República do Paraná tenta cartada final

Sergio_Moro18.jpgMiguel do Rosário, via O Cafezinho em 9/5/2015

Com as masmorras de Sérgio Moro arrombadas pela decisão de Teori Zavascki de permitir prisão domiciliar para os empreiteiros, os procuradores do Paraná, epicentro de uma conspiração judicial que visa derrubar o governo e/ou destruir o Partido dos Trabalhadores, tentam sua cartada final.

Delações premiadas devem ser mantidas em segredo até serem provadas, por razões óbvias: para não permitir que uma pessoa sob suspeita manipule as investigações. No caso de um processo altamente político, para que não manipule a opinião pública.

Aqui não apenas as delações são vazadas, sempre seletivamente, como agora até mesmo aquelas que ainda não foram assinadas pelo delator chegam à imprensa, e sempre no momento certo!

Entretanto, no caso em questão, a manipulação vem da própria Procuradoria, de um núcleo conspirador, fortemente partidário, que vem operando politicamente desde a Ação Penal 470.

A “delação” do presidente da UTC, Ricardo Pessoa, sequer foi confirmada em juízo, visto que ele não celebrou nenhum acordo com a Procuradoria. Ou seja, a Procuradoria delatou o próprio (suposto) delator. Mas o estrago já está feito, como era o objetivo. Provando ou não provando, a condenação política está dada. Se você ler com atenção, verá a inconsistência da delação (que sequer foi confirmada pelo próprio empresário):

“Pessoa descreveu de forma vaga sua conversa com Edinho, mas afirmou que havia vinculação entre as doações eleitorais e seus negócios na Petrobras.”

Descreveu de forma vaga? Havia vinculação entre doações eleitorais e negócios na Petrobras? Claro que havia!

Pode-se ver tudo pelo lado criminal, ou pode-se entender, como fazem inclusive os que defendem as doações empresariais (como a Globo, por exemplo) que os empresários querem apostar em governos/partidos dispostos a fazer os investimentos públicos que interessam a seus negócios.

Nos governos tucanos, os investimentos em construção civil e na indústria do petróleo eram pequenos, e nos governos petistas se multiplicaram. Os investimentos da Petrobras passaram da ordem de alguns bilhões, para centenas de bilhões de reais ao ano, e foi isso que a levou a descobrir o pré-sal e se tornar uma das maiores produtoras de petróleo do mundo.

Qualquer empresário faz doação pensando em seus negócios no futuro, e exatamente por isso a OAB entrou com uma ação de inconstitucionalidade contra doações empresariais; votação esta que foi interrompida autocraticamente por Gilmar Mandes, o ministro tucano, que pediu vistas há um ano e enterrou o assunto, com apoio da grande mídia.

Este era, desde o início, o objetivo da República do Paraná, forçar os empreiteiros a falar que doaram para a campanha do PT, em especial a da Dilma, não porque sempre doaram para partidos políticos, mas por “temer prejuízos em seus negócios”.

Os procuradores já deixaram claro: na falta de elementos para criminalizar o PT, querem transformar doações legais em crimes. E assim dariam xeque-mate no PT.

O PT comete crime quando faz caixa 2, como aconteceu no “mensalão”. E também comete crime quando faz caixa 1. Ou seja, é melhor o PT desistir de fazer política.

O jogo mudou bastante. Com a soltura dos empresários, a mudança do depoimento de Paulo Roberto Costa e a delação que ainda não houve de Ricardo Pessoa, da UTC, o peso político do crime sai das costas dos empresários para ser jogado inteiramente nas costas do PT.

Na matéria de hoje [9/5], é interessante como a Folha e os procuradores, e estes não escondem sua intimidade com o jornal, tentam derrubar, com uma só paulada, todos os símbolos e trunfos do PT: a delação pega Dilma, reenergizando o impeachment; pega Haddad, criando dificuldades para sua campanha de reeleição em 2016; pega Lula, para detonar sua candidatura em 2018; e pega o PT como um todo, através de seus dois tesoureiros, o do partido e o da campanha.

Pegar Edinho Silva, hoje o homem com a chave do cofre da publicidade oficial, tem uma função duplamente especial. Intimida-o, para continuar dando dinheiro à grande mídia, e envolve a campanha da presidenta Dilma. Ah, e ainda põe Dirceu na roda novamente, como convém. Sempre tem de ter o Dirceu na história! É um saladão para todos os gostos. Nunca se viu uma reportagem tão curta ser tão eficaz!

E pode ser também uma espécie de golpe de misericórdia num PT e num governo que ainda não aprenderam a se defender; que, apesar da experiência do julgamento do “mensalão”, não construíram uma estratégia política conjunta e eficiente para combater as conspirações judiciais, hoje a principal arma da direita para destruir seus adversários.

Mas pode ser também a última bala no cartucho do golpe da Lava-Jato. Depois disso, não terão mais muito o que vazar, e as ilegalidades e arbítrios estarão mais expostos do nunca.

2 Respostas to “República do Paraná tenta cartada final”

  1. pintobasto Says:

    Bene Nadal, sempre atento, mostrou muito bem a situação do Brasil que nos últimos 12 anos teve alguns ganhos sociais, mas muito abaixo das previsões que profetizava com Dirceu junto de Lula, incutindo-lhe nacionalismo.
    Lula cometeu erros graves nos seus dois mandatos. O primeiro foi aquela “reforma” na previdência que abriu as porteiras do governo às financeiras para extorquirem o funcionalismo público com planos de previdência privada. No segundo, esqueceu da Reforma Agrária como lhe deve ter sido “sugerido” pelo consenso de Washington e no terceiro, aquela arruaça do Roberto Jefferson insinuando haver um plano de corrupção de parlamentares por parte de José Dirceu, Lula comportou-se que nem principiante nas lides com a politicalha, coisa muito difícil de engolir.
    Foi pedir conselhos a Zé Sarney, o tal Zé Ribamar Costa com quem fez aliança para governar o Brasil com o apoio do PMDB.
    Sarney sugeriu-lhe a demissão de Dirceu, atribuindo-lhe imediatamente as culpas de tudo que o Jefferson insinuou. Erro crasso! Mancada da grossa!
    Dirceu assumiu o mandato de deputado e logo em seguida foi trucidado pelos deputados por falta de decoro parlamentar! Aonde foi que José Dirceu cometeu falta grave comprovada? Foi tudo preparado pela escória parlamentar seguidora do Sarney. Dirceu tinha muitos desafetos até no próprio PT porque fazia rigorosa triagem de quem pretendia falar com Lula. Sarney o odiava! E Lula não moveu uma palha para suspender esse massacre que seu maior colaborador estava sofrendo e acabou sendo vítima!
    Ainda corre o boato que Lula derruba todos que lhe possam fazer sombra.
    Durante o julgamento da AP 470 o PT não mexeu uma palha em defesa de seus mais ilustres membros, José Dirceu e Genoíno. Lula tão pouco se manifestou contra as violentas e ilegais condenações a pesadas penas de prisão que sofreram da parte do Quinzão com apoio de alguns ministros cagões com culpas no cartório. Gilmar Mendes o maior vilão, mas não foi só ele que vendeu Habeas Corpus
    Tudo isto deu coragem a uma oposição que sempre opera de marcha à ré, para infernizar a eleição de Dilma que enfrentava um desprezível viciado em cocaína, um libertino muito rico com numerosos golpes da politicalha que sempre usou.
    Dilma eleita, logo notei algo de anormal na demora em mostrar seus ministros e quando os indicou, logo se via o dedão de Lula na composição de numeroso grupo de saltimbancos. Joaquim Levy não pertencia à pandilha, representante dos agiotas, vinha para reger o desmonte da economia no velho estilo dos Chicago’s Boys. O caso da Petrobras, merece um romance policial à parte que começa com a explicação que o juiz Sérgio foi fazer nos EUA antes da operação Lava Jato e o PGR Janot também explicará o que foi fazer nos EUA antes de comunicar a relação dos parlamentares que estiveram envolvidos na questão ao STF.
    D.Dilma está necessitando com muita urgência duma Eminência Parda no Planalto que lhe mostre o rumo certo e remova de sua trajetória todos os escolhos que tresandam a traição fedorenta!
    O Brasil necessita criar nova Constituição com um artigo onde conste PRISÃO PERPÉTUA PARA TRAIDORES DA PÁTRIA, traficantes de drogas, grandes crimes financeiros, corrupção ativa, passiva e traidora!

  2. bene nadal Says:

    ESTREMA COVARDIA!
    ………………………………..
    O PSDB/DEM/PPS, SOMADOS A PARTIDECOS DE ALUGUEL, QUE GOVERNARAM AO LADO DOS MAIS RICOS E DOS EUA, CONTRA OS TRABALHADORES BRASILEIROS… DESDE 2003, QUANDO POR INCOMPETÊNCIA PERDERAM A ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DO BRASIL PARA O PT E ALIADOS, E VEM PERDENDO DESDE ENTÃO… MAS CONSEGUIRAM AO LONGO DESSE PERÍODO, FORTÍSSIMOS ALIADOS GOLPISTAS, ENTRE ELES; CIA. E SUB CIAS. COMO MANDANTES E; IMPRENSA CONSERVADORA E GOLPISTA, BOA PARTE DO JUDICIÁRIO, BOA PARTE DAS IGREJAS MAIS ATRASADAS, E MAIS RECENTEMENTE BOA PARTE DO CONGRESSO NACIONAL, QUE RESOLVEU TRAIR O BRASIL, SE SOMANDO AO LADO DOS GOLPISTAS E LAMBE BOTAS… E PARA COMPLETAR A ELITE FINANCEIRA DA CLASSE MÉDIA, AQUELA QUE NÃO GOSTA DE PENSAR, NEM DE TRABALHAR E QUE AGORA RESOLVERAM BATER PANELAS DE BARRIGA CHEIA…
    ESSE É O QUADRO ATUAL; OS TRABALHADORES QUE AO LONGO DOS ÚLTIMOS 12 ANOS, VINHA TENDO GANHOS TRABALHISTAS, ESTÃO PRESTES, A PERDER TODAS AS SUAS CONQUISTAS! POIS O BRASIL CORRE SERÍSSIMO RISCO DE SOFRER UM RETROCESSO DE MAIS DE 50 ANOS, COM AS FORÇAS REACIONÁRIAS VOLTANDO AO PODER, COM APOIO INTEGRAL DOS EUA, DA EUROPA E DAS FORÇAS REACIONÁRIAS BRASILEIRAS!
    NÃO PODEMOS CULPAR OS REACIONÁRIOS “SOZINHOS” PELA DESGRAÇA QUE PODE SE ABATER NO BRASIL COM A PROVÁVEL VOLTA DESSAS FORÇAS MALIGNAS AO PODER… O PT, OS TRABALHADORES, E A GRANDE MAIORIA DA POPULAÇÃO(OS TRABALHADORES), TIVERAM TODAS AS OPORTUNIDADES, TODAVIA FALTOU: CORAGEM, ORIENTAÇÃO, DETERMINAÇÃO, ESTRATÉGIA E SABEDORIA… O BRASIL NÃO ESTÁ VENCIDO “AINDA”, MAS PODE-SE DIZER QUE ESTÁ A UM PASSO DO ABISMO! PODEMOS DIZER QUE PRECISAMOS REALMENTE DE UM MILAGRE!!!

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: