Costa (PT/PE), que o estendeu aos demais colegas. Dos 13 senadores da bancada petista, a maioria participou.

Nós conversamos com o senador Humberto Costa sobre o encontro.

Viomundo – Que motivo João Roberto Marinho alegou para pedir essa conversa com o senhor?
Humberto Costa
– Havia uma homenagem à Rede Globo em Brasília e, pelo que eu entendi , ele aproveitou para ter algumas conversas. Não sei se chegou a ter reunião com outras bancadas, mas certamente tinha reuniões marcadas com alguns ministros. Uma delas era com o ministro Ricardo Berzoini [das Comunicações], que acabou não acontecendo, porque a nossa conversa demorou muito. Ele foi na linha de querer ouvir o que a gente tinha a dizer sobre esse momento político. Na verdade, não era um convite só para mim. Era um convite para quem eu achasse que valesse a pena participar dessa conversa. Como a nossa bancada é pequena, eu convidei todo mundo. Ninguém se recusou, não. Alguns não puderam participar, porque já tinham outros compromissos agendados naquele horário.

Viomundo – O que ele conversou com os senhores? O que saiu no DCM procede?
Humberto Costa
— Mais ou menos. Algumas coisas que estão ditas têm alguma procedência. Outras, não. Ele falou apenas que tinha interesse em ouvir a bancada do PT sobre o momento político que nós estamos vivendo, especialmente no que diz respeito à instabilidade política. Ele queria saber a nossa opinião. Ele não falou de “maluquices” do Eduardo Cunha, não. Ele falou da preocupação com algumas decisões que estavam sendo tomadas no Congresso, que iam na contramão do ajuste e estavam produzindo inseguranças. Então, foi um pouco por aí. Foi uma conversa cordial. Nós, da bancada, colocamos a nossa preocupação com a questão do impeachment da presidenta Dilma. Ele disse que a posição dele e da empresa não é de defender o impeachment da presidenta Dilma. Disse que considerava que não havia elementos que justificassem uma coisa como essa, mas que o governo precisava garantir a governabilidade. Falou ainda que ele estava muito preocupado com a governabilidade e queria saber de que maneira a gente estava imaginando que isso [a governabilidade] acontecesse.

Viomundo – O que os senhores disseram a ele?
Humberto Costa
– Várias dessas coisas que estão ditas [no artigo do DCM], foram faladas por nós, principalmente essa questão do impeachment da presidenta Dilma. Alguns senadores falaram que a Globo não fazia uma cobertura isenta. Ele negou. Ele disse, de certa forma, até “ou a gente está errando” ou “vocês estão percebendo errado”. Não foi uma coisa de ele admitir: “Olha, nós estamos errados”. Ele passou a ideia de que era um problema de interpretação da nossa parte e da dele também. Ele disse: “Olha, nós vamos inclusive conversar com o nosso conselho editorial […]. Se está passando isso [cobertura não isenta], não é o que nós queremos. Foi o que ele disse”.

Viomundo – E a questão do ex-presidente Lula como foi colocada?
Humberto Costa
— Nós colocamos para ele o seguinte. Para quem está preocupado com a estabilidade política, o impeachment da presidenta Dilma não é a saída. Podem inventar uma razão qualquer que não seja historicamente defensável, que não tenha uma base que se sustente… Pode até, no primeiro momento após a saída, você ter um quadro de perplexidade na base social de esquerda do governo. Mas não leva 30 dias para que a instabilidade seja instalada, seja quem for o presidente – Temer, Eduardo Cunha…Quanto a uma nova eleição, além de não ter uma base constitucional para poder se realizar, também tem esse outro componente aí de instabilidade. Nós colocamos: o pior de tudo é, além de derrubar o governo, destruir o único interlocutor político que num momento de crise aguda tem legitimidade para se sentar a uma mesa e participar de um acordo, poder falar para milhões de pessoas… Então, era um erro que alguém pretendesse, além de derrubar a presidente Dilma, destruir a liderança de Lula. Foi um pouco por aí também a nossa conversa.

Viomundo – Senador, a Globo faz campanha diuturna contra a presidenta Dilma, o ex-presidente Lula e o PT. Agora, o senhor João Roberto Marinho procura os senhores, aparece com o discurso de que nem ele nem a Globo defendem o impeachment da presidenta. Ele estaria preocupado com possibilidade de a Globo ficar com a imagem de golpista, como aconteceu em 1964, quando ela apoiou o golpe e apoiou a ditadura civil militar?
Humberto Costa
— Eu não sei. O que eu senti foi mais uma preocupação com esse momento de instabilidade política que pode produzir prejuízos do ponto de vista da economia que sejam praticamente irreversíveis. A instabilidade política está alimentando um ambiente de muita incerteza na questão econômica. Enfim, é isso.

Viomundo — Senador, uma última pergunta…
Humberto Costa
— Eu estou super-ocupado…

Viomundo — Só mais uma, senador. Por gentileza, que colegas seus que não participaram da conversa?
Humberto Costa
— Eu não me lembro, não. Alguns entraram e saíram… Eu não me lembro, não.

Segundo o Diário do Centro do Mundo, dos 13 senadores da bancada petista, quatro não estiveram presentes à conversa. Até a publicação desta matéria, só tínhamos conseguido confirmar um dos nomes: senadora Fátima Bezerra (PT/RN).

Leia também:
Sobre o curioso editorial de O Globo
Em editorial surpreendente, Globo acusa PSDB de inconsequente e pede sustentação ao governo Dilma
Futebol: A Globo promove o apartheid e o Brasil corre o risco de “espanholização”, ter apenas dois campeões
Os 11 princípios de Joseph Goebbels, o ministro da propaganda nazista
Depois de morto, Raul Cortez surra o JN de William Bonner
S&P rebaixa Globo e segura Petrobras e Odebrecht
A Globo, a CBF e os direitos de transmissão esportiva na tevê
Tevê brasileira ainda vive no Brasil de FHC, afirma o ator Pedro Cardoso
Globo 1989-2015: 26 anos de campanhas sujas contra Lula
Jornal Nacional atua como assessor de imprensa de Eduardo Cunha
A verdadeira missão do Jornal Nacional

Jornal O Globo acusa Eduardo Cunha de corrupção
Fantástico mostra hospital com atendimento em nível de excelência, mas omite que é 100% SUS
Mauro Santayana: A repórter da Globo e a resposta de Obama
Livro acusa Globo de “delação” no período da ditadura militar
A moça do tempo, o racismo e o ódio nas redes sociais
As máquinas de vender intolerância e preconceito
Contratos entre CBF e Globo são investigados pela Polícia Federal
O que explica o vexame internacional da Globo na coletiva de Dilma e Obama
Os documentos da sonegação da Globo
Sérgio Moro, um juiz a serviço da TV Globo e do PSDB
Manchetômetro: Noticiário das Organizações Globo massacra Dilma
Globo e um exemplo de jornalismo “isento”
Por um plano de investimento que quebre o monopólio da Globo
Sérgio Moro, o justiceiro da Globo, foi patrocinado pela CBF
Lalo Leal: Rede Globo é a responsável pela despolitização do brasileiro
Fifa/CBF: Agora falta explicar por que quem pagou menos transmitiu de forma exclusiva o futebol
O dia em que o JN se despediu do parceiro Ricardo Teixeira, o homem da propina de R$73 milhões
Rede Globo mentiu sobre envolvimento da mídia no escândalo da Fifa
Rede Globo e Nike são citadas em inquérito sobre corrupção no futebol
Ricardo Teixeira é o homem-bomba que a Globo não quer ver denunciado
A CBF e a cara do Brasil
Globo silencia sobre a corrupção em seu quintal
A Receita Federal tem medo de falar na Globo?
Fifa: Globo esconde que J.Hawilla é sócio de filho de João Roberto Marinho
Quem concedeu a “cláusula de preferência” à Globo na transmissão do futebol, e por quanto?
Pacto federativo? Que tal tevês voltarem a pagar ICMS?
A Receita Federal tem medo de falar na Globo?
Ricardo Teixeira é o homem-bomba que a Globo não quer ver denunciado
A “revelação” de Mariana Godoy sobre os apresentadores da Globo
Globo mente sobre o programa Ciência sem Fronteiras
Allianz Parque: O dia em que a Globo e a CBF censuraram um estádio
Lula encara os Marinho: “Olhem para o próprio rabo.”
O dia em que a Globo bateu continência para o ditador Videla
Enciclopédia norte-americana afirma que Globo é subsidiada pelo Tio Sam
Na versão 2015 de seus donos, Globo é quase uma vítima da ditadura
Uma pequena história da mídia brasileira, nos 50 anos da Globo
O torcedor não é bobo e derruba a audiência da Globo
Globo é escrachada no dia de seu aniversário
Vídeo: Vinheta de descomemoração dos 50 anos da Globo
Aniversário da Globo: 10 motivos para descomemorar
Vídeo: O documentário sobre o escândalo de sonegação da Globo
Terrorismo, mentiras e pedofilia na pedagogia das Organizações Globo
O caso de sonegação da Globo e o escândalo HSBC
50 anos da TV Globo, o principal legado da ditadura militar
O declínio do Jornal Nacional é irreversível
Repórter da Globo resolve ser sincera: “A ordem é ouvir só o Paulinho da Força.”
Imperdível: Vídeo sobre o jornalismo da Globo e o golpe militar
Globo se desculpa pelo passado. Mas e o presente?
Golpe de 1964: A Globo devolverá o dinheiro que ganhou com ele?
O controle remoto pela qual a Globo comanda o Brasil
MP/SP é contra doação ao Instituto Lula, mas a favor de doação à Globo?
TV Globo: Desfiles e Fantástico têm as piores audiências da história, dentre outros programas
O Brasil é o paraíso dos milionários
Como a Globo manipula a Justiça brasileira por meio do Instituto Innovare
Jornal Nacional: William Bonner é corrigido ao vivo
Como o dinheiro público vem patrocinando a Globo há décadas
Globo orienta jornalistas a evitar “pautas positivas” sobre a Copa
Rede Globo tem contratos sigilosos com Marcos Valério
Andrea Hass, esposa de Pizzolato, pede o Darf para repórter da Globo
PF confirma abertura de inquérito contra sonegação da Globo
Uma aula de Venezuela e uma dura na Globo, em plena Globo
Metodologia da Rede Globo e sua “imparcialidade”
Globo: Eles foram contra o 13º salário
Globo abre o jogo: É contra o pobre
Os bilionários da Globo
Credores norte-americanos pedem falência de empresa da Rede Globo nos EUA
Allianz Parque: O dia em que a Globo e a CBF censuraram um estádio
O caso de sonegação da Globo e o escândalo HSBC
PF confirma abertura de inquérito contra sonegação da Globo
Rede Globo sonega milhões de reais em impostos
A Globo e a ditadura militar, segundo Walter Clark
Estarrecedor: Por sonegação, Receita Federal notificou a Globo 776 vezes em dois anos
Rede Globo tem os bens bloqueados pela Justiça
Ex-funcionária da Receita que sumiu com processos contra TV Globo é condenada à prisão
Leandro Fortes: O povo não é bobo
João, Irineu e José, os filhos de Roberto Marinho: Os bilionários donos do BV
Rede Globo: Quem planta terrorismo, colhe caos
Por que a Globo faz o que faz
Como a Globo manipula gente simples para defender sua visão predadora de impostos
Forbes: A famiglia Marinho tem fortuna de R$52 bilhões
Leandro Fortes: A TV Globo e a ópera bufa no Panamá
Apoio da Globo ao golpe de 1964 foi comercial, não ideológico
Ministério Público no DF abre apuração sobre o caso de sonegação envolvendo a Rede Globo
Rede Globo: Só falta o cadáver
Funcionária da Receita foi condenada por sumir com processo contra a Globo
Rede Globo é alvo de uma CPI na Câmara
Sonegação fiscal da Globo fica em segundo plano, agora o caso é de polícia
Processos contra a Globo podem reaparecer no Congresso
Dublê da Globo é o herói da Veja
Professor demonstra manipulação de “O Globo” sobre a Venezuela
Dia Nacional de Lutas: Trabalhadores ocupam as ruas com atos em todo o País
“Grande mídia” tenta abafar protestos contra a Globo
Baba-ovo: TV Globo fará série sobre a mãe de Joaquim Barbosa
Ligações suspeitas entre Globo e Banco Rural, mas ninguém investiga
A ingratidão da Globo
Na lista da máfia do ISS, Globo nega e diz que paga todos os impostos
Por que a Globo é contra os venezuelanos
MPF denuncia coronel Ustra por ocultação de cadáver na ditadura militar
Ditadura militar: O algoz e o crematório
“Coronel Ustra comandava a tortura”, diz ex-sargento
Marco Aurélio Mello: Ministro que defende o golpe de 1964 pode ter lisura para julgar a AP470?
Mauro Santayana: O golpe da informação
O golpe de 1964 em filmes, livros e artigos
O golpe de 1964: Ranieri Mazzilli, o político Modess
O PIG apoiou a ditadura militar: As manchetes do golpe de 1964
Documentos da ditadura estarão disponíveis na internet
31 de março é um dia para lamentar
Dirigentes do PSOL acham que a Globo desempenha papel de vanguarda
Cadu Amaral: A Globo, o complexo de vira-lata e a Copa do Mundo no Brasil
STF paga viagem de jornalista de “O Globo”
Ação Penal 470: Globo dá sinais de que, se farsa reunir, Barbosa é quem vai pagar a conta
A Globo e Joaquim Barbosa são um caso indefensável de conflito de interesses
Série do DCM sobre a sonegação da Globo, 1ª parte: “Injusto é pagar imposto no Brasil.”
Série do DCM sobre a sonegação da Globo, 2ª parte: Como o processo sumiu da Receita e sobreviveu no submundo do crime
Série do DCM sobre a sonegação da Globo, 3ª parte: A história da funcionária da Receita que sumiu com o processo
Vídeo: O documentário sobre o escândalo de sonegação da Globo
Vazou tudo: Sonegação da Rede Globo está na web
A sonegação da Globo, o Ministério Público e a PEC 37
Como a Globo deu o golpe da barriga em FHC e enviou Miriam para Portugal

7 Respostas to “Senadores petistas ao dono da Globo: “Derrubar Dilma ou atacar Lula pode acabar muito mal.””

  1. pintobasto Says:

    Já passou da hora de fazer uma REVOLUÇÃO RADICAL sem derramamento de sangue, mas com uma tremenda onda de prisões de todos os ladrões que roubam descaradamente o erário público e como tem ladrão neste Brasil ! Bezerra da Silva já cantava isto há muito tempo! As prisões estão cheias, mas centenas de milhares de simples ladrões de galinhas serão libertados e as vagas resultantes não serão preenchidas pelos ladrões a prender!
    Os ladrões do erário público serão confinados em COLÔNIAS PENAIS AGRÍCOLAS a serem fundadas em todos os estados brasileiros, com especial incidência no Amapá, Rio Grande do Norte e Acre. Todos os políticos que se elegeram nos últimos 50 anos terão suas vidas investigadas.
    O Brasil será tomado por uma febre de progresso em todas as atividades. obrigando o Governo Federal a criar 3 milhões de novos empregos e a iniciativa privada a criar outros tantos postos de trabalho para darem conta das novas empreitadas a executar.
    Não é sonho utópico, mas uma realidade que parece cada vez mais próxima!

  2. Joao Lopes Says:

    GLOBO SE VOCÊS ESTIVER DO LADO DA FACÇÃO VOCÊ SERÁ EXTINTA JUNTAMENTE COM TODOS ELES, ESTAMOS ASSISTINDO E NOS PREPARANDO, SOMOS BONS MAIS SOMOS MISERÁVEIS TAMBÉM, VAMOS EXIGIR QUE AS FORÇAS ARMADAS VÃO PARA AS RUAS OU MAIS DE 3 MILHÕES CERTAMENTE DE NÓS IREMOS, LUGAR DE MARGINAL NÃO É NO PODER, É NO INFERNO

  3. Marcio Vianna Says:

    Acho engraçado o Humberto Costa, um dos maiores CANALHAS do Brasil, dizer que está “super-ocupado”… Só se estiver ocupado em arrancar dinheiro dos trouxas…. Isso é um SAFADO…

  4. pintobasto Says:

    Receberam ordens para recuar porque o caldo pode engrossar. A China investiu na Petrobras e vai continuar investindo no Brasil e não quer perder dinheiro. Como os chineses sabem muito bem o que fazer para ninguém molestar seus investimentos no Brasil, os patrões da Globo deram um recado aos Marinhos: Arrepiem caminho ou sobra pra vocês!
    Falta agora prender o Eduardo Cunha que é a coisa mais fácil deste mundo, basta desenterrar o processo que foi arquivado por despacho falso de desembargador. Falsificaram a assinatura de desembargador e obstruiram criminosamente a execução dum processo.
    O Renan Calheiros também não perde por esperar, há chumbo quente para ele e quanto chumbo!

  5. Giordano Says:

    huuuummm! Tem caroço nesse angu, e grosso!

  6. Bene Bugrao Says:

    O Lobo já comeu todas as carnes, o couro, chupou o sangue… Agora está querendo lamber os ossos… Mas bem lá no fundo, estão com medo de “quebrar os dentes”… MEDO REAL SR’S MARINHOS! SOLTEM OS PÉS PELAS MÃOS E PODERÃO FICAR SEM OS PÉS E SEM AS MÃOS… E SEM OS DENTES…

  7. Marcelo Says:

    Uma sugestão a CNBB: que peça imediatamente a canonização do senhor Marinho, o homem é um Santo, coitado, não sabe de nada, está igual marido traído rsrs… o cara e dono dessa empresa golpista e vem botar a culpa nos editores, ou ele é muito inteligente, ou nós somo muito otarios!!!

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: