Mídia golpista prepara o bote!

PIG00Altamiro Borges em seu blog

As manchetes dos dois jornalões paulistas na quarta-feira, dia 19, sinalizam uma nova flexão dos barões da mídia, famosos pelo seu histórico golpista. Folha: “Ato em SP tem ataque à prefeitura, saque e vandalismo; PM tarda a agir”. Estadão: “Manifestantes tentam invadir Prefeitura; SP tem noite de caos”. Na prática, eles exigem o retorno dos soldados da tropa de choque às ruas, com suas balas de borracha, bombas de gás e a costumeira truculência. Parecem querer um ou vários cadáveres para exigir algo mais!

Há duas semanas, no início dos protestos liderados pelo Movimento Passe Livre (MPL), a velha imprensa fez o discurso da Velha República. Ela tratou as mobilizações sociais como “caso de polícia” e rotulou os jovens manifestantes de vândalos e terroristas. Na fatídica quinta-feira, dia 13, os editoriais da Folha e do Estadão exigiram sangue da PM. O governo tucano Geraldo Alckmin atendeu às ordens midiáticas e a polícia esbanjou violência, em cenas que relembraram as caçadas nas ruas da época da ditadura militar.

A reação da sociedade foi imediata. A truculência policial serviu de estopim para manifestações de repúdio em todo o País. A mídia e a repressão foram derrotadas. Alckmin foi obrigado a recuar, “liberando o vinagre” e retirando a tropa de choque das ruas. Os protestos cresceram e tornaram-se ainda mais difusos – e confusos. Os jornalões e as tevês, que antes babavam ódio contra os manifestantes, mudaram o tom da cobertura. Viram uma oportunidade de instrumentalizar o movimento e passaram a apoiá-lo.

Agora, porém, os barões da mídia – sempre tão versáteis nas suas manobras táticas – fazem nova flexão. Exigem a volta da repressão. Tentam vender a imagem de que o país caminha para o “caos” e que a “PM tarda a agir”. Responsabilizam Haddad e Dilma pela situação e voltam a acionar Geraldo Alckmin. Cabe às forças políticas mais consequentes a mesma agilidade tática para evitar que um movimento legítimo vire massa de manobra dos golpistas. O momento exige respostas rápidas – principalmente do prefeito Fernando Haddad – e muita lucidez dos setores que não querem uma volta ao passado tenebroso!

Tags: , , ,

Uma resposta to “Mídia golpista prepara o bote!”

  1. benevenuto Says:

    Esse golpe vem sendo “gestado” há há dez anos, ou seja desde o primeiro governo Lula, o qual com muito carisma conseguiu segurar a barra, e ainda fez o Brasil melhorar em muitos aspectos, o que aguçou ainda mais o ódio dos “direitopatas” que adiaram o grande golpe para a eleição de 2010. Mas como sabemos levaram outra “lavada”. Ao que tudo indica eles não estão a fim de esperar 2014, com certeza estão por trás dessas passeatas, que como sempre estão sendo “polotadas” pelo PIG, que por sua vez, como em 1964, está sendo pilotado por agenes externos, inclusive infiltrados nos movimentos.
    Nossos governantes tem que agir com muita sensatez e sabedoria, sem violência, porém com muita firmeza, para não deixar o “monstro” crescer mais do que o necessário, para que as coisas não fujam ao controle. E em seguida acelerar a regulamentação da mídia, pois sem isso, pouco ou nada se resolve.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: