Secretário-fantasma, indicado por Joaquim Barbosa, vive nos EUA à custa do CNJ

Joaquim_Barbosa188_Fabio_Cesar

Via Brasil 247

Indicado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, para o cargo de secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o juiz auxiliar Fábio Cesar dos Santos Oliveira vive desde agosto de 2013 nos Estados Unidos. Oliveira assumiu o mandato de dois anos em novembro de 2012, mas deixou o País em 1° de agosto para uma especialização na Columbia University, em Nova Iorque, como parte do curso de doutorado em Direito da USP. Sua volta está prevista para 31 de julho deste ano.

A agência de notícias do CNJ chegou a publicar uma nota, em maio de 2013, informando que, “durante o período de estudos no exterior, o magistrado renunciará à remuneração decorrente da convocação do CNJ” (leia aqui). No entanto, conforme apuração da Folha de S.Paulo, ele continua a receber sem exercer a função. Oliveira já foi remunerado em R$28,7 mil pelo órgão durante sua “visita acadêmica” nos EUA. O juiz auxiliar Marivaldo Dantas assumiu suas funções. Nos corredores do CNJ, o caso é conhecido como o do “rolezinho do secretário fantasma do CNJ”.

Oliveira segue os passos de seu amigo e mentor Joaquim Barbosa. Durante suas férias no início do ano, o magistrado deixou em aberto o mandado de prisão do João Paulo Cunha (PT/SP), condenado na AP 470, antecipando recesso e alegando falta de tempo para concluir o caso. Além disso, teve 11 diárias bancadas pelo STF, no total de R$14.142,60, sob a justificativa de agenda oficial. O presidente do Supremo tinha na agenda, no entanto, a realização de duas palestras, em Paris e em Londres – uma delas de apenas 30 minutos.

A agenda oficial no exterior, que não havia sido divulgada, foi publicada pela assessoria de imprensa depois de pressão dos jornais sobre o assunto. “Qualquer servidor que se desloca em serviço recebe diárias”, defendeu-se. Em Paris, questionado por jornalistas, declarou: “Eu acho isso (a discussão sobre as diárias) uma coisa muito pequena. Veja bem, você viaja para representar o seu País, para falar sobre as instituições do País, e vocês estão discutindo diárias!”, acrescentou.

Tags: , , , , ,

6 Respostas to “Secretário-fantasma, indicado por Joaquim Barbosa, vive nos EUA à custa do CNJ”

  1. gustavo_horta Says:

    MAIS UMA DO BARBOSA!
    APARECEM COM UMA FREQUÊNCIA QUE ASSUSTA PARA QUEM JÁ FOI O PALADINO DA JUSTIÇA!

  2. Marco Sousa (@Carcarancho) Says:

    Partindo do “Barbosa”, tudo, é possível…, desde que seja por interesses mais mesquinhos, inclusive, contra a nação…
    Não era esse elemento, mesmo, que alguns “acéfalos” o queriam para Presidente do país???.

  3. Jose Evando de Oliveira Says:

    Este senhor é realmente um indivíduo LIMPINHO E CHEIROSO em suas ações do “faça o que digo e não o que faço”.

  4. ZENIO SILVA Says:

    Há uma verdadeira orgia, no judiciário e no mp, de pós graduações no exterior.Aqui na província promotor monoglota faz pós em Portugal… Tudo às nossas custas! Quando abrirão as caixas pretas do judiciário e do mp, transparência nesses casos é muito mais necessária, seus integrantes não são eleitos!

  5. Todas as virtudes de Joaquim Barbosa | Conversa Afiada Says:

    […] Joaquim Barbosa ofende ministro do STFPaulo Moreira Leite: O STF e a parábola sobre a quadrilhaSecretário-fantasma, indicado por Joaquim Barbosa, vive nos EUA à custa do CNJEm 10 dias, vaquinha para José Dirceu arrecada o dinheiro necessário para pagar multaO jeito é […]

  6. Bene Nadal Says:

    É esse que os incautos querem para presidente!!!

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: