Máfia de branco: Agora eles querem sabotar o Programa Mais Médicos

Coxinhas_Charge01

Depois do Zé Gotinha, apareceu o Zé Coxinha.

Eles estão pedindo para que os colegas se inscrevam no programa e depois não deem prosseguimento às outras etapas da seleção. Enquanto isso, a população fica sem assistência.

Via Blog Volta pra casa, Padilha

Os médicos já vêm extrapolando todos os limites de bom senso há muito tempo. Quando uma pessoa não tem caráter é só uma pessoa sem caráter. Quando muitas pessoas sem caráter se unem, é dado o nome de máfia. Então estamos diante da máfia de branco.

Essa máfia de branco, porque não tem outro nome para o que estão fazendo, está promovendo um ato criminoso que é colocar uma mobilização nas redes sociais para boicotar o Programa Mais Médicos, incitando a que todos os colegas se inscrevam no programa e depois não deem prosseguimento às outras etapas da seleção.

Isso é um ato, além de criminoso, irresponsável, pois estamos falando de vidas de pessoas que estão à margem da sociedade, pois não tem saúde básica por conta desses tecnocratas que se defendem atacando de todas as formas um programa que vai beneficiar milhares de pessoas em todo o Brasil.

O que querem essas pessoas que fizeram um juramento de Hipócrates e que não cumpre uma vírgula do que se comprometeram no dia de sua formatura.

Onde está o humanismo desses profissionais? Não existem. Eles dizem que é falta de estrutura, mas, eu como doadora dos Médicos sem Fronteiras, que recebo os relatórios deles mensalmente, me pego a pensar com meus botões, esses são humanistas sim. Trabalham em condições precárias, em hospitais de campanha (barracas improvisadas), sem conhecimento da língua local e isso não os impedem de fazer esse trabalho humanitário reconhecido no mundo inteiro.

Nem precisamos de ir muito longe, o ministro Alexandre Padilha poderia ter atuado nos grandes centros, mas se sensibilizou e foi para o interior do Pará atender comunidades indígenas e campesinas. E os médicos dizem que ele é um homem de gabinete que não entende as necessidades da população. Mais uma mentira desses médicos que estão fazendo qualquer coisa para que a população que precisa não tenha atendimento. Ele foi onde poucos vão foi amor à profissão e à humanidade.

Os médicos poderiam muito bem seguir seu exemplo e fazer de suas carreiras uma coisa decente. Mas não, eles além de levantar suspeitas contra o ministro, acusando-o de coisas que ele não fez, querem também que a população do interior e periferias morram sem assistência.

Isso não é nem omissão de socorro, é um ato de extrema crueldade que deveria ser punido exemplarmente. Esse Conselho Federal de Medicina, sindicatos e associações estão formando um cartel. Quantas vezes já foi visto, por exemplo, um médico com residência em anestesiologia não poder exercer sua profissão por não fazer parte da “sociedade” de anestesiologia que fica na mão de poucos e isto estou falando da minha cidade que é uma capital pequena e a atenção em saúde básica funciona inclusive nas comunidades carentes da ilha. Mas, em sua grande maioria, os médicos de família nem são formados aqui, vem de outros estados. Então eles poderiam ser chamados de estrangeiros no meu estado, já que vieram de outros. E os médicos corporativistas não aceitam esses que na maioria das vezes só trabalham no SUS.

Eu não preciso ser da área médica para entender a conjuntura do que está ocorrendo no país. As faculdades formam tecnocratas porque os professores são especialistas e não tem interesse de formar alunos com atenção em saúde básica. São tecnocratas formando tecnocratas.

O Brasil precisa de médicos comprometidos com a humanização do SUS e não essas sociedades, sindicatos que estão se lixando se o pobre tem ou não uma saúde preventiva e reclamam da superlotação dos Pronto Socorros. Se os pronto socorros e a fila de espera de cirurgias eletivas existem é porque não há prevenção de doenças.

Os médicos que atendem os planos de saúde, com lista de espera de até seis meses para consulta, nem olham para a cara da gente, vão logo pedindo um monte exames simples e de alta complexidade geralmente dizendo, faça em tal laboratório, em tal clínica específica, dos quais ou são sócios ou pelo que me parece, agora analisando, devem receber alguma coisa pela indicação. Fora que quando um representante de laboratório chega nos consultórios, são passados na frente de pacientes que muitas vezes estão há horas esperando pela consulta porque o médico geralmente está atrasado, dando como desculpa as mais esfarrapadas possíveis.

Isso é uma falta de respeito e humanidade para com o paciente. E além dessa presepada toda, agora querem boicotar a seleção do Programa Mais Médicos? A polícia federal tem que investigar, ficar em cima mesmo para que essa máfia de branco seja identificada, inquirida, processada e além de ser punida com prisão, seja condenada civilmente por danos morais e materiais quem se sentir atingido.

Tem mais, com base nessa reportagem, vou tomar as providências judiciais que acho cabíveis, pegando todos os comentários printados do meu mural e das páginas deles no Facebook e entrar com um ação civil pública. Vou-me informar se tem alguma associação de pacientes sem atenção em saúde básica no meu estado para dar seguimento a ações judiciais que visem dar um basta nessa situação vergonhosa.

Esses médicos deviam é ter vergonha da postura deles.

Leiam na íntegra a reportagem do Correio Braziliense:

Médicos se mobilizam na internet para atrasar “importação” de estrangeiros

A ideia é fazer com que todos os profissionais se inscrevam no programa Mais Médicos e boicotem as etapas seguintes da avaliação

Mirelle Pinheiro, publicado em 12/7/2013

Médicos brasileiros se mobilizam na internet para atrasar o cronograma do governo com a importação de estrangeiros. A ideia é fazer com que todos os profissionais se inscrevam no programa Mais Médicos, lançado pelo governo federal na última terça-feira (8/7). Os médicos não dariam prosseguimento às outras etapa da seleção.

Por meio de mensagem que circula no Facebook, os profissionais da saúde são orientados a fazer o cadastro no programa, e boicotar as etapas posteriores. A grande quantidade de cadastros, de acordo com o comunicado, faria com que o sistema de avaliação do programa ficasse sobrecarregado e dificultasse o processo. O atraso faria com que o Conselho Federal de Medicina (CFM) ganhasse mais tempo para conseguir uma liminar na justiça e barrar a importação dos médicos estrangeiros.

Medicos16_Facebook

Mensagem divulgada no Facebook sugere o boicote de profissionais ao Programa Mais Médicos.

O Correio entrou em contato com o Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico) e com o CFM – ambos negam qualquer envolvimento com o comunicado divulgado na internet. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, encaminhou na quinta-feira (11/7) ofício ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitando o acompanhamento pela Polícia Federal das inscrições no programa Mais Médicos.

Ato Médico

As associações de médicos informaram que vão deixar as cadeiras que ocupam em fóruns governamentais, como o Conselho Nacional de Saúde. A categoria não aprovou os 10 vetos na Lei do Ato Médico pela presidente Dilma Rousseff.

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto d’Ávila, disse que a categoria se sentiu “traída” pelas outras profissões, que apoiaram os vetos, e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha: “Os vetos mutilam e ferem de morte o projeto, mas vamos lutar para derrubá-los. Esperamos que o Congresso Nacional não se curve, já que foi um trabalho muito sério o que fizemos”.

Programa Mais Médicos

O programa dá prioridade a médicos brasileiros no preenchimento de novas vagas criadas – na ausência de candidatos locais, o governo abre as vagas para estrangeiros. Os profissionais contratados receberão bolsa do Ministério da Saúde de R$10 mil para atuar, sob a supervisão de instituições públicas de ensino, na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) em municípios do interior e em regiões metropolitanas. Também está previsto o pagamento de auxílio-deslocamento, que pode chegar a R$30 mil.

Medicos17_Facebook

Tags: , , ,

128 Respostas to “Máfia de branco: Agora eles querem sabotar o Programa Mais Médicos”

  1. Eduardo Rodrigues Says:

    Pura sacanagem…

  2. Eduardo Rodrigues Says:

    Mais um panaca falando do Juramento de Hipócrates sem saber seu conteúdo. Leiam!..e parem de dizer bobagem.

  3. Eduardo Rodrigues Says:

    Que monte de gente falando asneira…A Unimed bota o dinheiro dela onde quiser e só quem tem algo com isso são os cooperados, o resto só assiste. Sugestão: quando adoecer favor não encher o saco dos crápulas.

  4. Roberto Mndes Says:

    Minha Cara Ana Goth.
    Eu até queria ser o Norberto, mas não sou.
    Se vc me acha virtual, ou fake, é pq não nos conhece.
    Se vc vier ao Hospital Municipal de Ipatinga vai conhecer nós dois.
    O Norberto, a quem chamo de Professor, é 20 anos mais velho que eu. Amigo de pouco tempo mas muita valia.
    Fico muito feliz em saber que escrevo igual a ele.
    E, baseado nas suas conclusões, deve ter muito fake por aqui, pois, muita gente escreve mal e uso “palavrões”.
    Abraços a todos.

  5. Marcos Pinto Basto Says:

    Calma! Todos deram suas opiniões e mostraram suas razões, agora resta-nos observar o que vai acontecer nesses lugares onde faltavam médicos.

  6. Joana Ripoll Says:

    Se acha chato, pq leu?

  7. Gabriel Zerbiba Says:

    Classe, educação e talento???? O senhor andou bebendo? Vc ta se achando o superior né? discussão não é chá de amigas! Houve animos exaltados, mas faz parte. que comentario idiota, tipico de conformistas que sempre aceitam acopiniao dos outros. moralista hipocrita,
    Volta pra igreja carola!

  8. Tchapa Says:

    Coisa chata estes dois ficarem discutindo. Os dois estão certos sob seus ponto de vista. Tanto a Sra. Lúcia quanto o Sr. Pedro. Mas, o que posso afirmar com certeza, é que os dois não tem classe, educação e talento para discutirem seus ponto de vista. Extremistas e radicais. A pior parte de uma pessoa. Talvez até chegassem a vias de fato se estivessem próximos. Deus me livre desse tipo de gente.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: