Datafolha confirma: FHC foi o pior presidente do Brasil pós-ditadura

FHC_Pior_Presidente01Com informações do Plantão Brasil

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi o pior presidente do Brasil pós-ditadura militar, segundo as pesquisas Datafolha publicadas durante sua gestão. O tucano foi o único presidente a terminar seu governo com a reprovação maior que a aprovação, um marco nunca atingido por outro presidente.

FHC também é acusado de “trabalhar pouco” e “respeitar mais os ricos”. Para os entrevistados na época, a corrupção era um ponto preocupante na gestão do tucano. Na opinião de 49% dos entrevistados, os maiores prejudicados durante seus mandatos foram os trabalhadores.

Confira algumas pesquisas da época.

FHC volta a bater recorde de rejeição
20/6/1999

O presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) completa quatro anos e meio no poder batendo pela segunda vez consecutiva seu recorde de impopularidade.

Pesquisa nacional Datafolha, feita entre 9 e 11 deste mês, mostra que 44% dos brasileiros consideram seu governo ruim ou péssimo. Apenas 16% da população com 16 anos de idade ou mais acha a administração FHC boa ou ótima.

Em fevereiro passado, esses percentuais eram de 36% e 21%, respectivamente. Tão grave quanto a queda recente é que o resultado daquele mês já havia sido o pior índice de popularidade enfrentado pelo presidente até então.

O Datafolha entrevistou 12.023 pessoas em 296 municípios de todos os Estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pela primeira vez desde janeiro de 1995, o percentual de brasileiros que considera o governo ruim ou péssimo é mais alto do que o dos que avaliam a gestão FHC como regular (38%).

***

FHC tem reprovação recorde
19/11/1999

O presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) bateu seu recorde de impopularidade em 4 anos e 9 meses de governo. Pesquisa nacional do Datafolha revela que 56% dos brasileiros consideram seu governo “ruim ou péssimo”. Na pesquisa anterior, em junho, esse índice era de 44%.

Para 13%, ele é “ótimo ou bom”. O desemprego é apontado como o principal problema do país. A queda de popularidade respingou na imagem do presidente. FHC ainda é visto como “moderno” e “inteligente”, mas também é tido como “falso”, “orgulhoso” e “indeciso”. É acusado de “trabalhar pouco” e “respeitar mais os ricos”.

Nas frases colhidas pela pesquisa é possível encontrar as razões da queda de FHC. “Ele desvalorizou os pobres”, diz uma mulher de Ribeirão Preto (SP). “Ele mentiu dizendo que haveria empregos para todos”, diz um eleitor de FHC.

***

FHC encerra mandato com reprovação maior do que aprovação
15/12/2002

Prestes a encerrar um período de oito anos ocupando a Presidência da República, Fernando Henrique Cardoso tem maior taxa de reprovação do que aprovação: para 36% dos brasileiros, o desempenho do presidente vem sendo ruim ou péssimo (mesmo percentual dos que consideram-no regular), contra 26% que acham que ele vem sendo ótimo ou bom.

Além disso, para 35% o país, hoje, de modo geral, em relação ao que era antes do início do governo Fernando Henrique Cardoso, está melhor; percentual similar (34%) acha que o país está pior. Acham que o país não mudou nesse período, nem para melhor, nem para pior, 28%.

Esses são alguns dos principais resultados de pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 9 e 11 de dezembro. Foram entrevistados 14.559 brasileiros em 365 cidades de todas as unidades da Federação. A margem de erro máxima para esta pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leia também:
Coletânea de textos: FHC, o vendilhão da Pátria
Coletânea de textos: Lula, o melhor presidente da história do Brasil
Datafolha: Lula é considerado o melhor presidente da história do Brasil

5 Respostas to “Datafolha confirma: FHC foi o pior presidente do Brasil pós-ditadura”

  1. Ronaldo Távora Says:

    Alex Lordelo; essa é talvez a resposta mais previsível dos incautos. É a mania de por tudo,o,que é vermelho com uma estrela na vala comum da corrupção, o epíteto do que não presta. Mas qualquer capa azul com um belo bico longo merece ser ouvido e as opiniões contrárias questionadas.
    Boa sorte. Continue lendo. Talvez um dia acredite.

  2. bloglimpinhoecheiroso Says:

    Você sabe ler? Sabe interpretar texto?

  3. Alex Lordelo Says:

    noticia Falsa…

  4. Dayse N. Silva Says:

    Dados como estes precisam ser rememorados, para que os incautos não se esqueçam de tais dados.
    E, não se esquecendo, não repetirão os erros das más escolhas do passado, seja do simples vereador ao presidente da república.
    Republicar dados do passado é, portanto, forma de fortalecer a nossa consciência política.

  5. Marcos Pinto Basto Says:

    E desde quando um fedorento traidor da Pátria pode ter alguma classificação no desgoverno que promoveu? Só de LADRÃO! E lugar de ladrão é na prisão e este ainda está solto e foi promovido a imortal! Estamos muito mal de imortais!

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: