“Confissão” de Lula a Mujica é mais um crime de imprensa

Uruguai_Jose_Mujica28_O_Globo

Jornalista Andrés Danza, um dos autores do livro Uma ovelha negra no poder, sobre o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, negou que Lula falava do “mensalão” quando declarou já ter lidado com “muitas coisas imorais” e “chantagens” e que “essa era a única forma de governar o Brasil”. “Não, Lula estava falando sobre as ‘coisas imorais’ e não sobre o ‘mensalão’. O que Lula transmitiu ao Mujica foi que é difícil governar o Brasil sem conviver com chantagens e ‘coisas imorais’”, escreveu Danza. A edição de hoje [8/5] de O Globo traz a reportagem “Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão”. No fim de semana, o ex-presidente já foi alvo de uma capa comprovadamente mentirosa da revista Época, também da Globo. Em nota, Instituto Lula destacou que matéria de O Globo foi desmentida pelo G1, site que também pertence às Organizações Globo.

Via Brasil 247

O jornal O Globo cometeu na sexta-feira, dia 8/5, um crime de imprensa contra o ex-presidente Lula, que já foi alvo, no fim de semana, de uma reportagem de capa comprovadamente mentirosa da revista Época, do mesmo grupo. De acordo com matéria do jornal, intitulada “Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão”, o ex-presidente brasileiro teria dito ao ex-presidente uruguaio, sobre o escândalo, que “essa era a única forma de governar o Brasil”.

A associação ao caso do “mensalão”, no entanto, foi negada pelo jornalista Andrés Danza, um dos autores do livro-reportagem Uma ovelha negra no poder, que relata os cinco anos de governo de Pepe Mujica. Segundo ele, Lula não se referia a esse caso específico quando declarou a Mujica já ter lidado com “muitas coisas morais” e “chantagens” e que “essa era a única forma de governar o Brasil”.

“Não, Lula estava falando sobre as ‘coisas imorais’ e não sobre o ‘mensalão’. O que Lula transmitiu ao Mujica foi que é difícil governar o Brasil sem conviver com chantagens e ‘coisas imorais’”, escreveu Danza, por e-mail, em resposta ao portal G1, curiosamente do mesmo grupo. De acordo com a reportagem, o Instituto Lula informou que não iria se manifestar sobre o livro. No livro, que será lançado no Brasil “em poucos dias”, de acordo com Danza, Mujica elogia Lula, dizendo que ele não era corrupto.

Leia abaixo o trecho do qual o jornal O Globo tirou a conversa, o comentário do blog O Cafezinho sobre a interpretação, afirmando que não houve “confissão” nenhuma, e nota do Instituto Lula, que destacou que a matéria de O Globo foi desmentida pelo G1, site que também pertence às Organizações Globo:

Lula teve de enfrentar um dos maiores escândalos da História recente do Brasil: o ‘mensalão’, uma mensalidade paga a alguns parlamentares para que aprovassem os projetos mais importantes do Poder Executivo. Compra de votos, um dos mecanismos mais velhos da política. Até José Dirceu, um dos principais assessores de Lula, acabou sendo processado pelo caso.
“Lula não é um corrupto como Collor de Mello e outros ex-presidentes brasileiros”, disse-nos Mujica, ao falar do caso. Ele contou, além disso, que Lula viveu todo esse episódio com angústia e com um pouco de culpa. “Neste mundo tive de lidar com muitas coisas imorais, chantagens”, disse Lula, aflito, a Mujica e Astori, semanas antes de eles assumirem o governo do Uruguai. “Essa era a única forma de governar o Brasil”, se justificou. Os dois tinham ido visitá-lo em Brasília, e Lula sentiu a necessidade de esclarecer a situação.

NOTA À IMPRENSA
Site G1, da Globo, desmente matéria de O Globo sobre Mujica e Lula

São Paulo, 8 de maio de 2015,

O site de notícias G1, das Organizações Globo, ouviu Andrés Danza, um dos autores do livro Una oveja negra al poder, sobre o ex-presidente do Uruguai, José Mujica. O autor desmentiu qualquer tipo de “confissão” sobre o ‘mensalão’ e portanto negou a manchete publicada hoje por O Globo.

O autor foi perguntado sobre matéria e respondeu que Lula e Mujica não estavam conversando sobre o ‘mensalão’ quando Lula se referiu a conviver com chantagens como “a única forma de governar o Brasil”.

Reproduzimos abaixo o trecho em que o autor do livro nega expressamente que a frase de Lula fosse uma referência ao ‘mensalão’ (link aqui) e encaminhamos anexo o print da matéria:

“Questionado se Lula se referia especificamente ao ‘mensalão’ ou a ‘coisas imorais” ao falar sobre ‘a única forma de governar o Brasil’, um dos autores do livro respondeu por e-mail ao G1: ‘Não, Lula estava falando sobre as ‘coisas imorais’ e não sobre o ‘mensalão’. O que Lula transmitiu ao Mujica foi que é difícil governar o Brasil sem conviver com chantagens e ‘coisas imorais’, escreveu Andrés Danza.”

Lamentamos que uma vez mais a imprensa brasileira se utilize de imprecisões para gerar interpretações equivocadas e divulgar mentiras.

Leia também:
Não sobrou pedra sobre pedra: A resposta de Lula à Época
Diego Escosteguy é o Kim Kataguiri do jornalismo
Espumando, FHC adverte os golpistas divididos: “O alvo é Lula”.
O terceirizado que jogou o Ministério Público no show bizz
MPF arrasa revista Época: Não há provas contra Lula
Denúncia da revista Época contra Lula mancha Ministério Público Federal
A prova da mentira de Época contra Lula
Lula deu uma surra no panelaço
Mujica, O Globo e o “chupa petralhas!”
Tremei, paneleiros. Lula está de volta às ruas!
Revista Época questiona Lula por contrato do governo de FHC

2 Respostas to ““Confissão” de Lula a Mujica é mais um crime de imprensa”

  1. bene nadal Says:

    Estamos ainda a mais de 3 anos da próxima eleições presidencial… No entanto a oposição, incompetente, esdrúxula, entreguista, traidora da pátria; já faz o “esgoto” brotar nas galerias da política! O PAVOR de perder a eleição presidencial, pela 5ª vez consecutivas, se misturando com O PAVOR de desagradar os mandantes estadunidenses, e até os empresários brasileiros… faz com que os elementos da oposição golpista(PSDB, DEM, PPS,JUDICIÁRIO(PARTE), PIG, IGREJAS ATRASADAS, etc.) entrem em “parafuso” e pressionem o esgoto político, atacando os prováveis nomes que possam despontar para as eleições de 2018… Agora, como sempre orientados por profissionais estrangeiros, o ataque virou-se contra o ex presidente Lula! As pessoas que representam essas “forças” acima mencionadas, são pessoas desprovidas de qualquer valor consistente; seja de família, de amor ao próximo, seja de amor à pátria, seja até mesmo de bom senso! Essas pessoas representam o extremo da ganância financeira, de poder, de ódio, de racismo, de preconceitos, os mais deploráveis… São tempos que queremos que passe logo, e caia no esquecimento, para não criar raízes nas pessoas ainda não totalmente contaminadas por essas pragas… Que num tempo não muito distante, tenhamos coragem suficiente para: regulamentar as mídias, devolver as igrejas atrasadas ao seu devido lugar, reformar o Judiciário para que ele volte às suas funções, que são as de julgar com imparcialidade, e os políticos oxalá tomem vergonha na cara…E QUE DEUS TENHA PIEDADE DE NÓS E DO BRASIL!

  2. José Jésus Gomesde Araújo Says:

    Leio que a Câmara dos Deputados pensa convidar Mujica para falar sobre seu comentário a respeito de Lula. Rezo para que a proposta seja aprovada e Mujica venha. Ouvirão um político honesto, de compostura, desapegado do poder e do dinheiro, e ficarão envergonhados com o oportunismo canalha que demonstram, ao deturparem as palavras do ex-presidente do Uruguai. E, de sobra, aprendam sobre aqueles que expuseram a vida lutando contra as ditaduras, e aprendam a respeitar o passado da Presidenta Dilma.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: