Miguel do Rosário, via Tijolaço em 10/8/2013
O jornalista Bryan Gibel, o jovem desta foto aí de cima, talvez já tenha terminado o curso de jornalismo em Berkeley. Espero que tenha sido aprovado com louvor, porque ele merece. Em 2012, o jovem Gibel produziu um trabalho interessante, intitulado “Corrupção além das fronteiras: uma fábula moral” (tradução livre minha). A dica me chegou via @stanleyburburinho.
Em seu trabalho, ele nos oferece um delicioso relato sobre conversas que manteve com advogados, jornalistas, políticos durante a viagem que fez ao Brasil para se aprofundar no assunto.
Para quem souber inglês e se interessa em entender a lambança que os tucanos fizeram nos metrôs e trens de São Paulo, aí tem um ótimo material. É interessante também por trazer alguns e-mails aos quais a imprensa anda dizendo que “teve acesso”, como se se tratassem de grandes segredos. Não são. É um escândalo que vem rolando mundo a fora há anos, com todo mundo sabendo que políticos paulistas do PSDB estavam envolvidos. Só no Brasil o escândalo foi abafado até agora, quando a coisa explodiu por pressão internacional.
No trabalho de Gibel, vem detalhado o percentual das propinas pagas às autoridades num dos “projetos”: 7,5% de todo o valor do contrato!
Quem vai gostar muito de ler esse trabalho é o Merval Pereira, sobretudo agora que ele descobriu que os tucanos não são os éticos ilibados que ele achava que fossem.
Aproveito e indico outras matérias aos quais Merval deve prestar atenção:
Alstom pagou US$20 milhões a partidos do Brasil (onde está partidos, leia-se PSDB e DEM)
PF vê pagamentos a partidos e indicia 10
***
Leia também:
● Coletânea de textos: Trensalão tucano e a grande quadrilha
● O repórter que descobriu o trensalão tucano
● Coletânea de textos: Alckmin e sua mediocridade
Tags: Alstom, Bryan Gibel, CPTM, Metrô, Propinoduto, Siemens, Tucano
24 de dezembro de 2013 às 1:13
Nós brasileiros ficamos como maridos traídos: os últimos a saber. Mas eu me pergunto: donde tiraram, por tantos anos, os tucanos tanta habilidade e tanto poder para esconderem suas falcatruas e tentarem convencer a população de que o PT inventou a corrupção, expondo-o à execração pública? Foram dezenas de denúncias, a maior parte muito graves, no governo FHC, nos governos Alckmin e no de Serra, todos abafados. Todo governo, de qualquer partido, tem suas falhas, seus escândalos; os homens, infelizmente, não são infalíveis nem impecáveis. Voto no PT e conheço suas falhas. A democracia amadurece e as instituições se aprimoram investigando, punindo e fechando as portas por onde pode entrar a corrupção. Democracia é governo de homens, não de anjos (nem de quartel) Por que tucano não é investigado? Por quê??