Índice de Desenvolvimento Humano: Comparação entre os governos do PT e PSDB

IDH04_Comparacao

ONU: Evolução do IDH brasileiro mostra “progresso impressionante”

Luana Lourenço, via Agência Brasil

Os dados apresentados na segunda-feira, dia 29, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mostram “melhora significativa” nos indicadores brasileiros, segundo o coordenador do sistema Nações Unidas (ONU) no Brasil e representante do Pnud no país, Jorge Chediek.

Na comparação entre os dados de 1991 e 2010, o IDHM no Brasil subiu de 0,493 para 0,727, avanço de 47,5% em duas décadas. O índice considera indicadores de longevidade, renda e educação e varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desenvolvimento do município.

Na avaliação do representante na ONU, nos últimos 20 anos, o país registrou “progresso impressionante” na redução das desigualdades e melhoria do desenvolvimento humano. “Olhamos o Brasil como exemplo de país que tinha passivos históricos de desigualdade econômica, regional e racial. O relatório mostra que, com uma ação clara e forte compromisso da política pública, é possível atacar desigualdades históricas em pouco tempo”, avaliou.

O IDHM faz parte do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, ferramenta online de consulta do índice municipal e de mais 180 indicadores, construídos com base nos Censos de 1991, 2000 e 2010. O atlas foi produzido pelo Pnud em parceria com Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.

Depois de mapear indicadores do 5.565 municípios, a próxima etapa do levantamento, segundo Chediek, será agrupar com maior nível de detalhamento dados das 14 maiores regiões metropolitanas do país. Além disso, o Pnud deverá lançar um relatório com análise qualitativa das informações – e não apenas quantitativa – com sugestões para elaboração de políticas públicas.

“Os atlas podem e devem ser usados com instrumentos para o planejamento. O documento dá dicas do que precisa ser feito. Gostaríamos que virasse um instrumento para construção de um país melhor, baseado em informações fortes”, sugeriu o representante da ONU.

O ministro interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, disse que o IDHM é um indicador de muita relevância para a população, por fornecer informações sobre o local onde elas vivem e por agrupar todas etapas do ciclo da vida na composição do índice. “O IDHM é só um começo. O trabalho tem pelo menos mais 770 outros indicadores que vão permitir captar e entender outras dimensões”, disse, em referência a outros dados disponíveis no atlas.

IDH03_Comparacao

Clique aqui para mais informações sobre o IDH 2013.

Tags: , , , , , , , ,

3 Respostas to “Índice de Desenvolvimento Humano: Comparação entre os governos do PT e PSDB”

  1. Benevenuto Nadal Says:

    Essa é uma excelente matéria para CALAR A BOCA de todos aqueles que não querem, não conseguem, ou não aceitam entender que o PT(LULA E DILMA) estão fazendo o MELHORES GOVERNOS DE TODOS OS TEMPOS NO BRASIL.
    Pois é seu Giordano, e ainda tem incautos alienados que ainda endeusam o tal FHC, o rei da “privataria tucana”!!!

  2. Giordano Says:

    E aí, Aloysio 300 mil, vai engolir essa desfeita sem reagir da tribuna do senado? Não é possível que o PT tenha conseguido fazer isso tudo em míseros 10 anos. Terá sido por causa do Bolsa Família? “Assim não pode, assim não dá”, diria FHC nos áureos tempos em que seu desgoverno quebrou o país três vezes e vivia de pires na mão, rastejando aos pés do FMI, kkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Comparação de IDH entre governos do psdb e PT | Brasil Unido Says:

    […] Fonte: https://novobloglimpinhoecheiroso.wordpress.com/2013/07/30/indice-de-desenvolvimento-humano-comparaca… […]

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: