Dilma manda Obama se catá: Visita oficial aos EUA será adiada

Dilma_Obama10

Depois dos casos de espionagem contra o estado brasileiro perpetrados pelos EUA, a presidenta Dilma Rousseff soltou um comunicado dizendo que sua viagem àquele país, que ocorreria em outubro, foi cancelada. Boa, Dilma! Se fosse o príncipe iria feito um cachorrinho e ainda tiraria os sapatos no aeroporto.

Via Blog do Planalto

Em nota oficial divulgada na terça-feira, dia 17, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou que a visita oficial de Estado aos Estados Unidos, programada para o fim de outubro, será adiada. Segundo a nota, “as práticas ilegais de interceptação das comunicações e dados de cidadãos, empresas e membros do governo brasileiro constituem fato grave, atentatório à soberania nacional e aos direitos individuais, e incompatível com a convivência democrática entre países amigos”. A nova data da visita ainda será definida pelos dois presidentes.

Confira a íntegra:

“A presidenta Dilma Rousseff recebeu ontem, 16 de setembro, telefonema do presidente Barack Obama, dando continuidade ao encontro mantido em São Petersburgo, à margem do G-20, e aos contatos entre o ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado e a assessora de Segurança Nacional Susan Rice.

O governo brasileiro tem presente a importância e a diversidade do relacionamento bilateral, fundado no respeito e na confiança mútua. Temos trabalhado conjuntamente para promover o crescimento econômico e fomentar a geração de emprego e renda. Nossas relações compreendem a cooperação em áreas tão diversas como ciência e tecnologia, educação, energia, comércio e finanças, envolvendo governos, empresas e cidadãos dos dois países.

As práticas ilegais de interceptação das comunicações e dados de cidadãos, empresas e membros do governo brasileiro constituem fato grave, atentatório à soberania nacional e aos direitos individuais, e incompatível com a convivência democrática entre países amigos.

Tendo em conta a proximidade da programada visita de Estado a Washington – e na ausência de tempestiva apuração do ocorrido, com as correspondentes explicações e o compromisso de cessar as atividades de interceptação – não estão dadas as condições para a realização da visita na data anteriormente acordada.

Dessa forma, os dois presidentes decidiram adiar a visita de Estado, pois os resultados desta visita não devem ficar condicionados a um tema cuja solução satisfatória para o Brasil ainda não foi alcançada.

O governo brasileiro confia em que, uma vez resolvida a questão de maneira adequada, a visita de Estado ocorra no mais breve prazo possível, impulsionando a construção de nossa parceria estratégica a patamares ainda mais altos.”

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

2 Respostas to “Dilma manda Obama se catá: Visita oficial aos EUA será adiada”

  1. Dayse Silva Says:

    É absolutamente incompreensível atitude de um País soberano e democrático, EEUU, violadora da soberania e democracia de outro País, BRASIL.
    É de se esperar que o País do Norte supere tal prática, para a boa convivência entre todos os Países e Nações, não só das três Américas, mas de todo o Mundo.
    É TEMPO JÁ DE NOS VERMOS TODOS COMO ÚNICO POVO, QUE HABITA O PLANETA TERRA E CUJOS MEMBROS SE RESPEITAM MUTUAMENTE.

  2. Therezinha Says:

    E viva nossa Presidenta!!!!
    Atitude coerente e digna de chefe de uma nação soberana e independente!!!

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: