Para entender a revista Época sobre Gilmar Mendes

Gilmar_Mendes94

Sergio Saraiva, via Jornal GGN

A reportagem da revista Época desta semana traz um recado para Gilmar Mendes. Mas a intenção por trás dele talvez esteja na Folha de domingo, dia 8/2.

Vazamentos de inquéritos no Brasil por nossas principais revistas semanais passaram a ser tão corriqueiros como quedas de energia elétrica após temporais. Ambos são indesejáveis, mas já nos acostumamos com eles.

O vazamento em relação ao ministro Gilmar Mendes, no entanto, traz uma novidade – é um vazamento claramente intimidatório. Vazamentos sobre Gilmar Mendes, até então, foram sempre a favor. Basta ver o caso do “grampo sem áudio”.

O caso Sinval Barbosa é antigo de maio do ano passado, Sinval já não é mais governador do Mato Grosso e o conteúdo do vazamento é mais uma indiscrição do que comprometedor.

No entanto, usando como subterfúgio a divulgação do vazamento da conversa de Gilmar com Sinval, a Época a correlaciona a outro assunto, o julgamento de um habeas corpus para Éder Moraes – investigado como operador de um esquema de caixa 2 eleitoral no qual Sinval Barbosa estaria envolvido. Note-se, embora a ação da Polícia Federal na casa do então governador fosse buscando documentos sobre o esquema de caixa 2, Sinval foi preso em flagrante por porte ilegal de arma e o assunto do habeas corpus sequer é tratado entre Sinval e Gilmar.

Gilmar_Mendes95

Mas, no destaque da matéria, Época não deixa por menos:

“Quatro meses após ligar para Sinval, Gilmar deu o voto decisivo para manter livre o operador do esquema”.

Não é verdade, o caso nem estava na turma do STF a qual o ministro Gilmar Mendes pertence. Gilmar, que é da 2ª turma do STF, foi chamado para desempatar uma decisão da 1ª turma que era a qual julgava o habeas corpus. Gilmar seguiu o voto dos ministros Toffoli e Fux. Mas o recado estava dado, a Época o responsabiliza claramente.

Por que e por que só agora?

Porque a Época, entenda-se a Globo e o grupo que ela representa, deve ter percebido no ministro Gilmar Mendes alguma intenção contrária a seus interesses. Logo, a reportagem é uma medida preventiva para que nada saia fora do controle.

Que interesses seriam esses?

Vejamos duas notas da coluna “Painel” da Folha de S.Paulo de 8 de fevereiro de 2015:

Gilmar_Mendes96

E quem está na 2ª Turma julgando o caso? Gilmar Mendes.

Gilmar_Mendes97

Recado dado, agora é só esperar o voto de Gilmar Mendes. Condenação garantida?

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: