
Aécio, Barbosa e Anastasia, em Ouro Preto: Presidente do STF marca presença em evento que o bom senso indicaria evitar. Foto de Marcelo Prates/Folhapress.
Helena Sthephanowitz, via Rede Brasil Atual
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, participou no domingo, dia 21, de uma cerimônia oficial pelo feriado de Tiradentes, organizada pelo governo de Minas Gerais, em Ouro Preto. Convidado como orador do evento, Barbosa recebeu o Grande Colar, homenagem máxima oferecida a personalidades que, segundo o governo estadual, ajudaram no desenvolvimento de Minas e do Brasil, além de acompanhar e ser acompanhado o tempo todo pelo senador Aécio Neves, candidato do PSDB às eleições presidenciais do ano que vem.
Mas se oficialmente o presidente da instância máxima do Judiciário do País honrou com sua presença um evento institucional, por outro lado é evidente que aquilo é também um palanque político – todo mundo sabe disso –, e o espectro da exploração política do julgamento do “mensalão” recomendaria que Barbosa mantivesse distância de tal cerimônia.
A delicadeza da situação é constatada pela ausência em Ouro Preto de outro senador mineiro, o aecista Clésio Andrade, réu no processo do mensalão tucano em Minas, ex-sócio do publicitário Marcos Valério, e vice-governador de Aécio Neves entre 2003 e 2006. Também não deu as caras outro ex-governador, o deputado Eduardo Azeredo (PSDB), um dos pivôs do esquema que o STF ainda não se dispôs a julgar.
Ganhou a esperteza política de Aécio, que marca território entre os eleitores que acreditam que Barbosa seja um arauto do combate à corrupção. Mas em se tratando do próprio Barbosa, que frequentemente tem sido protagonista de sucessivos episódios de conflitos entre outras instâncias do Judiciário e com veículos da velha mídia, que apesar de tudo ainda o apoia, o desgaste pode ser grande e uma nova saraivada de críticas pode estar a caminho.
Sabe-se lá se é a famosa picada da mosca azul, que leva pessoas a desejarem mais e mais poder, ou se é a esperteza dos tucanos mineiros que plantam notinhas pela imprensa espalhada pelo País, para depois checar os resultados junto à opinião pública, mas depois desse ato, corre a notícia de que Barbosa seria vice de Aécio. Melhor não duvidar.
***
Leia também:
Nádegas de ouro: Reforma dos banheiros de Joaquim Barbosa custará R$90 mil
Reinaldo Azevedo: “A arrogância de Joaquim Barbosa é espantosa!”
Tags: Aécio Neves, Antônio Anastasia, Joaquim Barbosa, Ouro Preto, Tiradentes
6 de junho de 2014 às 1:12
Estava querendo. Não quer mais! Quinzão não desistiu, fugiu porque sabe do chumbo quente que está vindo por aí.
3 de junho de 2014 às 18:11
Perfeito. Foi o que pensei também.
5 de maio de 2014 às 17:19
Concordo contigo Aline, falou tdo…..
30 de abril de 2014 às 22:39
Estava mesmo custando a verdade aparecer. Toda aquela garra do Dr.Joaquim Barbosa, deu lugar à ambição desmedida que polui o ambiente politico brasileiro.Está provado que sua valentia escondi algum propósito. Está querendo entrar na politica pela porta dos fundos.
30 de abril de 2014 às 21:19
Quinzão, Joaquim Benedito Barbosa Gomes foi escolhido por Lula para ocupar uma vaga de ministro do STF, por ser o negro com maiores habilitações acadêmicas. Uma decisão prestigiando a raça negra que tanto sofreu neste Brasil e ainda sofre.
Em razão disto, Quinzão deveria ter relatado a AP 470, amparado pela verdade e justiça, coisa que não, ocultando provas da inocência de muitos dos arguidos e no final, cometeu um monumental atropelo da justiça, condenando membros do PT a pesadas penas de prisão sem provas materiais ou testemunhais de qualquer delito. Foi uma vergonhosa afronta ao STF e judiciário brasileiro, condenada por todos os grandes juristas brasileiros!
Mais uma prova que nós vivemos num País sem lei!
Isto acontece porque nós não temos quem nos represente perante o governo da república e nem dispositivos legais que nos permitam expressar nossa opinião no congresso nacional!
Quinzão foi cooptado pela turma de urubus encaixados ou sempre pairando sobre a administração federal cujo objetivo é abocanhar o O.G.U..
Chamem o Delegado Protógenes Queiroz, hoje Deputado Federal e deixem-no prosseguir a Operação Satiagraha que vamos chegar aos bandidos que fomentaram esta farsa do mensalão.
António Dantas, o Quinzão deveria estar confinado na Papuda na companhia do Aécio, Anastasia, FHC, Sarney, Alckmin, Serra, Kassab e muitos outros que só atrapalham a vida nacional.
30 de abril de 2014 às 18:54
É um absurdo nós brasileiros acharmos que uma personalidade como sr. Ministro Joaquim Barbosa tenha que viver em clausura um evento deste jamais ele ou outro chefe de poder tenha que está ausente , temos é que saber conviver com tal atos públicos nacionais e democráticos e não sermos hipócritas e ficar sempre no proibido, acorda Brasil!!!!!!
29 de abril de 2014 às 8:22
Tudo isso (perto de eleição) se resume numa única palavra: “politicagem”!
28 de abril de 2014 às 15:08
A participação do Ministro Joaquim Barbosa nesse encontro,não muda o carater do grande Ministro do STF.
Só para informar algumas pessoas, Joaquim foi indicado ao STF pelo governo do PT e nem por isso ele deixou de aplicar a Lei quando os mensaleiros ligados ao PT foram a julgamento. Não é por estar em palanque com Aécio Neves que ele deixa de ser um homem honesto,afinal antes com Aécio Neves do que com Dilma. Não podemos julgar Aécio..isso fica pra o Ministro Joaquim se Aécio cair na besta de roubar a NAÇÃO BRASILEIRA.
27 de abril de 2014 às 20:00
gente fiquei chocado com essa noticia essa foto.Agora sei que o julgamento do mensalão foi totalmente injusto.GRANDE GOLPE A CAMINHO.
27 de abril de 2014 às 15:35
concordo plenamente que tem cheiro de golpe tanto da midia como STF, E OPOSIÇÃO MAS SERAM RE SACHADO PELO POVO ALIAS JÁ ESTÃO O FANTASTICO DE DOMINGO PASSADO TEVE A PIOR AUDIENCIA E SE DEPENDER DE MIM SERA PIOR AINDA HOJE NÃO LIGA A TV NO FASTASTICO
ASS. RONALDO HONORATO SERAFIM
28 de julho de 2013 às 3:12
Aline, o Aécio é um tremendo corrupto vendilhão com uma tremenda fortuna em nome de laranjas que continua na politicalha para melhor escapar a investigações maiores. É réu em processo que já deveria ter sido julgado no STF. O Quinzão não deveria ter ido à cerimónia onde estava o ladrão para depois não ter que ouvir alguma acusação.
27 de julho de 2013 às 11:51
Aline provencio,dia 25/12 o papai noel vem,não se esquece disso.Você acha que somos tão tolos,a ponto de acreditar em uma farsa dessas,julha corruptos,será mesmo,pois esta apertando a mão de um dos mais corruptos desse pais.Que paradoxo em…faça me ri,cara e uma montagem da mídia,safado que nem esse joaquim barbosa,somente esse Aecio neves,agora com os 4,3 bilhões que ele desviou,esta pronto para gastar na campanha..
22 de junho de 2013 às 5:07
Mas tem gente que tem mania de perseguição mesmo né. Ninguém precisa ser cego ok. Mas no caso aí..o J. Barbosa estava em uma cerimônia OFICIAL recebendo condecorações que merece por condenar corruptos que metem a mão no nosso dinheiro.
Não tem nenhum dever em manter distância de eventos assim por estar julgando o mensalão, pois o Supremo vive julgando corrupção e todas advém de algum partido, normalmente do que está no poder.
Clésio Andrade não compareceu sendo ou não aecista, pois tem que ter vergonha mesmo por ser um RÉU e a pessoa que o julgou ia estar sendo CONDECORADA na cerimônia e no Estado do Aécio que tanto gosta. Vergonha pouca é bobagem.
Quem pode andar por aí de cabeça erguida compareceu.
24 de abril de 2013 às 1:07
É bom lembrar que Joaquim Barbosa passou muito tempo nos EUA.
Ainda adulam o Quinzão que foi grande destaque no mensalão, mas num pleito eleitoral servirá apenas para levar muita “bordoada” dos adversários porque também junta alguns erros e o maior é exatamente o mensalão mineiro que deixou de julgar para enfrentar a fúria do PT pois um julgamento cheio de falhas. Vão queimá-lo antes de ser candidato.
23 de abril de 2013 às 18:07
Não sei porque, não fui surpreendida…Só estava faltando a foto. Agora não falta nada.
23 de abril de 2013 às 17:13
A meu ver, já está em andamento o golpe “a la Supremo + mídia golpista + inteligência de países estrangeiros”, como vimos recentemente em Honduras e Paraguai, e a “senha”, ao que parece, deverá ser o novo presidente do Supremo… Vamos pagar pra ver? ou tem algo que ainda podemos fazer?