Globo se desculpa pelo passado. Mas e o presente?

Roberto_Marinho08A_Figueiredo_Lobo

Em editorial histórico, jornal O Globo reconhece que errou ao apoiar o golpe militar de 1964, mas diz que outros veículos de comunicação, como Folha e Estado, fizeram o mesmo. O mea culpa acontece um dia depois de a emissora ser alvo de um protesto violento, que atiraram esterco na emissora. Ao longo de sua história, Roberto Marinho andou de mãos dadas com os generais, como na foto com João Batista Figueiredo. Será mesmo que a Globo se arrependeu ou são lobos que se vestem de cordeiros para aplacar a fúria das ruas?

Via Brasil 247

Quase meio século depois do golpe militar de 1964, a poderosa Globo fez um mea culpa histórico. Reconheceu que errou ao apoiar a ditadura, mas disse que seu erro foi compartilhado por outros meios de comunicação, como Folha e O Estado de S.Paulo.

O reconhecimento ocorre um dia depois de a Globo ser alvo de um protesto violento, em São Paulo, quando um grupo atirou esterco na sede da emissora. “À luz da História, contudo, não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais do período que decorreram desse desacerto original”, diz o texto, divulgado hoje pelo grupo editorial da família Marinho.

Globo_Manifestantes03

Manifestantes jogam mer.., quer dizer, esterco no fachada da TV Globo, em São Paulo.

No mesmo texto, a Globo afirma que a democracia “é um valor absoluto”. Mas será que a Globo de hoje, de fato, respeita a soberania popular ou continua combatendo, com a mesma ênfase de sempre, governos trabalhistas, como fez com João Goulart, antes de 1964, Leonel Brizola, no Rio de Janeiro, e, agora, com o projeto Lula-Dilma?

Terá mesmo a Globo se arrependido ou são lobos que se vestem de cordeiros para aplacar a fúria das ruas?

***

Leia também:

Apoio da Globo ao golpe de 1964 foi comercial, não ideológico

Golpe de 1964: A Globo devolverá o dinheiro que ganhou com ele?

A Globo e a ditadura militar, segundo Walter Clark

Estarrecedor: Por sonegação, Receita Federal notificou a Globo 776 vezes em dois anos

Rede Globo tem os bens bloqueados pela Justiça

Ex-funcionária da Receita que sumiu com processos contra TV Globo é condenada à prisão

Leandro Fortes: O povo não é bobo

João, Irineu e José, os filhos de Roberto Marinho: Os bilionários donos do BV

Rede Globo: Quem planta terrorismo, colhe caos

Por que a Globo faz o que faz

Como a Globo manipula gente simples para defender sua visão predadora de impostos

***

Tags: , , , ,

3 Respostas to “Globo se desculpa pelo passado. Mas e o presente?”

  1. bene nadal Says:

    No meu enteder os motivos já estão bem claros: a queda na audiência, que demonstra que os brasilerios estão melhor informados e sabem que; mesmo com a baixa qualidade da programação da tv aberta, qualquer outro canal é muito melhor e mais saudável assistir, sem contar a internet, que é um milhão de vezes mais interessantes do que porcarias de novelas e jornais mentirosos. E isso para eles é queda na arrecadação e previsões negras para o futuro deles. E se juntarmos a isso a “paúra” deles frente a possibilidade de aprovação de uma lei de meios, eles fazem “das tripas coração”, para manter essa alienação que eles mantém boa parte dos brasileiros, dos quais eles vão precisar muito na briga que vão travar contra a possibilidade dessa aprovação.
    Por outro lado, não se enganem; Estamos prestes a travar a pior e mais suja guerra política de toda a história do Brasil, na campanha presidencial do ano que vem. E a globo é cabeça do PIG, daí a responsabilidade deles com seus financiadores brasileiros e estrangeiros. Portanto se faz necessário arrebanhar alguns alienados que se perderam no caminho, que com um “relis” pedido de desculpa, podem voltar.

  2. Therezinha Says:

    Esta claro que a Globo não soltou esta nota a troco de banana.
    Podemos levantar várias hipóteses: acalmar a ira dos maniifestantes, o marco regulatório q esta prá ser votado, mais complicações com Receita Federal, novas denúncias que podem estar para acontecer, recrudescimento total contra o governo Dilma, medo de perder a verba publicitária do governo, queda nas pesquisas de audiência e várias outras viagens que podemos fazer!
    Mas com certeza são lobos se vestindo de cordeiros!!!
    Lobo sempre lobo!!!
    Em breve saberemos o motivo real!!!t

  3. Clovis Pacheco Filho Says:

    Quem não te conhecer que te compre!

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: