Luis Fernando Verissimo e o espanto de Mauricinho: primeira vez!

Maria_Luiza01

Sonia Montenegro publicou em sua página no Facebook uma crônica escrita por Luis Fernando Verissimo publicada no Jornal do Brasil de 30 de abril de 1997. Ela continua atual até hoje.

Primeira vez

Luis Fernando Veríssimo

Tenho um amigo (fictício, mas típico) chamado Mauricinho que anda perplexo. Ele é um jovem profissional urbano em ascensão e noutro dia me telefonou, agitadíssimo. “Liga a televisão! Liga a televisão!”

Liguei, no canal que ele mandou, e lá estava um grupo de pessoas enfrentando a polícia para protestar contra a venda da Vale. Algumas até apanhando. Mauricinho queria saber o que era aquilo. Eram malucos?

Não, não, expliquei. Eram pessoas que simplesmente não concordavam com a venda da Vale do Rio Doce, estavam indignadas e, por isso, protestavam.

“Mas por quê?”, insistiu Mauricinho.

Respirei fundo e comecei a explicar que o assunto era controvertido, que muita gente achava que a privatização da Vale… Mas Mauricinho me interrompeu. Não ligava para o assunto, estava intrigado com as pessoas. Por que elas se comportavam daquele jeito? Eram pagas para enfrentar a polícia?

– Não – respondi. – que eu saiba, não.

– O que elas ganham se a Vale não for privatizada?

– Diretamente, nada.

O silêncio do outro lado da linha significava que Mauricinho estava pensando. Esperei o fim do processo. Dali a pouco, ele veio:

– Artes marciais! Viram uma oportunidade para treinar artes marciais e…

– Não Mauricinho. Estavam lá por princípios, por um ideal.

– Um quê?

– Um ideal. Você também não tem um ideal?

– Tenho.

– E não brigaria por ele?

– Claro.

O ideal do Mauricinho é ter uma BMW antes dos 30. Não tive jeito de explicar ao Mauricinho por que alguém faria tanto esforço por algo menos que uma BMW antes dos 30. Não podia esperar que ele entendesse mesmo. Mauricinho tem 25 anos e, em toda a sua vida, foi a primeira vez que viu uma ação desinteressada.

Ale_Contrucci01

Tags: , ,

10 Respostas to “Luis Fernando Verissimo e o espanto de Mauricinho: primeira vez!”

  1. Maria Thereza Says:

    É isso mesmo, Anesio. E mostramos que não precisamos do pig pra nada!

  2. anesio Says:

    Álvaro Dias, o Pinóquio.

  3. anesio Says:

    Não se espante, Sr. Dias, as doações ao Genoíno são reais. Não as confunda com as mentiras sobre a existência do tal “Mensalão”. Só existe um, o do seu partido em Minas, que jamais deverá ser julgado, infelizmente, apesar de estar no STF bem antes do suposto do PT. Aliás, o PSDB anda bem sujinho, hein? Além das Privatarias, as propinas dos metrôs de São Paulo pertencem a vocês, de longa data. Não fique indignado apenas com o que supostamente acontece com os outros: olhe o próprio rabo.

  4. anesio Says:

    Aliás, o Álvaro, o Dias, não explicou, até hoje, o caso das mansões de Brasília e a sonegação do imposto de renda das mesmas, nem as “doações” de sua “aposentadoria” como governador do Paraná a uma “instituição de caridade” em Curitiba com recibos com datas falsas e rasuradas… A mídia da elite é boazinha com ele e todos os da linhagem, como sempre, contra os quais não se deve apurar nada, só contra o PT.

  5. anesio Says:

    E viva o GENOÍNO!!!! Abaixo os Álvaros e afins!!!

  6. anesio Says:

    O Álvaro vê a situação de um prisma de si mesmo: ninguém o ajudaria a pagar multa alguma na mesma situação do Genoíno, pois não acredita nem em si mesmo.

  7. Maria Thereza Says:

    O Genoíno vai conseguir mostrar o DARF PAGO. E a globo? Quanto ao senador extinto de partido idem, não consegueria nem pro cafezinho.

  8. David Soares Says:

    Luis Fernando Verissimo sempre atual,enquanto alguns policos não conseguem deixar as cavernas.

  9. Luis Fernando Verissimo e o espanto de Mauricinho: primeira vez! | EVS NOTÍCIAS. Says:

    […] See on limpinhoecheiroso.com […]

  10. Mineira consciente Says:

    Este sujeito é do tal psdb, jamais falaria a favor de um programa do PT, mesmo sendo para beneficiar o povo a quem “eles mentirosamente dizem ser a favor”, e ainda tem bobo que acredita.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: