O nepotismo e José Sarney deram início à carreira de Aécio

Aecio_Playboy01

Aos 17 anos e morando no Rio, Aécio Neves já detinha cargo comissionado na Câmara dos Deputados em Brasília. Aos 25, José Sarney lhe deu a concessão de rádio.

Via Paraná com Dilma

O candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) ocupou o cargo de secretário de gabinete parlamentar na Câmara dos Deputados, no período entre 1977 e 1981. A notícia, que começou a circular pelas redes sociais nos últimos dias, é confirmada por informações oficiais publicadas no próprio site da Câmara Federal.

Como Aécio Neves nasceu em 1960, ele teria ocupado esse cargo na Câmara dos 17 aos 21 anos. No entanto, segundo a própria biografia do candidato, publicada no site de sua candidatura, neste período, ele estava no Rio de Janeiro, onde estudava e morava com a família.

A biografia oficial do candidato informa que, “com 10 anos, se mudou com os pais e as irmãs, Andrea e Ângela, para o Rio de Janeiro. Na capital fluminense, passou a adolescência e o início da vida adulta”.

Ainda segundo o site do candidato tucano, aos 21 anos (em 1981, portanto), Aécio “aceitou o convite feito pelo avô Tancredo para acompanhá-lo na campanha para o governo de Minas e voltou para o seu Estado natal”. A biografia oficial de Aécio não faz nenhuma referência ao cargo de secretário de gabinete parlamentar que teria ocupado na Câmara dos Deputados entre 1977 e 1981. O pai do candidato tucano, Aécio Cunha, era deputado federal pela Arena neste período (mandato entre 1979 e 1983).

Segundo uma reportagem publicada pela revista Época, Aécio foi um autêntico “menino do Rio”. A matéria afirma: “Ele se mudou para a cidade aos 11 anos de idade, para acompanhar os pais, o deputado federal Aécio Cunha, e a mãe, Maria Inês, filha mais velha de Tancredo Neves. Na adolescência, foi surfista. Estudou em colégios da elite carioca e depois entrou no curso de Engenharia da PUC do Rio, no qual ficou três anos. Aos 22 anos, ele voltou para Belo Horizonte para se formar em Economia pela PUC mineira e virar assessor do avô”.

A matéria da Época também não faz nenhuma referência a esse cargo que, supostamente, Aécio teria ocupado em Brasília no referido período. Segundo a reportagem indica, neste período, Aécio estaria no curso de Engenharia da PUC do Rio, no qual ficou três anos. Aos 22 anos, ele voltou para Belo Horizonte onde se formaria em Economia.

As referências oficiais da biografia de Aécio, confrontadas com o que está publicado no site da Câmara dos Deputados, levantam uma interrogação: como ele ocupou um cargo de confiança em Brasília durante quatro anos se estava morando no Rio de Janeiro neste período?

PS do blog Paraná Com Dilma – Uma consulta à biografia resumida de Aécio disponível na Wikipédia já mostrava que o tucano havia sido agraciado com diversos cargos públicos por seu avô, Tancredo, quando este governou Minas Gerais e também na Presidência da República, em um caso típico de nepotismo:

[…] Em 1981, Tancredo convidou Aécio para participar de sua campanha eleitoral para o governo de Minas Gerais. Aécio transferiu os cursos de administração que fazia no Rio de Janeiro e se mudou para a capital mineira, onde dividiu um apartamento com o seu avô materno e seu pai. […] Tancredo foi eleito governador e, em 1983, Aécio passou a ocupar o cargo de secretário particular do avô. […] Ele foi nomeado pelo presidente Tancredo como secretário de Assuntos Especiais da Presidência da República. Com a morte de Tancredo e a posse do vice-presidente José Sarney, Aécio e todos os ministros e assessores nomeados por Tancredo renunciaram, para que o novo presidente pudesse escolher livremente a composição de seu gabinete. Aécio então foi nomeado diretor da Caixa Econômica Federal. […]

Aecio_Curriculo01

Uma resposta to “O nepotismo e José Sarney deram início à carreira de Aécio”

  1. Hugo Says:

    AECIO neles povão,depois nào digam que não avisei. Ai é cria de FHC,aposentado de menor idade no Sistema da Previdência

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: