Folha mente: Brasil continua as negociações com Cuba para contratação de médicos

Alexandre_Padilha05

Alexandre Padilha lança programa para contratação de médicos estrangeiros.

Via Correio do Brasil

Não procede a informação de que o Ministério da Saúde tenha paralisado negociações com o governo cubano para a contratação de médicos formados naquele país. Segundo a assessoria de Comunicação Social do ministro Alexandre Padilha, ao Correio do Brasil, “o programa lançado na segunda-feira, dia 8, não traz qualquer alteração na política de contratação de médicos do exterior, nem em relação a Cuba ou qualquer outro país”.

O desmentido ocorre sobre uma matéria publicada no diário conservador paulistano Folha de S.Paulo, na qual a repórter Flávia Marreiro afirma que “o Brasil paralisou as negociações com Cuba” para a contratação de 6 mil médicos cubanos.

“Não sei de onde a repórter tirou essa informação. Aqui na assessoria [de imprensa] não foi, e em nenhum outro segmento do Ministério, pois o programa lançado pelo ministro na tarde desta segunda-feira está pronto e não traz, de forma alguma, essa informação”, afirmou a jornalista que conversou com a reportagem do CdB.

A Folha também afirma que “nem o Ministério da Saúde nem o Itamaraty, que havia anunciado a tratativa em maio e agora diz que ela está congelada, explicam as razões da mudança de planos”. Mas a resposta do Itamaraty foi ainda mais contundente.

“Isso é tudo invenção. A repórter já ligou com a matéria pronta. Por mais que disséssemos serem improcedentes todas as informações que ela apresentava, de nada adiantou”, afirmou a assessora do Ministério das Relações Exteriores, ao CdB.

Ainda de acordo com o Itamaraty, compete à chancelaria brasileira viabilizar os trâmites legais e as negociações entre os governos brasileiro e cubano para a contratação dos profissionais, “mas em momento algum é tarefa do Ministério das Relações Exteriores traçar a política pública de saúde do país”, acrescentou.

A informação da Folha, de que “a desistência do Brasil é um revés para Havana, que tem dito que o envio dos médicos ao exterior é sua maior fonte de divisas e deseja ampliá-lo” também foi categoricamente desmentida por alta fonte do governo cubano próxima às negociações, ouvida por telefone pela reportagem do CdB, em condição de anonimato.

“Em nenhum momento houve a suspensão das negociações com o governo cubano para o envio dos médicos ao Brasil. Aqui [em Havana], a notícia sequer repercutiu, pois os preparativos para a viagem dos profissionais que seguirão ao Brasil seguem normais, sem nenhuma intercorrência. Ao contrário do que disseram aí [no Brasil], estão todos muito felizes em poder contribuir para a saúde dos nossos irmãos brasileiros”, afirmou.

O programa de contratação de médicos estrangeiros, em curso no Ministério da Saúde, também buscará profissionais de outros países, como Espanha e Portugal.

“Não há exclusão de nenhum país, exceto aqueles que tenham uma relação médico/habitante menor do que a do Brasil. Esta é a única condição impeditiva para a contratação de profissionais de saúde de outras nacionalidades”, concluiu a assessoria do Ministério.

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “Folha mente: Brasil continua as negociações com Cuba para contratação de médicos”

  1. Sonegação da Globo equivale a 30 “mensalões”: A | SUSCETÍVEL FEBRIL Says:

    […] cobra esclarecimentos dos EUA sobre espionagem   Janio de Freitas: De galinhas e medicina   Folha mente: Brasil continua as negociações com Cuba para contratação de médicos   Governo federal lança programa para que os brasileiros tenham uma saúde de qualidade   […]

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: