Brasil cobra esclarecimentos dos EUA sobre espionagem

Obama_Big_Brother03Itamaraty já entrou em contato com embaixador norte-americano em Brasília.

Via Opera Mundi

O governo brasileiro pediu, no domingo, dia 7 explicações dos EUA sobre a espionagem de cidadãos e empresas do País revelada no dia 6 pelo jornal O Globo, com base em documentos vazados pelo ex-consultor da CIA Edward Snowden, responsável por ceder informações sigilosas de programas de espionagem dos Estados Unidos à imprensa.

O Ministério das Relações Exteriores já entrou em contato com o embaixador norte-americano no Brasil, Thomas Shannon, para cobrar esclarecimentos sobre o assunto e também pediu à embaixada brasileira em Washington para que fizesse o mesmo com o governo de Barack Obama.

O governo federal também vai enviar uma moção à ONU pedindo por mais segurança cibernética, para evitar esse tipo de comportamento por parte de outros países.

A presidente Dilma Rousseff tomou a decisão de como reagir na manhã de hoje, depois de reunião no Palácio da Alvorada, em Brasília, com Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, Gleisi Hoffmann, ministra da Casa Civil, Ideli Salvatti, de Relações Institucionais, José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, Aloizio Mercadante, da Educação, e Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência.

O presidente nacional do PSOL (Partido Socialista), Ivan Valente, anunciou que pretende apresentar um requerimento até terça-feira, dia 9, convidando o embaixador Shannon a participar da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, para prestar esclarecimentos. Ele afirmou que a conduta dos EUA é “inaceitável e invasora” e que “as ruas devem execrar e repudiar a atitude de ‘polícia do mundo’” dos norte-americanos.

De acordo com a agência de notícias AP, o porta-voz da embaixada norte-americana no Brasil, Dean Chaves, disse apenas que só o governo em Washington comentaria o caso. Já o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, Tovar Nunes, disse que, se a espionagem for comprovada, seria uma situação muito grave, à qual o Brasil “responderia de acordo com a gravidade”.

Tags: , ,

4 Respostas to “Brasil cobra esclarecimentos dos EUA sobre espionagem”

  1. vera vassouras Says:

    Ao invés de solicitar explicações ao governo americano, o que se traduz por uma farsa, o Brasil deveria excluir dos serviços públicos, polícias, judiciários, legislativos e do próprio executivo, todos os agentes americanos travestidos com certidão de nascimento ou casamento no território brasileiro. Deveria iniciar com a acusação formal contra o ex-presidente da república, um dos agentes da cia na América Latina. E, mais, monitorar todos aqueles que possuem dupla cidadania, excluí-los e expulsá-los do país.

  2. Sonegação da Globo equivale a 30 “mensalões”: A | SUSCETÍVEL FEBRIL Says:

    […] notícias Como desmoralizar o governo federal utilizando a bolsa de valores   Brasil cobra esclarecimentos dos EUA sobre espionagem   Janio de Freitas: De galinhas e medicina   Folha mente: Brasil continua as negociações com […]

  3. Brasil cobra esclarecimentos dos EUA sobre espionagemLIMPINHO E | SUSCETÍVEL FEBRIL Says:

    […] Brasil cobra esclarecimentos dos EUA sobre espionagem […]

  4. emerson57 Says:

    inócuo cobrar esclarecimentos.
    inez é morta.
    agora é se proteger.
    e fazer contra espionagem.
    …………………….
    só falta o brasil agora comprar os aviõezinhos de guerra deles, para defender o que mesmo?

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: