Pesquisa: 60% dos russos veem o comunismo como ótimo sistema

URSS_Brasao01Pesquisas de opinião mostram que, para 60% dos russos, havia mais aspectos positivos que negativos na vida na União Soviética.

Via Interfax

Das 1.000 pessoas entrevistadas pela Fundação de Opinião Pública da Rússia [orig. Russia’s Public Opinion Foundation (FOM)] por telefone, numa pesquisa realizada em setembro de 2013, 14% disseram que, para elas, a palavra “comunismo” tem conotações “muito agradáveis”, “positivas” e “maravilhosas”; e 12% disseram que se sentiam muito nostálgicas em relação à era soviética.

O comunismo não passa de “coisa do passado” para 11% dos entrevistados; e outros 11% disseram que “comunismo” significa “vida boa e estável”.

Para 7%, a palavra “comunismo” lhes provoca uma sensação de “desgosto” ou desperta “associações tristes” ou significa “algo negativo” em geral.

Para 5%, a palavra evoca sonhos “de um futuro radiante” que jamais se realizou (“é uma pena que nunca o tenhamos visto realizado”.

Solicitados na pesquisa a explicar o significado da palavra “comunismo”, 23% disseram que significa uma sociedade justa, na qual todos são iguais e toda a propriedade é comum.

Para 9%, a palavra significa, em primeiro lugar, um específico sistema econômico e social; e para 8% representava uma vida melhor que a de hoje (“vivíamos melhor, as pessoas eram mais bem tratadas” e “as pessoas eram mais plenas e a vida também era mais plena”).

6% disseram que “comunismo” significara vida boa e estável para eles, e elogiaram o princípio soviético oficial “De cada um, de acordo com suas habilidades; para cada um, de acordo com suas necessidades.”

Para 5%, o comunismo é uma utopia ou um conto de fadas [para os williamwaacks, é um conto de bruxas que comem criancinhas (NTs)].

A pesquisa pedia aos respondentes que explicassem o que viam como aspectos positivos e negativos do sistema soviético.

Na resposta, 33% apontaram como positivas as garantias de seguridade social, estabilidade e atenção às pessoas; 14% disseram que foi um sistema de justiça e igualdade social; 9% disseram que a União Soviética foi terra de respeito à lei e à disciplina; 7% elogiaram o emprego que o país garantia a todos; e outros 7% disseram que as pessoas tinham mais disposição para se ajudarem umas as outras, do que hoje.

Por outro lado, 9% criticaram restrições a direitos e liberdades individuais; 7% acusaram o sistema soviético de suprimir a individualidade pessoal; outros 7% disseram que o racionamento de bens de consumo básico foi o principal defeito do sistema; 6% criticaram os abusos das autoridades naquele período; e 5% condenaram o governo repressivo na União Soviética.

Na população pesquisada, 59% dos respondentes veem mais aspectos positivos que negativos no comunismo. Desses, 69% tinham mais de 60 anos e 47% tinham entre 18 e 30 anos.

De todos os entrevistados, 43% ficariam felizes com a volta da ideologia comunista; 38% não ficariam felizes; e 19% ainda não se resolveram.

Tags: , ,

5 Respostas to “Pesquisa: 60% dos russos veem o comunismo como ótimo sistema”

  1. rodrigo Says:

    Claro com cada vez mais gente de fora e sem emprego e sem salario .

  2. Gustavo Says:

    A Rússia hoje é uma democracia não é? O atual presidente Putin (ex-KGB) nunca deixa lembrar as benesses do antigo regime em seus discursos, não é? A maioria da população têm saudades do comunismo, não têm? Então o quê eles estão esperando para realizar um plebiscito e retornar ao velho e bom comunismo?

  3. Roberto Mendes Says:

    O quê???????
    Tem de ter vergonha de colocar isto aqui mesmo Maria Thereza.
    Querem a volta do comunismo?
    Regime totalitário, opressor, com mídia controlada (sonho da Dilma / Lula)?
    Vou replicar este texto no facebook.. Motivo de riso, se não fosse trágico.

  4. Maria Thereza Says:

    Gente, não divulga isso não! Daqui a pouco a mídia velha em peso vai começar a ver comunista em tudo que é lugar e acusar a Dilma e o Lula de quererem implantar a ditadura do proletariado!!! E tem gente que vai acreditar.

  5. Pesquisa: 60% dos russos veem o comunismo como ótimo sistema | O LADO ESCURO DA LUA Says:

    […] See on Scoop.it – BOCA NO TROMBONE!Pesquisas de opinião mostram que, para 60% dos russos, havia mais aspectos positivos que negativos na vida na União Soviética. Via Interfax Das 1.000 pessoas entrevistadas pela Fundação de Opinião …See on limpinhoecheiroso.com […]

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: