Como a Globo manipula gente simples para defender sua visão predadora de impostos

Sem título-1O JN falando da carga fiscal é de um cinismo impressionante.

Via Diário do Centro do Mundo

A quem a Globo e amigos do Millenium enganam? Uma reportagem do Jornal Nacional que está no canal do Millenium no YouTube é um clássico, desde já, do cinismo jornalístico.

O tema é impostos. Brasileiros simples são usados pela Globo para provar uma mentira: que os impostos no Brasil são elevados.

Comparativamente, observada a carga tributária de outros países, não são. Estamos – lamentavelmente – mais para o México, nisto, do que para a Escandinávia. Na Escandinávia, a carga tributária é de cerca de 50% do PIB. No Brasil, gira em torno de 35%. No México, o número é pouco acima de 20%. Queremos ser o que: Escandinávia ou México?

A verdadeira tragédia fiscal, no Brasil, é que grandes empresas como a Globo simplesmente levaram ao estado da arte a sonegação. Ao mesmo tempo em que repórteres da emissora armavam a reportagem acima, corria na Receita um caso sonegação e trapaça da Globo que, em outros países, geraria vergonha pública e prisão.

É hoje amplamente conhecida, graças ao blog Cafezinho, que a Receita flagrou a Globo numa operação desonesta na compra dos direitos da Copa de 2002. A Globo, contabilmente, afirmou que estava fazendo um investimento no exterior (aliás, num paraíso fiscal). Apanhada em flagrante delito, foi multada pela Receita. A dívida total, em dinheiro de 2006, era de R$615 milhões, segundo documentos da Receita vazados para o blog.

A Globo, depois de tergiversar, admitiu o caso, mas afirmou ter quitado a dívida. Jamais mostrou o Darf, o recibo, e um novo vazamento da Receita afirmou que na verdade a dívida não fora paga.

Se não bastasse tudo isso, uma funcionária da Receita tentou fazer desaparecer a papelada do processo. Se fosse bem-sucedida, isso significaria que a Globo, como que por mágica, estaria livre de uma dívida de R$615 milhões.

Numa pancada formidável no interesse público, a mídia não se animou a cobrir um escândalo de tal magnitude. A Folha ensaiou, com atraso, mas o rabo preso a deteve rapidamente.

Na reportagem que figura no canal do Millenium no YouTube, somos obrigados a ouvir que o dinheiro do imposto constrói escolas, hospitais etc. É verdade. Mas para a Globo é bom que se construa tudo aquilo e muito mais – desde que não seja com seu dinheiro.

Apenas para lembrança, nem sobre o papel utilizado para fazer O Globo e as revistas da casa a emissora paga imposto. É o chamado “papel imune”, do qual se beneficiam as empresas de mídia que tanto falam em impostos elevados.

Elas também gozam de uma abjeta reserva de mercado, o que as poupa da competição estrangeira. Um dos pilares do Millenium é a “economia de mercado”, mas para os outros. Competir com empresas internacionais não é para os valentes capitalistas aninhados no Millenium.

O Brasil vai ser melhor quando um comportamento como o da Globo simplesmente não for tolerado, como acontece na Escandinávia. Uma predação fiscal de tal magnitude, entre os escandinavos, mata qualquer empresa. Mas entre nós não. Ou, pelo menos, ainda não.

A Globo ainda se sente no direito de fazer extensas reportagens em que pessoas humildes são manipuladas.

A quem apelar?

***

Leia também:

Rede Globo tem os bens bloqueados pela Justiça

Ex-funcionária da Receita que sumiu com processos contra TV Globo é condenada à prisão

Ministério Público no DF abre apuração sobre o caso de sonegação envolvendo a Rede Globo

Rede Globo: Só falta o cadáver

Funcionária da Receita foi condenada por sumir com processo contra a Globo

Rede Globo é alvo de uma CPI na Câmara

Sonegação fiscal da Globo fica em segundo plano, agora o caso é de polícia

Processos contra a Globo podem reaparecer no Congresso

Leandro Fortes: O povo não é bobo

A Globo e a ditadura militar, segundo Walter Clark

Professor demonstra manipulação de “O Globo” sobre a Venezuela

João, Irineu e José, os filhos de Roberto Marinho: Os bilionários donos do BV

Dia Nacional de Lutas: Trabalhadores ocupam as ruas com atos em todo o País

“Grande mídia” tenta abafar protestos contra a Globo

Ligações suspeitas entre Globo e Banco Rural, mas ninguém investiga

Rede Globo: Quem planta terrorismo, colhe caos

Por que a Globo faz o que faz

***

Tags: , , ,

7 Respostas to “Como a Globo manipula gente simples para defender sua visão predadora de impostos”

  1. Bene Nadal Says:

    Gastei apenas meio minuto, assistindo parte do vídeo, já cheguei a conclusão de que não vale a pena, pois é assunto muito batido… Quero comentar sim o comentário do L. Sousa: Amigos, estamos numa situação bastante difícil, pois o PT, apesar de ter feito muito pelas famílias mais pobres, e pelo Brasil como um todo, nesses doze anos; Eles, do PT não souberam “colher” os lucros desse trabalho, talvez preocupados demais em se manterem no poder, ou se defendendo, o que sabidamente não se sustenta, se não forem colhidos os “dividendos” e transformados em ação, após cada ato… Nesses últimos doze anos, como nunca, um partido, ou um governo foi tão atacados pela mídia golpista, encabeçada pela globo, que há 50 anos “serve” os mais ricos e os “lambe botas” do Tio San, ou simplesmente “os vira latas”; alienando, idiotizando os brasileiros, independentemente de nível sócio-econômico… O acúmulo de erros imperdoáveis do PT, nos últimos 12 anos, e não foi por falta de aviso… Está se transformando no “maior carrasco” do próprio PT… Chego a conclusão de que: a única saída, já que, nos dias de hoje, não há mais espaço para “paredon”, é o povo agir, fazendo a comunicação “boca a boca”, ou “tete a tete”, como recomenda o L. Souza, pois sabemos todos que a globo e seus “dependentes” órgão de mídia, vão atacar cada vez mais até conseguirem colocar “os seus” de volta no poder… Ou teremos a partir de 2018, um bando de reaças, skin had’s, fascistas, nazistas, traíras, preconceituosos, saudosos da casa grande; tomando conta do Brasil… E aí não serão eles que vão querer ir embora do Brasil…

  2. L. Souza Says:

    Investi 1/2 hora do meu tempo explicando para a senhora que trabalha na minha casa exatamente isso: que não somos o país que paga mais impostos e que os próprios empresários não querem que a gente saiba o quanto eles pagam de imposto para não sabermos o quanto ganham de lucro. Para exemplificar, mostrei a conta de luz, onde aparecem todos os percentuais discriminados. Chegamos à conclusão que o ideal que todos fizessem isso.

  3. Ailton R. Mendes Says:

    Manipulação midiática…

  4. gustavo_horta Says:

    Manipulação torpe, mas típica da GBOBO Gboebels, Rede Escroto de Comunicações, Rede Esgoto de Comunicações
    A cada dia, mais difícil nos enganar!
    Cambada cretina e canalha.

    “O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos.” (Simone de Beauvoir )

    Parabéns pela publicação. Abraço.
    Amor, compaixão, solidariedade.
    Felicidade. Sempre.
    Gustavo Horta

  5. bene nadal Says:

    Quando a globo convidar você para um entrevista, simplesmente responta: SÓ DEPOIS QUE VOCÊS PARAREM OS IMPOSTOS!!!

  6. anisioluiz2008 Says:

    Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.

  7. VALE A PENA LER DE NOVO | GOTADÁGUA Says:

    […] Como a Globo manipula gente simples para defender sua visão predadora de impostos   +TAG   […]

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: