Onde foi parar o helicóptero com cocaína dos Perrella?

Zeze_Perrella29_Duvida

O estranho caso do helicóptero engavetado: A mídia não quis investigar o caso do helicóptero dos Perrella.

Paulo Nogueira, via Diário do Centro do Mundo

Se você me pergunta qual foi o maior papelão da mídia brasileira em 2013 respondo com meia tonelada de motivos que foi o caso do helicóptero dos Perrella. Só no Brasil 500 quilos de cocaína não são notícia.

Na Indonésia, uma senhora britânica de 56 anos foi condenada à morte, por fuzilamento, por ser presa com cinco quilos de cocaína: 100 vezes menos, portanto. Na mídia de Londres, ela é chamada de “Vovó Inglesa”, por ter netos. Sua defesa ainda luta para transformar a pena de morte em prisão perpétua.

Na Indonésia, como na China, a lei é extraordinariamente severa com o tráfico de drogas em consequência dos traumas sofridos no século 19, quando os britânicos impuseram, na base dos canhões, aos asiáticos o consumo de ópio. Essa página obscena do império britânico passaria à história como as Guerras do Ópio, sobre as quais escrevi algumas vezes no DCM.

Longe de mim sugerir rigor asiático no combate ao tráfico. Mas, jornalisticamente, 500 quilos de cocaína não são nada? Pelo comportamento da mídia brasileira, não são nada. Ninguém se esforçou, então, para trazer luz para o escândalo. Ao contrário, todo mundo tentou esconder a notícia, provavelmente para preservar Aécio Neves, amigos dos Perrellas e conhecido festeiro.

Todos sabem o que teria ocorrido caso os donos do helicóptero fossem amigos não de Aécio, mas de Lula, ou Dirceu.

Na ausência de qualquer esforço investigativo, o assunto foi minguando e hoje é quase nada. O helicóptero foi, simplesmente, engavetado.

No futuro próximo, a internet terá recursos suficientes para bancar investigações que a mídia corporativa não quer fazer. Ou o crowdfunding – o financiamento da comunidade de leitores – ou a publicidade trará dinheiro que hoje é escasso.

Até lá, as pessoas interessadas em jornalismo independente e informação isenta terão de conviver com coisas estapafúrdias como este caso.

Notícia, para a mídia “livre”, é aquilo que é favorável a ela ou a seu grupo de amigos e parceiros, e desfavorável para seus desafetos. Compare a cobertura dada ao helicóptero com a cobertura dada a uma oferta de emprego para Dirceu, e você vai entender o que move a mídia.

Por isso ela é tão desacreditada. E por ser tão revelador do espírito bipolar das grandes companhias jornalísticas, o caso do helicóptero é o fracasso do ano da mídia brasileira.

***

Leia também:

Farinha do mesmo saco: De Escobar aos Perrella

No Brasil, tudo vira pó

Narcotráfico mineiro: Aécio não vê vínculo entre deputado e helicóptero com cocaína

O legado da família Perrella para o futebol e para a sociedade mineira

Helicóptero do pó voava movido a dinheiro público

O tratamento privilegiado dado pela mídia a Aécio no caso dos Perrellas

Narcotráfico mineiro: Combustível de helicóptero é custeado pela Assembleia de Minas

Polícia apreende helicóptero de filho de Zezé Perrella com quase meia tonelada de cocaína

Meia tonelada de cocaína: Advogado do piloto do helicóptero detido desmente Perrella

Tags: , , , , , , , ,

7 Respostas to “Onde foi parar o helicóptero com cocaína dos Perrella?”

  1. pintobasto Says:

    O helicóptero dos Perrella dá fazer uma novela com um enredo tão grande que pode ficar em exibição mais de 5 anos, tal o número de capítulos, mas o mais intressante é o retorno financeiro de tal empreendimento. O maior problema é encontrar um nome para a novela: ” E o Pó sumiu’, ” O Pó não é meu”, “De quem é o Pó”. O fim da novela vai ter a participação especial do Perrella senador amarrado num tronco na praça dos 3 poderes, sendo chicoteado pela turma do cheira pó por lhes ter vendido durante anos cocaína muito falsificada.

  2. gustavo_horta Says:

    TEM ALGUÉM AÍ USANDO SOCO INGLÊS COMO NA LIVRARIA CULTURA DE SÃO PAULO?

    VAI JANOT, BOTA PRA QUEBRAR! NÃO QUERO VER PEDRA SOBRE PEDRA!

    “A GENTE AINDA NÃO SABE DE NADA DO QUE ESTES CARAS FAZEM EM NOSSO PAÍS. É OU NÃO É UMA ORGIA, UM BACANAL? É VERDADEIRO E CORRETO AFIRMAR QUE O ÂNUS É SOMENTE O NOSSO, ESCULACHADO, ESCULHAMBADO, ARREGAÇADO?

    VAI, VAI FAZENDO DE CONTA QUE CONHECE ATÉ ONDE VAI A TOCA DO COELHO!

    ESTE É O BRASIL DELES. MAIS ‘BRAZIL’ DO QUE BRASIL!

    Você sabia? Você sabia até onde que ia ou que pode ir a toca do coelho? Eu não sabia, sequer imaginava. Você sabia de coisas assim? Sabia? Então você é cúmplice. Pode também ser um deles. Não sei como avaliar.”

    >> https://gustavohorta.wordpress.com/2015/10/29/voce-ate-acha-que-sabe-sabe-de-nada-ou-sabe-de-tudo/

    #MoralistasSemMoral

  3. Paulo Says:

    Não são equivalentes os quilos, pois o do Perrela é a pasta de cocaina, o que gera milhares de quilos do pó…

  4. Onde foi parar o helicóptero com cocaína dos Perrella? | EVS NOTÍCIAS. Says:

    […] See on limpinhoecheiroso.com […]

  5. Onde foi parar o helicóptero com cocaína dos Perrella? | O LADO ESCURO DA LUA Says:

    […] See on limpinhoecheiroso.com […]

  6. Jésus Araujo Says:

    Tucano é investigável, já sabemos desde os tempos de FHC.

  7. pintobasto Says:

    A novela do helicóptero dos Perrella apreendido com 450 kg de cocaína, ajuda a explicar porque o tráfico de drogas no Brasil tem tido um crescimento assustador.
    Aqui embaixo, onde pululam bandos de melquetrefes vendendo drogas para sustentar o vício, cada bando tem um chefete, fiel lacaio do chefe do tráfico de determinada região da cidade. Tão logo passa a controlar o negócio, compra moto e mais tarde carro Sempre acabam presos ou mortos no auge do sucesso econômico
    Quando são presos pagam os honorários advocatícios já fixados entre os causídicos do ramo como se fossem taxas conforme o a gravidade do flagrante. Se tem o dinheiro que pedem, é muito possível que fique livre em pouco tempo, questão de dois ou três meses. Se foi morto, aconteceu porque estava que estava roubando o chefe. A polícia nem investiga. Deste nível de tráfico para cima, só a Polícia Federal faz investigações mais demoradas e sempre enfrentando muitas dificuldades jurídicas. As polícias civis dos estados de vez em quando “acordam” e trancafiam algum traficantezinho de 4ª ou 5ª categoria, nunca um passarão que tem centenas de milhões de Reais investidos em ações e financia o maior negócio do século: vender drogas a um rebanho de otários que deveriam ser confinados em campos de recuperação para o próprio bem e da sociedade! E porque não fazem isso? Investiguem a vida de todos os deputados que saberão a resposta!
    .

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: