No Senado, presidente da Petrobras avalia que as perdas da empresa podem ser menores

Petrobras_Bendine01

Aldemir Bendine, sucessor de Graça Foster no comando da Petrobras.

Eduardo Cucolo, via Folha on-line em 28/4/2014

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, deu duas respostas diferentes para os questionamentos de senadores sobre o tamanho da perda da empresa com os desvios de corrupção no esquema conhecido como “petrolão”.

A empresa lançou em seu balanço de 2014 perdas de R$6,2 bilhões relacionadas aos casos investigados pela Operação Lava-Jato. Questionado pelo senador Ronaldo Caiado (DEM/GO) durante audiência pública na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos do Senado) na terça-feira, dia 28/4, se a perda poderia ser maior, Bendine afirmou que sim e que o valor apresentado no balanço foi “conservador”.

Posteriormente, o presidente da estatal afirmou que foi colocado um valor superior à perda estimada.

“Isso é uma visão conservadora. O conservador quer dizer que estamos extrapolando o valor, não pondo um valor menor”, afirmou. “Se fosse fazer um lançamento mais assertivo, teríamos de esperar o processo chegar ao final, mas estamos nos antecipando.”

A Petrobras considerou que houve superfaturamento de 3% em todos os contratos e aditivos firmados com as 27 empresas envolvidas na operação, no período de 2004 a abril de 2012, no valor total de R$199,6 bilhões.

Bendine afirmou que o número de contratos envolvidos pode ser menor e que os 3% são uma média, pois há relatos sobre desvios entre 1% e 10%.

Ele afirmou ainda que a empresa acredita que esses valores serão recuperados, não só pela ação da Justiça do Paraná, mas também por conta de acordos de leniência com empresas envolvidas.

“A Petrobras quer deixar bem claro que é uma vítima desse processo”, disse. “Foram atos isolados de determinadas pessoas.”

Uma resposta to “No Senado, presidente da Petrobras avalia que as perdas da empresa podem ser menores”

  1. José Jésus Gomesde Araújo Says:

    Inteligente o Dr. Bendine e sabia com quem estava tratando. De fato, para a turma do quanto pior melhor, é conservador apresentar valor acima do provável valor real.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: