O que é a “direita pão com ovo”?

Tim_Maia02

O integrante da “direita pão com ovo” é aquele cidadão que defende o sistema capitalista em que ele mesmo só come as migalhas na distribuição da riqueza.

Othoniel Pinheiro Neto em seu blog

Assim como um economista da isenta revista Veja escreveu um livro chamado Esquerda caviar, é salutar que surja uma resposta. Eis que aparece o termo “direita pão com ovo”. Assim como o caviar é associado à riqueza, o pão com ovo é associado à existência de direitistas que não são milionários.

O termo surge em épocas em que se constata, na prática, que o direitista brasileiro da atualidade não mais se identifica com qualquer tipo de burguês.

Como dizia Tim Maia: “O Brasil é o único país no mundo em que, além de traficante ser viciado e cafetão sentir ciúmes, o pobre é de direita”.

Talvez esse panorama seja fruto do arranjo oligarca e hereditário do próprio monopólio econômico no Brasil, lembrando, nas linhas de Paulo Henrique Amorim, que “em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil”.

Nesse prisma, é fácil perceber que a imensa maioria das pessoas de direita são vítimas do próprio sistema que defendem, ou seja, são “proletários” injustiçados pelo sistema capitalista.

Não custa nada lembrar que o sistema capitalista mundial proporciona imensas mazelas e desigualdades sociais, fazendo concentrar em apenas 85 pessoas 46% da riqueza mundial.

Ora, ninguém em sã consistência vai dizer que isso é produto de uma meritocracia fajuta ou de qualquer filosofia de justiça, mas sim, de um sistema excludente e dominador.

Assim como existem pessoas de esquerda que buscam o bem estar social e que por isso são chamadas de “esquerda caviar”, temos pessoas de direita no Brasil que não são milionárias, ou seja, estão excluídas do banquete que tanto defendem.

Nesse cenário, faz parte da “direita pão com ovo” aquela turma que não consegue enxergar que faz parte da plebe e, que, muitas vezes, imagina que tem a “propriedade” (?) de um carro ou de um apartamento, que em verdade está nas mãos dos banqueiros capitalistas por intermédio de financiamentos.

Enfim, o sujeito coloca o direito de propriedade em primeiro plano induzido e enganado por aqueles que realmente têm propriedade de alguma coisa, recebendo apenas as migalhas do sistema.

Portanto, o integrante da “direita pão com ovo” é aquele cidadão que defende um sistema em que ele mesmo só come as migalhas na distribuição da riqueza e que jamais vai entender por que não juntou seus milhões de dólares, mesmo tendo trabalhado a vida inteira.

Já o integrante da esquerda não se ilude, tendo a consciência de que o capitalismo proporciona essas inúmeras injustiças na distribuição da renda e que, por isso, é contra esse sistema absurdo.

4 Respostas to “O que é a “direita pão com ovo”?”

  1. Johnnyzinho Says:

    Nem vou me estender muito pois não tenho saco para essa picuinha de “esquerda x direita”. Só acho que a pessoa que escreveu este texto tem uma noção muito superficial sobre os conceitos, sobre a esquerda e a direita e sobre socialismo e capitalismo. Esse papo de “capitalismo defende os ricos e socialismo defende os pobres” é infantil e maniqueísta. Ao estudar um pouco percebesse que significa bem mais do que isso.

  2. José Jésus Gomesde Araújo Says:

    Chico Buarque também enumerou as três peculiaridades do povo brasileiro, sendo a terceira: os pobres votam nos candidatos dos ricos (Calabar, peça de teatro).

  3. bloglimpinhoecheiroso Says:

    Muito bom esse vídeo.

  4. marcosomag Says:

    Marina Silva = Jânio Quadros + Jim Jones + Boris Yeltsin.
    Instabilidade política + fundamentalismo religioso + entreguismo aos EUA.
    Nada poderia ser pior!
    Recomendo fortemente o compartilhamento do vídeo “Marina Silva é a metamorfose ambulante” em: https://www.youtube.com/watch?v=qrx4hHRrIrM .
    O Brasil não merece este desastre!

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: