Mais do mesmo: Agora o alvo é o Lula

Lula_Marco_A.Mello01

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, disse acreditar que o ex-presidente sabia da existência do chamado “mensalão”, suposto esquema de compra de apoio parlamentar montado em sua gestão: “Eu não posso imaginar que alguém atilado como é o ex-presidente Lula, safo como eu disse, não tivesse conhecimento do que estava ocorrendo na República. Será que durante os oito anos [de mandato] ele delegou tanto a chefia do governo?”

Via Brasil 247

A AP 470 encerrou no final de semana passado com as prisões midiáticas dos principais personagens do julgamento, os petistas José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoíno. No entanto, o desfecho parece não ter satisfeito o ministro Marco Aurélio Mello, que agora elege o ex-presidente Lula como o próximo alvo.

Em entrevista ao blog do Josias de Souza, o ministro Marco Aurélio Mello disse acreditar que Lula sabia da existência do chamado “mensalão”, esquema de compra de apoio parlamentar montado em sua gestão. “Eu não posso imaginar que alguém atilado como é o ex-presidente Lula, safo como eu disse, não tivesse conhecimento do que estava ocorrendo na República. Será que durante os oito anos [de mandato] ele delegou tanto a chefia do governo?”, disse.

Desafeto de Joaquim Barbosa, Marco Aurélio condenou a maneira como o presidente do STF implementou os primeiros pedidos de prisão do “mensalão”. “Não havia motivo para o açodamento”, declarou. “Eu teria aguardado a segunda-feira, sem dúvida alguma”. Questionou ainda a transferência dos presos de São Paulo e Belo Horizonte para Brasília. “Para quê? Para depois eles retornarem à origem?”

No entanto, defende a condução do processo pela Corte. Ao comentar nota do PT que critica o julgamento do “mensalão” e as afirmações dos petistas José Dirceu e José Genoíno de que são “presos políticos”, Marco Aurélio afirmou: “É o direito de espernear. Condenados nunca ficam satisfeitos com condenação.” Segundo ele, o STF chegou às condenações guiando-se exclusivamente pelas provas. “Não houve ficção jurídica.” Lembrou que a maioria dos ministros do Supremo “foi nomeada pelo governo do PT”. E ironizou: “Há alguma coisa que não fecha nesse sistema.”

O ministro teme STF altere condenações pelo crime de formação de quadrilha ao julgar recursos impetrados por réus como José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares. Deve-se o temor à alteração da composição do tribunal a partir da aposentadoria dos ministros Cezar Peluso e Carlos Ayres Britto, substituídos por Teori Zavascki e Luiz Roberto Barroso.

***

Leia também:

A Globo, a Folha e a Veja versus José Genoíno

Cumpra-se a lei: Juiz enquadra a toga colérica

STF tem chance de salvar sua própria dignidade

Juristas e intelectuais gritam contra AI-5 de Joaquim Barbosa

Erros do STF se voltarão politicamente contra a direita

Supremo Tapetão Federal

Destinos cruzados: A vida de Genoíno e a saúde da democracia

Advogados apontam “violações”, ilegalidades” e “desrespeito” nas prisões do “mensalão”

Paulo Moreira Leite: Pizzolato na Itália

Indo buscar justiça na Itália, Pizzolato atrapalha os planos políticos de Joaquim Barbosa

Henrique Pizzolato vai à Itália buscar justiça no caso da Ação Penal 470

O livro “A outra história do mensalão” é um sucesso de vendas

A revista Retrato do Brasil desmonta farsa do “mensalão”

“Mensalão”: A história de uma farsa

Cláudio Lembo, aliado de José Serra, chama o “mensalão” de julgamento medieval

Juristas destroem acusações dos juízes do julgamento do “mensalão”

Ives Gandra, um dos oráculos da direita, afirma que José Dirceu foi condenado sem provas

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

14 Respostas to “Mais do mesmo: Agora o alvo é o Lula”

  1. Val Says:

    Alias, essa fala da Heloisa Helena que o rapaz diz ser dela, só aparece em páginas da direita golpista… não há uma só mídia, pelo menos conhecida que soltou essa informação… portanto, mais uma mentira deslavada….

  2. Todas as virtudes de Joaquim Barbosa | Conversa Afiada Says:

    […] Vergonha no STFFenajufe: Joaquim Barbosa tem a mania de perseguir seus adversários políticosMais do mesmo: Agora o alvo é o LulaClique aqui para ler “O mensalão era para matar o progressismo”E aqui para “Cai o […]

  3. pintobasto Says:

    Na presente conjuntura, está para nascer um desmiolado que tenha a coragem de apontar um dedo a Lula, acusando-o de qualquer coisa. Não adianta espernearem, o mensalão foi uma grande armação e já está sendo desmascarada! Nisso tudo que vai dançar é Joaquim Barbosa que embarcou na conversa do Roberto Rangel, um velho lacaio duma direita mais torta e suja que penico de alumínio de bordel na beira cais!

  4. Roberto Mendes Says:

    Não adianta prender os avioezinhos do tráfico, sem prender o traficante chefe.
    Não adianta prender os mensaleiros bandidinhos, sem prender o chefe da quadrilha.
    Lula não só sabia, como comandou todo o processo.

    Será que ele vai inventar um infarto tabajara também se for preso?

    Vai conseguir um Médico do Sírio-Libanês que dê um atestado pra ele.

  5. Nilton Ferreira Says:

    Jesus Cristo, o maior dos socialistas, foi apedrejado, crucificado e
    morto porque nunca se calou contra as injustiças. Os rabinos, juízes do sinédrio trabalharam pela sua condenação e Pilatos lavou suas mãos.
    Os Petistas presos não podem ser comparados a Jesus. Não é esta minha intenção mas vejo muitos pontos em comum nos dois casos.
    Apesar de tudo, vivemos hoje numa democracia e os cidadãos que como eu temos nossos filhos estudando em faculdades financiadas pelo FIES; Nós que melhoramos nossa condição de vida, ganhando mais e podendo comprar casa própria, mobiliá-la e ter até um carrinho financiado na garagem; Nós que vemos a luta da presidenta Dilma para melhorar nossa saúde; Nós que temos hoje uma Pátria Soberana e Respeitada;
    NÓS NÃO VAMOS LAVAR NOSSAS MÃOS. Todo meu apoio aos Heróis que foram injustamente presos. Todo meu apoio ao governo Dilma. Todo meu apoio aos partidos e aos homens que apoiam este governo.
    E em particular todo meu Respeito e Apoio ao Lula. O Maior Presidente da História do Brasil.

  6. Mais do mesmo: Agora o alvo é o Lula « EVS NOTÍCIAS. Says:

    […] See on limpinhoecheiroso.com […]

  7. pintobasto Says:

    Mas existem muitos pormenores esclarecedores que Pizzolato já começou a divulgar e mostram as manobras do Joaquim Barbosa que ocultou relatório da investigação da Polícia Federal onde consta que não desvio de verbas públicas ou privadas. Durante o julgamento, o ministro Marco Aurélio de Melo questionou Barbosa sobre o indeferimento de petição do advogado de Pizzolato, mas como resposta obteve um seco “indeferi”. Nesta petição o advogado requeria que fosse analisado em plenário o relatório da PF. Neste arremedo de julgamento, o ministro da justiça que professor de direito, poderia ter contribuído mais para a defesa de seus pares em julgamento muito fajuto.
    Joaquim Barbosa vai ter que explicar-se perante a Nação porque ocultou provas que inocentavam os réus de desvio de dinheiro público e Lula já deveria ter vindo a público, insurgindo-se contra o tratamento dispensado a seu ex-ministro José Dirceu que é um expoente político da vida nacional, mas tem sido tratado até agora por Barbosa como se fosse um bandido.

  8. Maria Thereza Says:

    unidos, somos fortes. E a mentira tem pernas muito curtas. Abraço

  9. pintobasto Says:

    Lula sabia de tudo e porque o Marco Aurélio de Melo não colocou essa questão durante o julgamento da AP 470? As acusações sem provas feitas aos arguidos, anulam o julgamento. O senado que tem a obrigação de abordar a questão, colocando Joaquim Barbosa no devido lugar porque até agora mostrou ser um grande algoz do PT e seus membros.

  10. Jackson Roberto Ferreira da Silva Says:

    Ótima resposta ao piguento. Tô contigo e não abro!!!

  11. Maria Thereza Says:

    Em primeiro lugar, precisa ficar claro que o mensalão não foi provado. Houve crime de caixa 2, que não é privilégio do PT. Como você sabe, ex-petista é um poço de ressentimento e Heloísa Helena não foge à regra. Se ela sabia que Lula sabia por que não denunciou, na época. Ainda mais que sua saída do PT foi bastante comentada e festejada. Então, ela tinha amplo acesso à mídia. E gostaria de saber quem você considera “população Instruída”. Quem assiste globo e se informa pela veja?

  12. saul vidort Says:

    O que disse a ex-petista Heloisa Helena:
    “Lula sabia de tudo sobre o mensalão e não abriu um único processo investigatório, uma única auditoria. O ex-presidente é um gângester.Ele chefia uma organização criminosa capaz de roubar, matar, caluniar e liquidar qualquer um que passe pela sua frente ameaçando seu projeto de poder”.
    Então dona Maria Thereza isto foi dito por uma ex-petista, que conhece os bastidores. Peça este pessoal que você está mencionando ir às ruas. Ou será que tem medo do que possa acontecer, será que a população instruída vai apoiá-los???

  13. saul vidort Says:

    Mas é óbvio que Lula sabia. Ou era conivente ou era o bobo da corte. Do filosofifo Lula(comtemporaneo)”só sei que nada sei”.

  14. Maria Thereza Says:

    Ainda bem que eles vão continuar insistindo na mesma estratégia furada. Mas, na realidade deveriam estar cuidando da própria casa e seguindo os conselhos de juristas, intelectuais e socieade civil, que assinaram o manifesto de ontem e alertam para o risco que o stf corre, se não for posto um freio no atual presidente.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: