Trensalão: Tucanos não querem CPI da Corrupção

Barros_Munhoz01

Munhoz: “Certamente [a CPI] não vai ser aprovada.”

Via Alesp

O líder do governo Geraldo Alckmin na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Barros Munhoz (PSDB), criticou as comissões parlamentares de inquérito como instrumento de investigação. “CPI nunca apurou nada”, disse ele, ao ser questionado sobre o esforço da bancada governista para impedir a criação de comissões que investiguem a gestão tucana, entre elas o mais recente pedido para a CPI do Metrô. “Certamente [a CPI] não vai ser aprovada”, afirma.

Desde 2008, esta é a quarta tentativa da bancada do PT para instalar uma CPI sobre o conluio de empresas nos contratos do Metrô paulista. As propostas anteriores não passaram pelo mesmo motivo: bloqueio da maioria governista. Para existir, a comissão precisa de 32 assinaturas. Até o momento, a atual proposta conta com 26 adesões. Fora isso, seria necessário aprovar uma mudança no regimento, com 48 assinaturas, para autorizar o funcionamento de mais do que cinco comissões ao mesmo tempo.

Só CPIs de fachada prosperam

Atualmente, já funcionam quatro: sobre gordura trans, cartelização do mercado de autopeças, empresas de telemarketing e pesca predatória. A quinta será instalada a partir de uma “fila” entre propostas que já conseguiram o número mínimo das 32 assinaturas.

O líder do PT na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Marcolino, discorda da posição dos deputados da base governista que alegam que não há necessidade da CPI porque o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado já estariam investigando.

“O TCE e o MP não fizeram as investigações e fiscalização como deveria. A CPI é um instrumento importante porque vai trazer a Siemens, a Alstom, e tem documentos no Ministério Público da Suíça demonstrando a relação direta de um conselheiro do TCE (Robson Marinho) e o governo do estado”, afirma Marcolino.

De acordo com o PT, nos últimos dias, a discussão que tomou conta do Plenário, sobre a Proposta de Emenda Constitucional n° 01/2013, do deputado Campos Machado, foi uma tentativa de desviar a atenção da proposta de CPI.

“A base do governo fez uma manobra, apresentando a pauta de uma emenda constitucional para desfocar o debate da sociedade sobre o que está acontecendo nos últimos 15 dias em relação à corrupção ligada ao PSDB, Metrô, CPTM, Siemens e Alstom”, diz Marcolino.

A PEC 01/2013 transfere para o procurador-geral de Justiça do estado a incumbência de propor investigação contra o governador, o vice-governador, os 94 deputados estaduais, prefeitos e secretários. Se houver acordo, ela volta a ser discutida na semana que vem.

Convites

As Comissão de Transportes e de Infraestrutura da Assembleia aprovaram, na semana passada, requerimentos para convidar o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o diretor-presidente da Siemens no Brasil, Paulo Stark, para esclarecer as denúncias de corrupção e formação de cartel em contratos do Metrô e da CPTM nos últimos 20 anos de governo do PSDB em São Paulo.

Além Fernandes e Stark, serão também convidados os presidentes do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, e da CPTM, Mário Manoel Rodrigues Seabra Bandeira, e o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Vinicius Marques de Carvalho.

***

Leia também:

MPF engavetou todas as ações contra os tucanos

Tags: , , , , , , , , , ,

3 Respostas to “Trensalão: Tucanos não querem CPI da Corrupção”

  1. Jésus Araujo Says:

    Estou escandalizado. Tucano detesta CPI contra governo tucano – CPI não apura nada! – mas adora CPI contra os adversários. Pimenta nos olhos de outros é refresco (e não é que os policiais de estados tucanos adoram usar gás de pimenta?). Façam um esforço de memória; quantas foram as CPIs contra FHC na esfera federal e contra Serra e Alkmin na estadual paulista? Aqui em Minas, outro feudo tucano, é a mesma coisa. Tais são os bravos combatentes da corrupção!

  2. anisioluiz2008 Says:

    Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.

  3. Trensalão: Tucanos não querem CPI da Corrupção | GOTADÁGUA Says:

    […] Trensalão: Tucanos não querem CPI da Corrupção   +TAG   […]

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: