
O presidente norte-americano já havia prometido fechar Guantânamo há seis anos, quando assumiu a presidência dos EUA.
Via Brasil Post
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em uma entrevista de tevê, apresentada no domingo, dia 21/12, na CNN, que vai fazer “tudo o que puder” para fechar a prisão militar norte-americana na Baía de Guantânamo, em Cuba, depois de quatro presos afegãos detidos no local terem sido enviados para casa.
Obama prometeu fechar a prisão condenada internacionalmente quando assumiu o cargo há quase seis anos, dizendo que a instituição prejudicava a imagem dos Estados Unidos no mundo. Mas ele não foi capaz de fazê-lo, em parte por causa dos obstáculos colocados pelo Congresso norte-americano.
“Eu vou fazer tudo o que posso para fechá-la”, disse Obama ao programa “State of The Union with Candy Crowley”, da CNN, em uma entrevista gravada na sexta-feira, dia 19/12. “É contrário aos nossos valores e é muito cara. Nós estamos gastando milhões para cada indivíduo lá. E nós temos reduzido a população ali significativamente”, acrescentou.
Na última etapa dos esforços graduais para fechar a prisão, quatro afegãos detidos há mais de uma década em Guantânamo foram enviados para casa, informou o Pentágono no sábado, dia 20/12.
Leia também:
Jornal norte-americano revela a identidade do terrorista oculto libertado por Cuba
Cuba terá luta “longa e difícil” para fim de bloqueio dos EUA, diz Raul Castro
Vídeo: Os três últimos heróis cubanos presos injustamente nos EUA chegaram em sua Pátria
Entenda o que muda em Cuba e nos EUA com as novas políticas anunciadas
Reatamento diplomático Cuba-EUA: Governo brasileiro marca golaço ao financiar o Porto de Mariel
Reatamento diplomático Cuba-EUA: Apesar de dia histórico, Raul Castro lamenta que bloqueio econômico seja mantido
Por que investir em Cuba? E na África, e na América Latina? Não é caridade ideológica, é negócio
Reatamento diplomático Cuba-EUA: Coxinhas indignados
Repercussão mundial: Os mais de 50 anos demonstraram que o isolamento dos EUA a Cuba não funcionou
Porto de Mariel: O que tucanos e aliados têm a dizer sobre isso?
Para desgosto dos reaças, cubanos não fogem da Ilha
25 de dezembro de 2014 às 15:36
Não é ele que manda nos EUA! As máfias secretas comandadas pelos donos das grandes empresas financeiras que têm grandes interesses na indústria bélica, farmacêutica e laboratórios de bio-genética, elas que mandam e desmandam no país.