Saúde nos EUA: Homem rouba para ser preso e ter médico

EUA_Saude02

Fernando Brito, via Tijolaço em 23/8/2013

A cena se passou sexta-feira, dia 23, nos Estados Unidos, paraíso do pensamento “coxinha” brasileiro.

Timothy Dean Alsip, 50 anos, entra numa agência do Bank of America filial, em Portland, e entrega um bilhete a um dos caixas: “Isto é um assalto. Entregue-me um dólar”.

Depois de receber o dólar, Alsip sentou-se no hall de entrada e esperou a polícia, disseram funcionários segundo o jornal OregonLive.

Quando os policiais chegaram ao banco, o Alsip disse que era um sem teto e precisava de assistência médica. Como resultado, ele foi jogado na cadeia do condado de Clackamas sob a acusação de roubo em segundo grau com uma fiança de US$250 mil.

É a isso que leva um sistema privadíssimo de saúde como o norte-americano, onde a direita se insurge contra qualquer tentativa de medicina pública. Mas está tudo dentro da lei, como exigem alguns doutores de jaleco branco ou de toga negra.

Obscurantistas, como os monstros da Idade Média, sobre os quais o Giordano Bruno – o da peça de Bertold Brecht – teve de dizer o seu “eu sustento que a única finalidade da ciência está em aliviar a miséria da existência humana”.

Também nós não devemos ter medo de falar, se não nos fizerem como ao Bruno em Roma, pondo-lhe um pedaço de madeira como rolha à boca.

A ciência, muito menos a ciência médica, pode ser evocada para justificar o abandono de seres humanos. Idem a lei. Ambas, se não trabalham pelo ser humano, são odiosas e desprezíveis.

Tags: , , , ,

5 Respostas to “Saúde nos EUA: Homem rouba para ser preso e ter médico”

  1. Saúde nos EUA: Homem rouba para ser preso e ter médico | O LADO ESCURO DA LUA Says:

    […] See on limpinhoecheiroso.com […]

  2. bene nadal Says:

    Uma dica para quem endeusa o “país mais rico do mundo”: “pegue a tua “trouxa” e vai, seja feliz! Lá você pode; eventualmente estar sem dinheiro, e ter que morrer a mingua, porque lá não tem SUS. Você pode ser escalado para matar gente simples e desarmada; no Iraque, no Afganistão, ou quem sabe na Síria, ou ainda em qualquer país pobre, que tenha minério debaixo da terra…

  3. Saúde nos EUA: Homem rouba para ser preso e ter médico | C O O LTURA Says:

    […] See on limpinhoecheiroso.com […]

  4. Therezinha Says:

    E pensar que no governo FHC, tudo se fez para a privatização da saúde e das Universidades Federais!!! Sofremos o sucateamento histórico até hoje, e vamos sofrendo ainda por um bom tempo.

  5. Jésus Araujo Says:

    A única observação sobre o texto é uma correção histórica. Bruno já é Idade Moderna, tanto pela época em que viveu quanto pela cultura dominante na sociedade. Foi executado no fim de 1600, século XVII, portanto.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: