Pesquisa confirma: Quem foi às ruas não foi “o povo”, mas leitores reaças da Veja

Manifestacoes_Pesquisa01

Quem faz a cabeça dos que foram às ruas…

Cynara Menezes, via Socialista Morena em 15/4/2015

Uma pesquisa feita por pesquisadores da USP e da Unifesp, com apoio da Fundação Ford, confirma o que todo mundo já desconfiava: quem foi às ruas no domingo, dia 15/4, foram os leitores de direita e centro-direita da revista Veja, a maioria brancos e de classe média alta. 571 manifestantes foram ouvidos na avenida Paulista, em São Paulo, onde houve a maior aglomeração de pessoas. A margem de erro é de 2,1.

“São basicamente pessoas de direita, mas surpreende que, apesar de terem nível superior, possuem um nível de desinformação política altíssimo, o que é assustador”, diz a professora de Relações Internacionais da Unifesp Esther Solano, uma das coordenadoras da pesquisa. “É gente que se informa por meio de colunistas da Rádio Jovem Pan e da Veja. Confiam mais em Reinaldo Azevedo e Rachel Sheherazade do que em políticos, até mesmo Aécio Neves. Ou seja, duas figuras estão pautando essas pessoas em detrimento de uma informação política séria.”

Confirma o que diz Solano o fato de os manifestantes acreditarem em tudo que é tipo de boato, sem sequer checar se são verdadeiros. 64% acham que o PT quer implantar um regime comunista no Brasil e 71,3% creem que o filho de Lula é dono da Friboi, mesmo que ele esteja processando as pessoas que espalharam isso. Acreditam até que o PT trouxe haitianos para votar no Brasil!

Manifestacoes_Pesquisa02

Os manifestantes não confiam em partidos, nem mesmo no partido no qual votaram, o PSDB. E quem não confia em partidos, já sabemos o que quer para o País. Nas ditaduras, o Congresso é fechado e os partidos extintos.

Manifestacoes_Pesquisa03

Eles negam que são todos brancos, mas os números não mentem: 77,4% se declararam brancos. Também estão longe de ser pobres: 28,5% ganham entre 7,8 mil e 15 mil por mês e 19,5% ganham ACIMA de 15 mil por mês. Um protesto burguês falando em nome do povo! Do que eles reclamam?

Manifestacoes_Pesquisa04

A leitura favorita dessa gente é, claro, a revista Veja. São pessoas que nunca votaram no PT nem nunca votarão. Foi uma manifestação de oposição, choro de perdedor. Fica claríssimo agora.

Manifestacoes_Pesquisa05

Para ler a íntegra da pesquisa, clique aqui.

2 Respostas to “Pesquisa confirma: Quem foi às ruas não foi “o povo”, mas leitores reaças da Veja”

  1. Bene Nadal Says:

    Essa pesquisa, corrobora o que pensa a maioria das pessoas pensantes do Brasil, que aliás não são muitas!
    Diz o velho jargão do futebol: QUEM NÃO FAZ, LEVA!
    Na política não é muito diferente: O PT está no poder maior do país, há mais de 12 anos… Já deveria ter regulamentado a mídia! Mas o fator “cagaço” não permitiu… Poderia ter caçado a concessão da globo, mas o mesmo fator não permitiu… Poderia desde 2003, ter cortado toda verba publicitária, todo e qualquer repasse de verbas, para todos os órgão de mídia do PIG… mas, o mesmo fator não permitiu… O PT, um partido que faz muito pela população mais pobre, coisa que quase ninguém fez nos 503 anos de Brasil de antes do PT, está “refazendo” a infra estrutura “abandonada” pelo governos neo liberais e pelos militares nos 21 anos de ditadura, está construindo as obras que outros governos não fizeram há séculos, como a transposição do São Francisco, está reconstruindo o sistema educacional do Brasil, a nível de estudo técnico e superior… Porém, infelizmente anda como um “paquiderme”, sempre em frente, lerdo e pesado, e que tem medo de um ratinho! Eu não gosto de falar assim, pois admiro muito o trabalho que o PT vem fazendo nesses 12 anos, mas falta agilidade ao lidar com a oposição, que é bem organizada, conservadora, rançosa, e extremamente perigosa, tem todo dinheiro do mundo, de origem nacional e internacional, tem todo apoio da imprensa, das igrejas mais atrasadas, do Judiciário, das pessoas mais ricas… Enquanto o PT, não aprender a “ser mais rápido no gatilho”, agir em vez de ficar, “sempre na defensiva”, fica bem difícil continuar no mando do país, e quem tem mais a perder, são os mais pobres, e é exatamente sobre esse que a mídia golpista aplica todo o seu poder de alienar, idiotizar… Logicamente puxados pela globo, veja e folha de São Paulo… QUEM NÃO FAZ LEVA…

  2. Anderson Says:

    Ainda acho que a pesquisa foi contaminada pois os entrevistados, muito provavelmente responderam diferentemente do que pensam, para mascarar a real intenção. De qualquer fora, o primeiro gráfico é característico, o tarólogo Olavo de Carvalho em quarto só demonstra a visão de mundo de que os “manifestantes” (sim, entre aspas) têm.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: