Dilma: “Quem quer mudar a regra do petróleo, que mostre a cara.”

Dilma_Libra02

Fernando Brito, via Tijolaço em 22/10/2013

A conversa fiada de que são precisos “ajustes” no modelo de partilha do pré-sal, que o pessoal saudoso das privatizações de FHC anda soprando por aí levou, na terça-feira, dia 22, o devido “chega pra lá” da presidenta Dilma Rousseff.

“Eu não vejo onde este modelo precisa de ajustes. Sabe por quê? Porque aqueles que são contra o conteúdo local querem transferir a receita do petróleo de uma outra forma. […] Todas as empresas do mundo que quiserem vir para cá podem participar. […] Não tem por que modificar conteúdo nacional, não tem por que modificar o papel da PPSA, que controla o custo do óleo, não tem porque tirar os 30% da Petrobras.”

Dilma desafiou os que querem mudar isso a “mostrar suas faces e defender isso”. Ela ironizou as “fontes do Palácio do Planalto” a que se atribuem essas intenções. “Eu fico intrigada. Eu acordo de manhã, me olho no espelho e pergunto a mim mesma quem será essa fonte do Planalto? É uma coisa que me intriga… Eu pergunto para meus botões, mas meus botões são muito ignorantes, não conseguem me responder”, brincou a presidenta.

“O governo está satisfeito com o resultado do leilão, acha o consórcio sólido, está satisfeito com o que lhe cabe da receita e está satisfeito com a destinação dessa riqueza […] vamos transformar o petróleo em educação, saúde e em desenvolvimento da indústria”, disse.

Tem “fonte do Planalto” suando frio agora.

Assista à entrevista, abaixo.

***

Dilma: “Estou bastante satisfeita com o modelo de partilha e não vejo onde precisa de ajustes.”

Via Blog do Planalto

A presidenta Dilma Rousseff afirmou na terça-feira, dia 22, em entrevista coletiva, estar bastante satisfeita com o regime de partilha utilizado no leilão de Libra. “Não vejo onde esse modelo precisa de ajustes”, disse. No regime de partilha de produção, a gestão das reservas exploradas e parte do óleo extraído pelas empresas ficam garantidas à União. No Campo de Libra, 85% de toda a renda a ser produzida vão pertencer ao Estado brasileiro, gerando um ganho para o país que supera R$1 trilhão.

“O modelo de partilha tem um mérito, esse mérito eu acho que não foi muito avaliado, que é o fato da parte importante, significativa das receitas produzidas pelo petróleo do Campo de Libra, ficar com o governo federal […] Acho que o leilão é um sucesso, o Brasil deu um grande passo ao mudar o padrão, 85% da riqueza fica no Brasil. Nós, ao mesmo tempo, sem nenhuma outra consideração conseguimos o maior consórcio de empresas do mundo para explorar o pré-sal. Estou bastante satisfeita. Não vejo onde esse modelo precisa de ajustes”, disse.

Dilma afirmou que o consórcio que arrematou o Campo de Libra, formado pela Petrobras e pelas empresas chinesas CNPC e CNOOC, a anglo-holandesa Shell e a francesa Total, é solido e tem capacidade para explorar os recursos do pré-sal.

“É um consórcio de grandes empresas, que tem a capacidade de explorar o pré-sal, de ter os recursos necessários para essa exploração, não só os financeiros, mas os tecnológicos. A Petrobras é, sem sombra de dúvida, junto com a Shell, a grande empresa do mundo com especialização em águas profundas”, disse.

***

Leia também:

Pré-sal vai gerar 87 milhões de empregos

União terá 85% de lucro com o Campo de Libra: “Isso é bem diferente de privatização”, afirma Dilma

Pré-sal: Brasil ganha R$1 trilhão no leilão do Campo de Libra, alcançando recorde mundial

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

9 Respostas to “Dilma: “Quem quer mudar a regra do petróleo, que mostre a cara.””

  1. Dhiego Recoba Says:

    matéria de 2013.

  2. Franz Marx Says:

    mas essa reportagem é de 2013, e to vendo que em 2016 o governo não fez nada pra barrar esse pl 131 do vendilhão Jose Serra.

  3. Lucia Souza Says:

    Estou aliviada. E dá-lhe Dilma. Mandou muito bem.

  4. Ana Maria Garcia Says:

    Dilma o povo esta contigo , o pre-sal e nosso , fora golpista e entreguista , vamo vencer mais esta , a vitoria sera nossa , tenho fé .

  5. pintobasto Says:

    Todos os brasileiros estão com Dilma na defesa do petróleo do Pré-Sal que o traidor Serra anda querendo arranjar maneira de entregar para a Chevron que já lhe deve ter dado alguns milhões.
    D.Dilma tem que começar a tratar esses traidores pelo nome que merecem.
    Porque os senadores não perguntam ao Povo qual é sua opinião sobre o assunto e acabam logo com esse traidor do Serra, um grande FDP.

  6. Elisete dos Santos Says:

    Estou Contigo Presidenta Dilma Sempre…parabéns!!! É a Força das Mulheres que realmente pensam no bem estar de nosso BRASIL !!!!

  7. Jandyra Abranches Says:

    E das trevas. Vai ser negativo assim lá nos confins do fogaréu.

  8. pintobasto Says:

    Arlete, uma pequena correção de seu texto, o finado fhc é o príncipe dos traidores.

  9. Arlete Souza Says:

    Parabéns Dilma, pela coragem com que enfrentado os golpistas de plantão, os cães de guarda do finado fhc, o príncipe de nada, o que foi sem nunca ter sido ….

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: