Sete informações importantes para não pagar mico ao falar do preço da gasolina

FHC_Legado150A_Folha_Gasolina

Sidney Braga

1) 27% do preço da gasolina é o ICMS, de responsabilidade do governo de seu Estado. Portanto, cobre dele. Clique aqui

2) 6% referem-se a impostos federais, tais como Cide, PIS e Cofins. Aqui você pode e deve cobrar do governo federal.

3) Ao contrário do que dizem por aí, a gasolina do Brasil está longe de estar entre as mais caras do mundo. Após os recentes reajustes, a gasolina brasileira ocupa a 73ª posição neste ranking. Clique aqui

4) A gasolina brasileira já esteve entre as 20 mais caras do mundo até 2002. Clique aqui

5) O custo da matéria-prima (petróleo) no preço da gasolina não chega a 20% no Brasil. Além disso, boa parte da matéria-prima é nacional, não dependendo do preço do barril no mercado internacional. É por isso que, quando o preço do barril subiu, o preço da gasolina brasileira não subiu. Pelo mesmo motivo, quando o preço do barril despencou, o preço da gasolina não acompanhou a queda.

6) De 1995 a 2002, o preço da gasolina teve reajuste de 350% em oito anos, média de 44% ao ano. De 2003 a 2015, a gasolina foi reajustada em 45%, média de 3,75% ao ano. Ou seja, o reajuste nos últimos 12 anos foi equivalente a média de um ano do período anterior.

7) Em 1994, era possível comprar 127 litros de gasolina com um salário mínimo. Depois de oito anos, o poder de compra da gasolina diminuiu e era possível comprar 97 litros do combustível com o salário mínimo. Atualmente, após os reajustes, é possível comprar 220 litros com o mesmo salário mínimo.

Uma resposta to “Sete informações importantes para não pagar mico ao falar do preço da gasolina”

  1. futebolaovivoonline Says:

    Se fosse assim como fala no artigo ja teriam subido antes das eleições, logo depois de Dilma vencer en seguidinha subiu estranho ne ? a petrobras ja estava colocando pressao para subir mas, Dilma quebrando os contratos com as empresas paralisou os aumentos, para subir depois das eleições… jogada politica.. o que falo esta relatado nas midias.. Não julgo a Dilma pois a corrupção é geral e certamente ela nāo tem braço firme para comandar este país. Mostrou-se sem carater e opinião própria diante perguntas da roubalheira. Prometeu que nada iria aumentar e vejam agora. To nem para os partidos a democracia nao precisa deles, precisamos de lideres competentes e comprometidos, Ridiculo defender um partido, vocês deveriam defender o povo e denunciar a corrupção de todo mundo. Certamente não vão publicar meu comentário, pois parece que o blog esta mais comprometido com os seus próprios ideias egoistas e pretenciosos..

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: