Hildegard Angel: “Nossa classe jornalística é feita de oportunistas.”

Hildegard_Angel01

Hilde é irmã de Stuart Angel e filha de Zuzu Angel, ambos assassinados pela ditadura, ele em 1971, ela em 1976.

Via RBA em 6/7/2015

A jornalista Hildegard Angel afirma que colunistas da imprensa, que tiveram passado de esquerda, hoje não se constrangem em aderir ao pensamento conservador que domina a imprensa brasileira. Em debate na sexta-feira, dia 3/7, no Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé, Hilde, como é conhecida, foi categórica: “Essa é a história do oportunismo da imprensa brasileira. Do oportunismo dos intelectuais brasileiros, daqueles que se situam e formam suas panelinhas para manter seus cachês valorizados. Agora, não valoriza cachê ser de esquerda, o cachê fica baixo. Valoriza o cachê falar mal das causas sociais, dos progressos sociais, das conquistas sociais”.

Hilde é irmã de Stuart Angel Jones, assassinado em 1971 nas dependências do Centro de Informações da Aeronáutica, durante o governo do general Emílio Garrastazu Médici. Nos cinco anos seguintes, sua mãe, a estilista Zuzu Angel, promoveu busca incansável pelos responsáveis pela morte do filho, até ser ela própria também morta pelo regime, já no governo do General Ernesto Geisel.

Hildegard Angel relata diálogo tido com o ator e diretor de cinema e televisão Hugo Carvana, poucos dias antes de sua morte, em outubro passado. Conforme seu relato, falava ele sobre como “companheiros, de cinema, de arte, que assinam coluna no jornal O Globo, têm coragem de tomar certa posições” [Carvana mencionava um cineasta que não é o Jabor, querendo dizer que este nem mais considera por ter se tornado personagem pitoresco]. “Mas ele o Fulano, o outro da área de música, o Beltrano, eles sabem, Hilde! Eles sabem o que pode decorrer disso que estão escrevendo! Eles sabem as consequências do que estão fazendo!”

“Esta foi uma lamúria do querido Hugo Carvana dias antes de sua morte. E ‘estes’ que sabem estavam lá carregando a alça do caixão do Carvana”, conta a jornalista. “A verdade é que a nossa classe jornalística é feita de oportunistas”, disse ela, em evento que promovia o relançamento dos livros Golpe de Estado, de Palmério Dória, e Lamarca, O Capitão da Guerrilha, de Emiliano José. O testemunho de Hildegard Angel foi postado no Youtube pelo blogueiro Enio Barroso Filho. Assista.

4 Respostas to “Hildegard Angel: “Nossa classe jornalística é feita de oportunistas.””

  1. Rita Says:

    Acho que os oportunistas estão ganhando mais. Outros precisam obedecer seus patrões. Isso não quer dizer muito, sei disso. Mas nossos jornalistas dos blogs sujos, em compensação, batem de 10 x 0 neles.

  2. Rita Says:

    Nossa! Isso vale um post!

  3. Luiz Parussolo Says:

    Aqui como brasileiros pessoas defendem o umbigo e não o Brasil porque somente hospeda e suga-o somente. Inclusive editam e não deixam comentar como se todo mundo é palhaço e hipócrita.
    Todos que assumiram o país desde 1985 nenhum é digno e nem competente para administrá-lo, tanto é que destruíram e quem destruiu foram os impostores Sarney e FHC. De todos o psicopata Fernando Henrique Cardoso é o pior e para quem desconhece tanto os do PT como os do PSDB estiveram juntos em ideologias e dogmas comunistas e vários em atos de terrorismo e sob as lideranças de Lula e FHC.
    O PSDB, o DEM, o PMDB e quase todos só tem bicheiras também e apresentam Aécio Neves para presidente que não é digno nem de passar perto da cadeira, salvo se ser homem e mulher de verdade contraria os princípios dos brasilianos, o que está parecendo, principalmente nas eleitoras femininas.
    Devo entender, deduzindo dos últimos 30 anos, mas principalmente destes últimos 20 anos, que pessoas racionais, potenciais, dignas, honradas, virtuosas..estão perdendo espaço no Brasil e deve emigrar em busca de um país real.
    Nosso sistema a partir de 1985 foi totalmente dominado em todas as esferas e estruturas nacionalmente, com mínimas exceções, por empiristas, oportunistas e psicopatas com ideologias e conceitos adquiridos somente na experiência do dia a dia, tradição e conceitos abstratos do pensamento e ética impostada, com o suporte da tecnologia. Observando que a chefia do Poder Executivo da União foi submetida ao oportunismo desde o primeiro presidente após o Regime Militar e o país acabou nos 30 anos tornando-se ambiente de oportunistas, agiotas e especuladores em detrimento do potencial técnico, científico, artístico, gestor e inovador onde todo sistema produtivo vindo até 1984 foi quase totalmente demolido em benefício de conglomerados e a ganância financeira nacional e internacional, principalmente o nosso parque industrial sólido até então.
    Todo ônus dos desmandos, incompetências e experimentos dos planos, desvios de recursos, corrupções, perdões de bilionárias dívidas dos setores privados, aumentos de tributação em decorrência das restrições das atividades econômicas, endividamentos e sujeição ao capitalismo financeiro internacional e nacional, enxugamento das atividades e também dos custos e formações de conglomerados, inchamento de pessoal nas atividades públicas etc..foram repassados a trabalhadores e aposentados e seus fundos de seguros e aposentadorias em todos os planos e com FHC desempregos em massa, desqualificações, perdas de contribuições, ruínas, sujeições a favelas, ruínas de aposentados com o desmonte final do INSS, este já sendo ruído no governo Sarney, calotes em direitos e recursos recolhidos em Fundos de Pensão usando o aparelhamento do judiciário, sindicatos, associações e advogados; toreamentos também através do judiciário em direitos tanto na Fazenda Fiscal e no INSS e outros de autores por anos a fio e tomada de recursos e direitos onde uma Vara manda mais que os tribunais colegiados e os cartorários através dos diretores aparelham os juízes e estes os cartorários e os procuradores públicos os dois e os advogados da parte autora e vergonhosamente vê-se macacos zés donos do que é do cidadão, tripudiando e cuspindo na bunda.
    Não integra o contexto, mas surpreendente artigo em revista dos militares d~enuncia que os militares sem reajustes estão em extrema pobreza, os cabos e sargentos, estes morando em favelas e correndo riscos com as famílias e as divisas superiores em subúrbios, também temerosos pela família, principalmente no Rio de Janeiro onde foram feitos policiais para combater o crime organizado. Os responsáveis por nossa defesa sendo humilhados e espezinhados enquanto a esbórnia com recursos públicos corre solta na corrupção, nos desvios, em financiamentos bilionários sem retorno, nos três poderes onde jorram proventos e privilégios, no inchaço da máquina pública…e isto vem desde o governo FHC e dá conta que estão todos acabando com o estado democrático, a defesa, as instituições, a família, a educação racional já extirpada, a honestidade, os trabalhadores, a ciência, a arte..O capim comeu a vaca. Não temos direito nem mais à dignidade quando dependemos do trabalho e da aposentadoria, até os militares.
    Até o novo Reitor eleito da UFRJ, comunista, quer revogar o título honoris causa de Garrastazu Médici por considerar ter praticado crime contra os direitos humanos, onde o de quem reitor não serviria nem para engraxar seus coturnos.
    Estão há décadas disseminando Gramsci nas universidades e faculdade e, denunciam, nas escolas também.
    Transformar crianças e adolescentes contra os ideais da família e da sociedade brasileira em macaco zé a serviço de ideologia herege e totalitária escravocrata, comparativamente à ação do ex Presidente, este agindo contra quem assumiu o risco subvertendo com dogmas contrários ao país, enquanto aplicam dosagens progressivas de alienação doutrinária, tal procedimento é dez mil vezes pior e merece ser julgado por crime contra o estado brasileiro e pelo código penal militar, com pena de morte, entendo.
    Decadência do homem e das instituições onde criaram cevas até para as crianças.
    Onde não existe ciências exatas, ciências biológicas, filosofia racional e metafísica, arte nobre no entendimento pleno interior não existe sabedoria e desenvolvimento.
    Por ter excluído desde a década de 1970 e desestruturar muito mais ainda a educação a partir do período Sarney o espírito foi privado de desenvolvimento na infância e na adolescência. Somos marxistas, positivistas e comtistas e só produzimos intelectuais, políticos, burocratas, tecnocratas, especulares, aventureiros, agiotas, prestadores de serviços, comerciantes de supérfluos, corporativismo, fascismo, integralismo, locatários, latifundiários, conglomerados, banqueiros, advogados, juízes, cientistas políticos, economistas, contadores, historiadores, psicólogos, sociólogos, servidores públicos, serventuários da justiça, caminhoneiros, vendedores, corretores, policiais, delegados, escrivães, mão de obra desqualificada, botequeiros, guardas costas, vigias, jornalista, político, faculdades de fundo de quintal para aprovar todo mundo, retórica sofista, corrupções, espertezas e não materializamos e criamos nada e desde os conceitos e teorias até o capital especulador e investidores mercenários recebemos de fora. Cegos por dentro e arrogantes por fora.
    Só os aprioristas que são aptos a dar xeque mate com peões e tirar leite de pedra são capazes de enxergar na dimensão transcendental e aptos para gerir em áreas estratégicas do conhecimento.
    É ora de reconstruir um homem e uma mulher plenos para daqui a 40 anos como Deus fez com o povo hebreu no deserto para retribuir ao continente brasileiro sua misericórdia e bondade conosco.
    Pior que antes de 1985 possuíamos admiráveis racionais r. entre eles os militares que construíram infraestrutura, o centro produtor, agropecuário e industrial, o centro comercial e de prestação de serviços e exportador nacional.
    Um país jamais poderá ser entregue a empiristas, ideologias oportunistas e oportunistas como ocorreu com o Brasil a partir do governo Sarney

  4. José Jésus Gomes de Araújo Says:

    Também sua cunhada, esposa de Stuart Angel e nora de Zuzu, foi assassinada pela ditadura. Não conto como foi, para que os leitores, sobretudo as mulheres, não se arrepiem.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: