Moro não teve resposta para Cerveró

Sergio_Moro17_Cervero

Alguém tem de deter este da direita.

Paulo Nogueira, via DCM em 7/5/2015

Detesto a palavra “chocante”. Os sábios sempre disseram que ela é tola, porque não há nada de novo sob o sol, tudo se repete, e nada portanto deve chocar ou provocar perplexidade.

Isto posto, é um documento histórico o vídeo (assista abaixo) que está circulando na internet em que Nestor Cerveró, ex-Petrobras, se dirige ao juiz Sérgio Moro.

Por ser um tremendo dum clichê, não gosto de citar Kakfa e seu clássico Processo, em que um personagem é posto num tribunal sem ter a menor noção do que fez. Mas é kafkiana a situação de Cerveró.

Ele, educada mas incisivamente, pergunta a Moro como pode estar preso há cinco meses sem nenhuma prova contra ele.

Cerveró lembra, mais de uma vez, que a base das acusações contra ele são uma reportagem, e logo de quem – da revista Veja.

Apenas para lembrar: a Veja pratica o que seu chefe de redação chamou de “jornalismo de exceção”. Isso quer dizer o seguinte: a revista não tem o menor compromisso com os fatos, com a verdade, com provas. É contra o PT? Publique-se. Ah, mas a Justiça vai punir acusações não comprovadas, você, um cara de bem, vai dizer.

Lamento, mas respondo com uma gargalhada. Faz parte do sinistro ambiente jornalístico brasileiro uma absurda impunidade, na Justiça, para os crimes da imprensa.

Cerveró diz ter pensado que a Polícia Federal trabalhasse com evidências mais profundas que “reportagem de revista”.

Presumo que seja uma ilusão dele e de muitos brasileiros bem-intencionados.

Com uma voz notavelmente fraca para quem projeta a imagem de super-herói, Moro admite a importância da Veja na prisão de Cerveró. Acrescenta, obliquamente, que há mais que a reportagem da Veja para justificar, aspas, a prisão de Cerveró. Mas não consegue dizer nada que faça sentido quando Cerveró lhe pergunta: “O quê?”

Cerveró conta que foi preso ao voltar da Europa, com a família, no final do ano. Disseram contra ele que não avisara que tinha passaporte espanhol. E quem avisa? Quem sai dizendo: “Tenho passaporte espanhol!”? É 100% Kafka.

Cerveró conta também que foram bloqueados espalhafatosamente dezenas de milhões em sua conta, mas no final havia nela apenas R$100 mil.

A casa em que Cerveró estava morando também pesou contra ele. A razão é que Cerveró não é dono e nem estava pagando aluguel. O vídeo não mostra a parte em que Cerveró dá sua explicação.

Mas ali está Moro dizendo a seguinte frase: “O senhor não acha estranho [não pagar aluguel]?”

Temos então o seguinte: Moro, sem nenhuma prova, e lá se vão cinco meses, acha estranho. E isso parece ser bastante para confinar alguém na prisão.

Sem argumentos para enfrentar as perguntas, Moro lembra, a certa altura, que quem está sendo interrogado é ele, Cerveró.

Alguém precisa deter Moro. O que ele está promovendo, sob os aplausos criminosos e interesseiros da mídia, é um atentado contra o Estado de Direito.

Você, na estranha [o adjetivo usado por Moro vale para ele] concepção de justiça do juiz, é culpado até prova em contrário. E é suspeito com base na, Deus do céu, Veja.

Onde está o STF para frear os abusos de Moro? Onde o ministro da Justiça?

Quem indenizará Cerveró pelos meses de cadeia e assassinato de caráter caso – uma possibilidade real – fique claro que as acusações, como milhares de outras denúncias da Veja, são falsas?

Minha sugestão é o que dinheiro indenizatório saia do bolso de Moro, e ele que cobre a Veja.

4 Respostas to “Moro não teve resposta para Cerveró”

  1. pintobasto Says:

    Primeiro veio o Quinzão que condenou Dirceu a seis anos de prisão e agora temos o Moro, juiz de imitação que manda prender a esmo como se fosse Talião das Emboabas, um cagão que arriou as calças para a rede Globo de Televisão.
    E aonde fica o Conselho Nacional de Justiça nessa história toda? Não temos leis neste Brasil varonil ou quem as saiba ler e fazer cumprir?
    O Cerveró não passa dum coitadão que jogaram na arena das delações!

  2. Cely motta martins Says:

    o mundo não muda… as violações são eternas nesse planeta

  3. Valdir dos Santos Says:

    E UM JUIZ DESSE NAIPE É CONDECORADO PELA TV GLOBO!!!

  4. Giordano Says:

    Isso é real? Está acontecendo no Brasil? Esse rapaz não tem advogado? Revogaram o Estado de Direito? Um juiz de primeira instância pode fazer o que quiser?

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: