Luis Fernando Verissimo: Estranho, os brasileiros lotam a Broadway. Cadê a crise?

Broadway01

Mas que estranha potência é esse Brasil, que pode mandar tantos dos seus cidadãos a Nova Iorque, quando as notícias que se tem são de privação econômica e panelaços?

Luis Fernando Verissimo em 14/6/2015

A temporada teatral de 2014/2015 na Broadway foi a melhor de todos os tempos, com o público lotando teatros, principalmente para ver musicais, como nunca. A maior parte do público foi de turistas e, entre os turistas estrangeiros, a maior parte foi de ingleses e, em segundo lugar – sério, deu no New York Times –, brasileiros. As duas estatísticas intrigam. Quase todos os grandes sucessos da Broadway têm versões inglesas e ninguém precisa sair de Londres para vê-los. Em vez de terem que ir à Broadway, a Broadway vai até eles, geralmente em produções comparáveis, em qualidade, às americanas. Mas a Inglaterra é uma das potências econômicas do mundo, não surpreende que tantos ingleses cruzem o Atlântico só para poderem dizer que viram a versão original dos espetáculos. Mas que estranha potência é esse Brasil, devem se perguntar os produtores americanos ao contabilizar seus lucros, que pode mandar tantos dos seus cidadãos a Nova Iorque para ver musicais, quando as notícias que se tem de lá são de privação econômica e panelaços contra o governo? Há uma discrepância aí, em algum lugar, devem pensar os produtores. Mas que continuem vindo os brasileiros e nos trazendo seus dólares, saiam de onde saírem.

O fato é que hoje não são só as estatísticas que representam pouco, há uma crise de representatividade generalizada. Não é por nada que partidos políticos se reestruturam em toda parte, para salvarem algum tipo de coerência da confusão. Um exemplo é o PT, com suas várias correntes em luta para definir uma identidade para o partido ou resgatar uma identidade perdida. Na França, o partido do Sarkozy, a UMP, até mudou de nome, agora é Republicains, enquanto os socialistas tentam salvar seu PS do desastre François Hollande com outras lideranças e outros rumos. E na Inglaterra os trabalhistas continuam tentando descobrir o que representam de diferente dos conservadores no poder, que, por sua vez, também não sabem mais exatamente o que são.

Brasileiros enchendo teatros em Nova Iorque significariam que o Brasil vai muito bem. Mas isto se qualquer coisa significasse alguma coisa.

11 Respostas to “Luis Fernando Verissimo: Estranho, os brasileiros lotam a Broadway. Cadê a crise?”

  1. pintobasto Says:

    A crise que o Brasil atravessa é provocada por grande falta de sentimentos patrióticos que grande parte dos brasileiros sofre, não fosse isso e já teríamos colocado na cadeia todos os figurões que roubam o dnheiro público descaradamente…E o José Dirceu que está preso…

  2. Olympio Pinheiro Says:

    Não é bem assim, como sugere o nosso querido e genial escritor de humor…!
    É p todos! Mas diferente!
    Os q podem (capitalistas brasileiros, classes A … ) vão se divertir em países com uma política turística atrativa! Lugares mais seguros! Mais baratos! Com mais opções! Mais hospitaleiros… !
    Nós -q não podemos!- ficamos com inveja ou nos resignamos, ou aproveitamos p refletir com os nossos erros! Ou qq outra coisa…
    E ficamos em casa por conta da desvalorização do real (e da subida do dólar) !

  3. Filipe Campos Says:

    Ok, veja o câmbio do dólar 2 anos atrás, 1 ano atrás, e agora…

  4. Mario Antonio Says:

    O Brasil esta em crise moral, ética e de uma mídia golpista, irresponsável. O Brasil em toda sua história anterior, era um pais de miseráveis e pedinte ao FMI. Hoje após 14 anos de governo do PT é um país de oportunidades, um pais de inclusão…

  5. sonia Says:

    são os petralhas ladrões gastando o dinheiro do petrolão,admiro muito uma pessoa que é tido como culta apoiar esse governo fdp!fazendo uma analise disso ,vcfoi ridiculo ,o que admirava em vc foi tudo uma ilusão de palavras …fui enganado como fui por lula

  6. mariluce soouza Says:

    Quero receber as noticias de vocês. Obrigada

  7. Alcione Conde Severo Says:

    Gosto demais e admiro a muito tempo LFV, mas não dá pra concordar com tudo o que ele diz : um por cento (1 %) da população brasileira são dois milhões de brasileiros , o que encheria qualquer teatro do mundo, e sobraria muita gente de fora, não ? Portanto não é esse o argumento de defesa do governo atual. Vamos olhar pra dentro e ver com olhos de realidade o que está acontecendo no Brasil, onde o tarifaço é geral, o desemprego aumenta, o investimento é decrescente, os juros sobem , os salários e as aposentadorias são vergonhosos e o povo está demonstrando insatisfação com tudo isso. MENAS, LFV , MENAS …!!!

  8. Airto F. Pereira Says:

    Tá provado que é uma crise, fabricada e dirigda.
    Airto F. Pereira

  9. bernadete simon Says:

    Eh verdade, aeroportos lotados, restaurantes cheios, a crise eh da canalhice da imprensa que noticia so o que quer, super tendenciosa. Falou e disse LFV.

  10. josé augusto canto Says:

    Muito bom ver que isso ta acontecendo…….queria eu não ter perdido o meu emprego….q eu estaria também por lá ou em outra parte do mundo…..bem longe dessa vergonhosa ,canalhice, bandidagem política, roubalheiras em todas as esferas de governos e estatais……e esses bandidos de brasília…tentando nos convencer q é tudo normal……ladrões…..bandidos…..todos…não escapa um……entram pobre na politica …..qdo saem estão ricos…….miseráveis…vcs todos pagarão……arderão no fogo do inferno……bandidos……caras de pau………ladrões……

  11. Giordano Says:

    A crise, pelo que se vê, é só nas sacadas de luxo dos bairros nobres paulistanos, com as madames desesperadas batendo suas panelas importadas vazias. Já na periferia, não há panelaços. Também pudera, as panelas das classes C e D estão cheias!

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: