Fidel oferece aos EUA ajuda de Cuba na luta contra epidemia de ebola

Ebola_Medico_Liberia02

Placa alertando para a doença na Libéria. Cuba anunciou o envio de mais profissionais à região.

Histórico líder cubano, Fidel Castro, publicou texto intitulado “A hora do dever” em que elogia rápida resposta da Ilha nos esforços mundiais contra o vírus.

Via Opera Mundi

Em seu artigo, publicado no sábado, dia 18/10, o líder cubano Fidel Castro oferece aos Estados Unidos a colaboração das autoridades de saúde de Cuba para lutar contra a epidemia do vírus ebola no mundo.

“Cooperaremos com prazer com as autoridades norte-americanas nessa tarefa, e não na busca pela paz entre os dois Estados que durante tanto anos têm sido adversários, mas sim, em qualquer caso, pela paz para o mundo, um objetivo que pode e deve ser tentado”, escreveu Fidel, no texto intitulado “A hora do dever” e publicado pelo Granma, veículo de comunicação oficial do governo cubano [leia aqui a íntegra do artigo, em espanhol].

Elogiando as equipes médicas cubanas e destacando a rápida resposta da Ilha à solicitação de ajuda por parte da comunidade internacional, Fidel Castro disse ainda que a decisão de enviar esses voluntários é “mais dura do que a de enviar soldados para o combate”. A Ilha cubana já enviou mais de 400 profissionais de saúde do país para as regiões mais afetadas pelo vírus, na África Ocidental.

Reunião da Alba

“Todos compreendemos que ao cumprir esta tarefa com o máximo de preparação e eficiência estaremos protegendo nosso povo e os povos irmãos do Caribe e da América Latina, e evitando que [a epidemia] se alastre”, disse o líder da revolução cubana.

Ele lembrou ainda que na segunda-feira, dia 20/10, será realizada em Havana uma cúpula extraordinária da Alba (Aliança Bolivariana dos Povos da América) para coordenar os esforços contra o ebola “de forma rápida e eficiente” e dar os passos necessários para impedir a expansão da epidemia.

“Caribenhos e latino-americanos estão enviando também uma mensagem de coragem e de luta para os outros povos do mundo. Chegou a hora do dever”, concluiu Fidel Castro.

Uma resposta to “Fidel oferece aos EUA ajuda de Cuba na luta contra epidemia de ebola”

  1. Alice Rabelo Casasanta Says:

    Cuba tem sempre atitudes corajosas e humanitárias. A alta qualidade da medicina cubana é reconhecida mundialmente

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: