O herói da mídia Joaquim Barbosa voa para ver jogo do Brasil com dinheiro público

Joaquim_Barbosa49

O ínclito e pundonoroso ministro do STF assistiu a partida contra a Inglaterra ao lado de filho no camarote do casal 20, Luciano Huck e Angélica.

Eduardo Bresciani e Mariângela Gallucci, via Agência Estado

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, usou recursos da Corte para se deslocar ao Rio de Janeiro no final de semana de 2 de junho, quando assistiu ao jogo Brasil e Inglaterra no estádio do Maracanã. O STF diz que a viagem foi paga com a cota que os ministros têm direito, mas não divulgou o valor pago nem qualquer regulamento sobre o uso da cota.

O tribunal confirmou à reportagem que não havia na agenda do presidente nenhum compromisso oficial no Rio de Janeiro durante o final de semana do jogo no Maracanã. Barbosa tem residência na cidade e acompanhou o jogo ao lado do filho Felipe no camarote do casal de apresentadores da TV Globo Luciano Huck e Angélica. Segundo a Corte, porém, apenas o ministro viajou de Brasília com as despesas pagas pelo STF. Os voos de ida e de volta foram feitos em aviões de carreira.

Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo de maio deste ano mostrou que ministros têm usado recursos da Corte para viagens durante o recesso forense, quando estão de férias, e para levar as mulheres em diversos voos internacionais. O total gasto em passagens para ministros do STF e suas mulheres entre 2009 e 2012 foi de R$2,2 milhões. Neste período, Barbosa utilizou recursos da Corte para passagens enquanto estava de licença médica e não participava dos trabalhos em Brasília. Os dados oficiais foram retirados do portal da transparência do Supremo após a reportagem por supostas “inconsistências”.

O Supremo diz que os ministros dispõem de uma cota para voos nacionais tendo como base uma decisão tomada em um processo administrativo durante a gestão de Nelson Jobim na presidência da Corte. Segundo o STF, a cota equivale a um deslocamento mensal para o estado de origem com base na tarifa mais alta para voos entre Brasília e Sergipe, devido ao fato de o ministro já aposentado Carlos Ayres Britto ser o integrante da corte naquele momento que morava na unidade da federação mais distante.

De acordo com o tribunal, a cota é anual e não é submetida a controle. As passagens podem ser usadas a qualquer momento, inclusive no recesso parlamentar, durante licenças, ou para viagens motivadas por interesses pessoais dos ministros.

***

Leia também:

De licença médica, Joaquim Barbosa bebe com amigos e emperra o STF

Nádegas de ouro: Reforma dos banheiros de Joaquim Barbosa custará R$90 mil

Reinaldo Azevedo: “A arrogância de Joaquim Barbosa é espantosa!”

O ético Joaquim Barbosa, o herói da mídia, usou passagens do STF quando estava de licença

Joaquim Barbosa ataca instituições democráticas do Brasil

STF paga viagem de jornalista de “O Globo”

Bater em mulher é covardia: Quando Joaquim Barbosa não era herói da mídia

***

Henrique_Alves02

Para assistir a seleção e almoçar com Aécio, Henrique Alves utiliza jatinho da FAB

Via Correio do Brasil

O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), que almoçou com o senador Aécio Neves (PSDB/MG) e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), antes do jogo da seleção brasileira contra os espanhóis, no Maracanã, pagará uma conta mais salgada do que imaginava. Alves terá de reembolsar ao erário público a quantia relativa aos gastos da Força Aérea Brasileira (FAB) com o jatinho C-99 disponibilizado para ele viajar ao Rio de Janeiro junto com a noiva, Laurita Arruda, dois filhos e um irmão dela, o publicitário Arturo Arruda, acompanhado da mulher Larissa, além do filho dele. Um amigo de Arturo conseguiu uma carona no voo de volta.

De acordo com o decreto 4244/2002, que disciplina o uso de aviões da FAB por autoridades, os jatos podem ser requisitados quando houver “motivo de segurança e emergência médica, em viagens a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente”.

Tags: , , , , , , , ,

4 Respostas to “O herói da mídia Joaquim Barbosa voa para ver jogo do Brasil com dinheiro público”

  1. vanildo Says:

    na verdade os tucanalhas, não estão preocupados, com roubalheiras, eles que e ganhar o poder, pra acabar com o brasil, mas isso não vai acontecer, vai ser no 1º turno. rsrsrsr

  2. Pedro Says:

    Deve ter gastado bem menos que os mensaleiros, Joaquim Barbosa vc o Brasil le deve bem mais que apenas uma viajem.
    Parabéns.

  3. Helmuth de Franca. Says:

    QUERO DIZER O SEGUINTE QUEM TEM RABO PRESO NÃO PODE JULGAR NINGUÉM ,PERGUNTO PORQUE FICA FALANDO DE ÉTICA E MORALIDADE? UMA PESSOA DESSA NÃO TEM CONDIÇÕES DE JULGAR NINGUÉM, SE FOR VERDADE O QUE ESCREVERAM SOBRE ELE .COMO VAI JULGAR OS MENSALEIROS,PRECISO VER SE ISSO REALMENTE É VERDADE.

  4. SEXTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2013O que Joaquim | SUSCETÍVEL FEBRIL Says:

    […]   O herói da mídia Joaquim Barbosa voa para ver jogo do Brasil com dinheiro público Limpinho & Cheiroso – […]

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: