Médicos fantasmas: Brasil descobre por que o SUS não funciona

Medicos_Fantasmas01Via Carta Campinas em 9/6/2015

O maior problema do SUS é a consulta médica. Isso todo brasileiro sabe. Mas agora o Brasil está descobrindo por que o Sistema Único de Saúde (SUS), apesar de suas qualidades, não funciona nesta área.

O SUS é ruim porque médicos desafiam a lei da física. Apesar de terem um único corpo, muitos médicos ficam em dois, três ou quatro lugares ao mesmo tempo. Eles ganham do SUS, mas trabalham em clínicas e hospitais particulares.

Enquanto isso, alguns médicos honestos quase se matam porque trabalham por dois ou três que ganham sem trabalhar. Claro que não há sistema, empresa ou país que aguente.

Em operação em Santa Catarina, na manhã de terça-feira, dia 9/6,a Polícia Federal deflagrou a operação Onipresença, que investiga o não cumprimento de horas de trabalho por médicos do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC). Estão sendo cumpridos 52 mandados de busca e apreensão em clínicas e hospitais públicos e privados de quatro municípios do Estado: Florianópolis, Itajaí, Criciúma e Tubarão. Ao menos 27 médicos devem ser indiciados pela PF, segundo jornal Diário Catarinense.

Recentemente, inúmeras ações na Justiça e reportagens de televisão mostram, em todo Brasil, a mesma situação. O delegado da PF, Allan Dias, que investiga a operação Onipresença, de Santa Catarina, afirmou: “Não faltam médicos no HU, eles precisam apenas ir trabalhar”.

Se houvesse um trabalho da Polícia Federal e um disque denúncias exclusivo para o SUS, é possível que o sistema melhorasse bastante.

Leia também:
Coletânea de textos: Mais Médicos, Bolsa Família, SUS, BNDES, ONU e o Brasil real
Coletânea de textos: Brasil, Cuba e América Latina

23 Respostas to “Médicos fantasmas: Brasil descobre por que o SUS não funciona”

  1. wilma Says:

    Mas só agora é que descobriram que o assalto ao dinheiro público também passa pelos médicos do SUS? A vergonha chama-se brasileiros sem caráter, sem moral. Há os que dormem em hora de atendimento, outros batem ponto num hospital ou no SUS e vão para outro emprego. Ninguém fiscaliza.

  2. Marco Sousa Says:

    Cadeia para esses (malditos)!.

  3. CARLOS SARAIVA Says:

    ACHO QUE DEVERIA HAVER UM CONTROLE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE CADASTRANDO O MÉDICO QUE TRABALHA EM POSTO DE SAÚDE. ALGUNS TRABALHAM EM VÁRIOS POSTO AO MESMO TEMPO

  4. Marcelo Alvares Says:

    Fui na UPA centro em BH hj. Marcava que havia 06 médicos. Porém somente um estava atendendo. Ente 10h e 1130h.
    Onde estaca os outros. Uns diziam que almoçando, outros que lá dentro. Os usuários estavam revoltados.

  5. torres Says:

    E nos postos de saúde? Tem alguém fiscalizando? Qual médico cumpre horário?

  6. Leonilde Zamuner Says:

    QUANDO ESSA OPERAÇÃO DOS MEDICOS FANTASMA VEM PRO RIO GRANDE DO SUL, PROPRIAMENTE PRO INTERIOR

  7. João BOSCO. DAMASCENO Says:

    Verdade e os que tem batem seu cartão e voam trabalhar em suas.clínicas ganhando o dinheiro do sus e deixando o povo a mercê da sorte ou talvez morre do na fila.

  8. denisesalles Says:

    Este álbum de posts conta a experiência do autor num hospital público. Os posts foram escrito há quase três anos, e já diziam o que agora finalmente está vindo oficialmente à tona.

    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.603152463029518.1073741849.493786710632761&type=1&uploaded=1&pnref=story

  9. ricardo Says:

    Então o problema não é a política do SUS e sim os médicos e outros corruptos dentro do sistema

  10. Mary Says:

    Você só pode estar brincando.

  11. Arnaldo Costa Says:

    Repetem o mesmo que o candidato Aético, que nunca gostou de trabalhar.

  12. JOSÉ CARLOS ANDRÉ Says:

    NA MINHA OPINIÃO O SUS É UM SISTEMA FALIDO E DEVE SER BANIDO NO PAÍS, NÃO ATENDE A NECESSIDADE DA POPULAÇÃO E AINDA SERVE PARA VERDADEIRAS QUADRILHAS GANHAREM MUITO DINHEIRO, VEJAM O CASO DAS PRÓTESES!! E QUEM FOI PRESO? TEVE ALGUM DIPLOMA CASSADO?? CONTINUA POR AI MÉDICO BONITINHO, ENQUANTO MUITOS PACIENTES SOFREM NA FILA ACHANDO QUE UM DIA VÃO SER ATENDIDOS!!

  13. Mônica Says:

    Seu comentário tbm vale pra professores?

  14. Sergio Lima Says:

    E em 12 anos de gestão dos governos de “esquerda” não perceberam isso? Só passaram a perceber qdo os médicos tomaram claramente posição contraria ao PT? Precisou a PF investigar? A mesma PF que qdo investiga falcatruas petistas é chamada de coxinha e partidarizada? Precisou a mídia mostrar isso? A mesma mídia que é chamada de coxinha e golpista qdo noticia corrupções petistas? Só se preocupam agora que o péssimo tratamento que nesses 12 anos o povo recebeu desses médicos passou a ser dado tb ao PT qdo passaram a apoiar abertamente o PSDB? Retaliação ou saneamento dos quadros da saúde?

  15. Alex Says:

    Da para acreditar no que Lais escreveu? Ta de brincadeira né guria?

  16. jassioni Rodrigues da Silva Lima Says:

    ISSO È UM ABSURDO EU GOSTARIA MUITO QUE OS BRASILEIROS SE CONSCIENTIZASSE E NO DIA DA ELEIÇÃO NÃO COMPARECESSE NINGUÈM AS URNAS COMO UM PROTESTO.

  17. Lais Says:

    Se for como no hospital universitário do Amazonas onde os médicos ganham 1200 pra trabalhar 20h por semana, eles não estão errados não. Estão é fazendo um favor…

    Mas se eles ganharem razoavelmente bem (10mil por 20h semanais), aí sim, estão de pilantragem.

  18. Leda paiva Says:

    Enquanto so houver justiça para o pobre e o negro,esses ricos fantasma agem impunimente com o apoio da lei

  19. Ruth Marangão Ferrari Says:

    A globo não deu em nenhum dos jornais, a prisão dos médicos em Montes Claros que fraudavam o SUS,fingindo colocar prótese em pacientes, e as roubavam para suas clinicas particulares, o que eles merecem? Perder o CRM, e prisão , no mínimo de 30 anos, Canalhas!

  20. vera Says:

    a propósito, como é mesmo o lema da formatura dos médicos?

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: