Vídeo: Por que a PF tem saudades de FHC

A espionagem e o silêncio no Brasil. Por que alguns da Polícia Federal têm saudades do governo de FHC se ganhavam menos que hoje? Porque ganhavam jeton da CIA, FBI, DEA, NSA…

Bob Fernandes, publicado em 10/7/2013

O ex-presidente Fernando Henrique diz: “Nunca soube de espionagem da CIA no Brasil”. O governo atual cobra explicações dos Estados Unidos, e a presidente Dilma trata do assunto com a cúpula do Mercosul no Uruguai. O Congresso envia protesto formal ao governo de Obama.

Vamos aos fatos. Entre março de 1999 e abril de 2004, publiquei 15 longas e detalhadas reportagens na revista CartaCapital. Documentos, nomes, endereços, histórias provavam como os Estados Unidos espionavam o Brasil.

Documentos bancários mostravam como, no governo FHC, a DEA, que combate o tráfico de drogas, pagava operações da Polícia Federal. Depositava na conta de delegados. Tempo em que a PF não tinha orçamento para bancar todas operações.

A CIA, via Departamento de Estado, pagou uma base eletrônica da PF em Brasília, governo Sarney, até os tijolos. Para trabalhar nessa base, até o início da gestão do delegado Paulo Lacerda, agentes e delegados da PF eram submetidos ao detector de mentiras nos EUA. Em hotéis em Washington.

Isso até que viessem a gestão do ministro Márcio Thomas Bastos e do delegado Paulo Lacerda e orçamento adequado. Essa base na PF chamava-se CDO. Publicadas as reportagens, tornou-se SOIP, depois COE. Hoje é a DAT, Divisão Antiterrorismo.

Carlos Costa chefiou o FBI no Brasil por 4 anos. Em entrevista de 17 páginas, revelou: serviços de inteligência dos EUA haviam grampeado o Itamaraty. Empresas eram espionadas. Nem o Palácio da Alvorada escapou.

Pelo menos 16 serviços secretos dos EUA operavam no Brasil. Às segundas-feiras, essas agências realizavam a “Reunião da Nação”, na embaixada, em Brasília. Tudo isso foi revelado com riqueza de detalhes: datas, nomes, endereços, documentos, fatos. Em abril de 2004, publicamos os nomes daqueles que, disfarçados de diplomatas, como é habitual, chefiavam CIA, DEA, NSA e demais agências no Brasil.

Chellotti, diretor da PF, caiu depois de reportagem, em março de 1999. Isso no governo de FHC, que diz desconhecer ações da CIA. Renan Calheiros, seu ministro da Justiça, foi convocado pelo congresso. Em público, se esquivou. A mim, disse: “Isso é assim mesmo, é do jogo”.

Carlos Costa, que chefiara o FBI no Brasil, foi ouvido em sessão secreta do Congresso, já em 2004. E confirmou tudo o que dissera na entrevista. Sobre a presença do seu FBI, da CIA, DEA, NSA, e sobre a espionagem em geral.

Tudo isso sob quase absoluto e estrondoso silêncio. Um silêncio assustador à época. Tão assustador quanto à suposta perplexidade ao “descobrir”, só agora, que os Estados Unidos, e não apenas eles, espionam o Brasil e o mundo.

9 Respostas to “Vídeo: Por que a PF tem saudades de FHC”

  1. Luiz Parussolo Says:

    Um livro publicado recentemente sobre o envolvimento do FHC com a CIA esgotou imediatamente.
    No país fontes não envolvidas, inclusive jornalistas que morreram estranhamente de infarto, bem como generais idôneos, expuseram antecipadamente todas as entregas dele ao EUA.
    Começou em 1992, quando Ministro das Relações Exteriores, juntamente com o Itamaraty convenceram o Senado na desativação de nosso programa nuclear e outros e a assinatura da soberania restrita, enquanto India, Israel, Paquistão e Ucrânia não aceitaram.
    Ele esteve integralmente a serviço dos EUA e FMI como embaixador da destituição de toda a nossa estrutura industrial, agropecuária e comercial, liberando o país para dependência dos produtos americanos genericamente.
    As medidas tomadas foram infinitas, inclusive quebrando parques industriais inteiros e jogando empresários e trabalhadores altamente qualificados na extrema miséria junto com suas famílias.
    São muitas e muitas, além das entregas do patrimônio público e privado o repertório de seu governo abafado, com total adesão da grande imprensa, de botija cheia. Comandados pela Globo onde ele tinha um relacionamento com uma de suas jornalistas e tiveram um filho, smj, em 1994. Depois da morte da esposa e por exigência dos filhos, feito o DNA foi comprovado que o filho não é dele.
    Que presidentes e políticos medíocres que temos, nem para exigir um exame de comprovação de paternidade quando já era Ministro da Economia!.
    FHC é uma farsa psicopática e o futuro dirá. A estupidez útil. .

  2. osvaldo Says:

    eu sempre disse isso mais alguns até me diz que isso era bobeira, e o presidente em estava onde em?hoje querem cobrar do pt como porra se no governo do pt tem denuncia em diga ai?

  3. bene nadal Says:

    SÓ UMA PERGUNTINHA BÁSICA: OS “TRAÍRAS” DA PF, QUE RECEBIAM “JETON$$$” DA CIA, PARA INVESTIGAR O BRASIL, FORAM: DEMITIDOS, JULGADOS, E PRESOS???

  4. carlos Alberto Ribeiro Says:

    É melhor que vc lave a boca quando falar da PF, vc no minimo deve ser um desse delinquentes que a PF já prendeu, a PF sempre trabalhou com transparência e sem tirar proveito de qualquer sigla partidária, agora, não temos culpa desse Pais esta cheio de bandidos, inclusive vc.

  5. LUCIANO Says:

    Rapaz, esse Bob é tão inocente!!!deveria tomar aulas de geopolítica, e historia.A ditadura brasileira foi toda apoiada por quem,Cuba, União Soviética, China??A ditadura acabou por causa da vontade politica do Brasil??Rapaz, pense bem, menos de uma década depois quem dava as cartas no país eram os EUA, e ainda é.Tem uma entrevista de FHC que ele diz no roda viva que, se Lula continuasse a dizer que não pagava as dívidas do país, Bill Clinton, não aprovaria mais empréstimos, e então o que aconteceu, Dirceu ligou pra ele e ficou tudo em paz.Então dizer que foi nesse governo ou naque que os EUA mandaram é bravata.

  6. rubens severino batista Says:

    de acordo com o que estar escrito.. o presidentes FHC não governava para há nação brasileira.. ele governava para o EUA..ele era mandado pelo os estados unidos..isso eh da maior irrespomsabilidade de um brasileiro.. isso foi uma grande traição com o povo brasileiro.. ele que deveria administra o pais com responsabilidade era totalmente o contrario…quantas imoralidade…..

  7. Jota Tavares Says:

    eu não Tenho a Menor Dúvida de que os Governos de LULA e DILMA, são os Verdadeiros Governos do Povo Brasileiro.
    os Demais Governos que Passaram aqui Pelo Palácio do Planalto Representaram uma Grande Mentira e Pura enganação Para o nosso Povo Brasileiro.
    Como é de Costume , eu Sempre Falei esses Tucanos não Têm Nenhum Compromissos com o Nosso Pais e nem com o nosso Povo.
    eles Simplesmente Representam uma Grande Falsidade, os Verdadeiros enganadores da Pátria Brasileira.
    PSDBISTAS NUNCA MAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  8. Targino Silva Says:

    Alguem ja viu algum espião russo espionando o Brasil?. Por que temem tanto o cumunismo que ja morreu?

  9. Bruno David Ferrer Says:

    Coronel Cardoso,pai de FHC,foi o principal officeboy da embai/ada americana,levando pra cima e pra baixo as maletas com a propina para comprar apoio dos militares com Kruel que recebeu em 1964 cerca de US$1.600 que usou para trair João Goulart e comprar 2 fazendas na Bahia!!

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: