Chico Mendes era da “elite”: Sindicato do Acre detona Marina Silva

Chico_Mendes05_Casa

Casa de Chico Mendes que, segundo Marina, pertencia à elite.

Nota de esclarecimento sobre a declaração da candidata Marina Silva no debate da Rede Bandeirantes.

Via Brasil de Fato

Por Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri (Acre)

Diante da declaração da candidata à Presidência da República para as próximas eleições, Marina Silva, onde esta coloca o companheiro Chico Mendes junto a representantes da elite nacional, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri (Acre), legítimo representante do legado classista do companheiro Chico, vem a público manifestar-se nos seguintes termos:

Primeiramente, o companheiro Chico foi um sindicalista e não ambientalista, isso o coloca num ponto específico da luta de classes que compreendia a união dos Povos Tradicionais (Extrativistas, Indígenas, Ribeirinhos) contra a expansão pecuária e madeireira e a consequente devastação da Floresta. Essa visão distorcida do Chico Mendes Ambientalista foi levada para o Brasil e a outros países como forma de desqualificar e descaracterizar a classe trabalhadora do campo e fortalecer a temática capitalista ambiental que surgia.

Em segundo, os trabalhadores rurais da base territorial do Sindicato de Xapuri (Acre), não concordam com a atual política ambiental em curso no Brasil idealizada pela candidata Marina Silva enquanto Ministra do Meio Ambiente, refém de um modelo santuarista e de grandes ongs internacionais. Essa política prejudica a manutenção da cultura tradicional de manejo da floresta e a subsistência, e favorece empresários que, devido ao alto grau de burocratização, conseguem legalmente devastar, enquanto os habitantes das florestas cometem crimes ambientais.

Terceiro, os candidatos que compareceram ao debate estão claramente vinculados com o agronegócio e pouco preocupados com a Reforma Agrária e Conflitos Fundiários que se espalham pelo Brasil, tanto isso é verdade, que o assunto foi tratado de forma superficial. Até o momento, segundo dados da CPT, 23 lideranças camponesas foram assassinadas somente neste ano de 2014. Como também não adentraram na temática do genocídio dos povos indígenas em situação alarmante e de repercussão internacional.

Por fim, os pontos elencados, são os legados do companheiro Chico Mendes: Reforma Agrária que garanta a cultura e produção dos Trabalhadores Tradicionais e a União dos Povos da Floresta.

Xapuri, 27 de agosto de 2014

José Alves – Presidente

Waldemir Soares – Assessor Jurídico

11 Respostas to “Chico Mendes era da “elite”: Sindicato do Acre detona Marina Silva”

  1. Anelli Says:

    Esta mulher é louca.

  2. Ester Santurion Says:

    Muito me surpreende ter que explicar esse fato, eu nem estou rebatendo tantos são os comentários que distorcem as palavras e atitudes de Marina, pois que ferem minha inteligência e meu senso critico. Nunca imaginei que o desrespeito a Chico Mendes chegasse a esse patamar. Chico foi elite sim, nos representa em maestria sim e a única coisa que nos entristece é ter seu sangue derramado sem que pudéssemos ter evitado. Perdoei o Sindicato e a filha dele, se é que realmente fizeram alguma declaração, por achar que a informação chegou até eles deturpada.

  3. denivaldo barbosa pantoja Says:

    marina e uma mulher do povo…se ganhar nosso pais estara em otimas maos..

  4. patrick Says:

    Esse sindicato ou é cheio de burros ou faz de besta. Não quiseram entender ou estão servindo de massa de manobra petista.

  5. Neila Says:

    O que Marina falou sobre Chico Mendes ser “Elite”, que teve revolta do sindicato, ela se referia sobre pertencer a uma elite de lutas. E quanto ao próprio Chico, ele era sim, sindicalista e ambientalista. Era um homem de grande visão, não era preso a ideias pequenas.

  6. IraíMartinsBohrer Says:

    Iraí Martins Bohrer
    Acho que fica claro que Chico Mendes era um sindicalista,representava o interesse os trabalhadores tradicionais da floresta. Em consequência era naturalmente um ambientalista,vez que o o meio ambiente é o espaço natural no qual se realiza esse trabalho que defendia,portanto, defendia o meio ambiente como forma de garantir a sobrevivência das populações tradicionais da floresta. A pauta portanto deve ser: Qual o modelo de preservação do meio ambiente de estamos defendendo? Aquele que torna a população da floresta como parte do problema e da solução ou aquele que simplesmente desconhece a existência dessa população e sua necessidades reais de sobrevivência e assim,cria as condições necessárias à para tanto,garantindo as condições de enfrentamento ao grande capital. Qual projeto Marina Representa? a resposta esta´na palavra daqueles que vivenciam a questão, nas atitudes já adotadas frente a essa questão e não naquilo que nosso imaginário gostaria que essa senhora representasse.

  7. Franklin B C Caixeiro Says:

    Chico Mendes foi um ícone …….não se discute .
    Marina foi excelente senadora e teve 20 milhões de votos nas eleições passadas ……não se discute .
    Mas ser presidenta do Brasil as custas de um defunto que morreu em uma aeronave meio comprometida com empresários suspeitos …….isso se discute sim …
    Quem é Marina ?
    ___aluna de LULA, e não só aluna ,mas que se beneficiou da popularidade dele para se o que é
    Marina é produto de Mídia que a mando dos americanos e europeus quer a qualquer custo derrubar Dilma aqui no Brasil..e ponto final

  8. Rosana Guarani Kaiowá Guimarães Ozório Says:

    Será que Sindicato ainda preserva a verdadeira “Luta” de Chico Mendes? tenho duvidas.

  9. Rosana Guarani Kaiowá Guimarães Ozório Says:

    Estou decepcionada, sempre pensei que Chico Mendes fosse um sindicalista e ambientalista! o que seria perfeito.

  10. Luzia Colares Says:

    Seria muito bom se houvesse maior no.de compatilhamento para q os candidatos não se apropriem de razões que não são deles e de maneira equivocada propositalmente para enganat os desfavorecidos.de informações.

  11. jorge Says:

    Vi pessoas com DNA de Ditadura,Medicci,Gheysel,Golbery,Nilton Cruz,sao peixes pequenos em relaçao Maria “MARINA”Madalena de cara arrenpebdida,vejo hoje a Democracia qye foi conquistada com suor,lagrimas,mortes,na berlinda,essa Madalena e um Hitler,cuidado,nao querer o mercosul,e sim o pacifico e exclusao total do socialismo,apoiando o imperialiasmo americano;fmi,rapaz

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: