Misoginia: No Twitter, militante gay ataca Dilma e outras mulheres

ElCapeto09_Capa

O tuiteiro @elcapeto espalha ódio na rede social e depois tranca sua página.

Amadeu Leite Furtado

Quem acompanha as redes sociais já percebeu que, desde 2010, após a campanha suja do derrotado José Serra para presidente da República, os revoltadinhos e os meliantes, digo, militantes do ódio, saíram do armário para destilar seu preconceito, sua xenofobia, sua homofobia e, agora, sua misoginia.

Os casos mais clássicos são os da estudante universitária paulista Mayara Petruso, que foi condenada a 1 ano e meio de reclusão, devido as suas mensagens de incitação à violência contra nordestinos em sua página do Facebook em 2010; do pastor Silas Malafaia, que, apoiando Serra nas eleições de 2012 para prefeito, disse que o “kit gay” e os homossexuais são um perigo para a sociedade; e dos Revoltados on-line, reacionários que pregam a segregação e o neonazismo nas redes.

Porém, desde o ano passado, apareceu no Twitter o misógino Painho Mágico Cosme, vulgo @elcapeto. Trata-se do Chico, famoso militante gay do Rio de Janeiro, que vem sistematicamente atacando os apoiadores de Dilma Rousseff e as feministas, independente de serem defensoras da presidenta ou não. Sua misoginia fez várias vítimas no Twitter, além da presidenta. Só para citar algumas: @vleonel, @lolaescreva, @nadialapa, @Luisa_Stern e @cynaramenezes. Não bastasse isso, ele tentou beijar Zé de Abreu (hihihi!) à força num encontro no Rio de Janeiro.

Os ataques de @elcapeto não são pontuais e, sim, sistemáticos. E sempre com conotação machista com termos como “puta”, “cadela” etc. Após ser denunciado por alguns internautas, ele trancou sua página no Twitter, ou seja, apenas seus seguidores podem ver seus posts. Um tuiteiro, que tem estômago forte para segui-lo, criou o blog Militantes do Ódio no Tumblr para mostrar o que ele escreve.

Então… Essas barbaridades ficarão impunes?

ElCapeto06

***

Leia também:

Ódio nas redes sociais: Tuiteiro diz que Emir Sader “merece surra de gato morto”

Tags: , , , , , , , , , ,

9 Respostas to “Misoginia: No Twitter, militante gay ataca Dilma e outras mulheres”

  1. Raphael Tsavkko Garcia Says:

    Quer ter moral pra criticar? Mostre a cara. Simples. Você é um covarde que tem medo de dar a cara a tapa e cria tumblr pra atacar DUAS pessoas. Canalha covarde. E pode vir, meu querido, meu teto está longe de ser de vidro, como mostram os tuítes toscos que você postou.

  2. http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com/ | EVS NOTÍCIAS Says:

    […] No  novobloglimpinhoecheiroso […]

  3. JornalismoWando (@JornalismoWando) Says:

    Rapha, seu fofo, ninguém é santo nessa história -muito menos vocês! – e todo preconceito deve ser criticado sempre, não importa de onde venha. Mas o Portal da Transparência é um serviço de utilidade pública que vem justamente mostrar que os mais patrulheiros são os que mais têm teto de vidro.

    E @JornalismoWando não é anônimo não, querido. Me manda uma DM, um email, um mensagem de celular, que a gente combina um choppinho. Aquele beijo!

  4. Raphael Tsavkko Garcia Says:

    Engraçado, que tal apresentar a misoginia dos amigos governistas? Vamos começar com o Zé de Abreu? http://is.gd/LSHOLH Que tal o @edugoldenberg? http://is.gd/Rsmlqy

    Vocês querem RACISMO também (esse é crime) dos governistas? http://is.gd/L72CwR

    Tem Homofobia também, querem? http://is.gd/VKkzoF

    Divertido, né? Agora, querer vir dar lição de moral quando um governo criminoso aplaude a homofobia de seus aliados, cancela projetos, kits e campanhas pró-LGBT por influência evangélica é demais, não?

    Ninguém disse que eu ou o @elcapeto não pegamos pesado e vez ou outra até exageramos, a diferença é que sabemos admitir nossos erros e não somos RACISTAS, HOMOFÓBICOS e nem apoiamos evangélicos que querem medievalizar o país.

    E vamos ver se essa mensagem será aprovada e se demcoracia é mais que só entregar o país pros evangélicos, como faz o PT.

    Aliás, vale um comentário final: O @Governismo é um blog onde os autores são identificados. Não somos fake. Eu e o @elcapeto temos nome e sobrenome. Já este Tumblr-piada que governistas criaram é anônimo, assim como seu supsoto autor, um tal de @jornalismowando.

    Vocês são COVARDES. Querem descer pro play e brigar? Então ao menos dêem a cara a tapa.

  5. Rita Candeu Says:

    1° – duvideodó que esse cara seja militante gay, muito provavelemnte ele use isso justamente para emporcalhar a militância gay

    2° – infelizmente não existe nenhum órgão oficial que possa ser acionado para retirar esses imbecis do ar, aí eles abusam e rapidamente arrebanham seguidosre tão loucos quanto eles próprios – e são perigosos pois não ficam apenas no escrever

  6. Cláudius Augustus de Araújo Silveira Says:

    Eu penso que é caso isolado. Certamente que os homossexuais não têm essa opinião sobre nossa Presidenta, agora, é preciso ver o que há por trás dessas críticas raivosas…

  7. Helio Jacinto Pereira Says:
  8. Alex Catarino (@4lex78) Says:

    Há uma diferença entre discurso de ódio (homofobia, misoginia, xenofobia, racismo, etc) e ataques pessoas. Por muito que os tuítes do @elcapeto usem termos misóginos, ainda falta a generalização que, por exemplo, a Mayara Petruso fez, para o enquadrar como misógino. Contudo, o seu estilo desrespeitoso pode o desqualificar como parceiro de diálogo diminuindo a sua eficácia como militante da movimento anti-homofobia (perguntem ao Jean Wyllys).

    Em relação ao @Tsavkko, ele realmente tem um estilo um pouco bruto, mas quando ele deseja a morte de um “crente” ou de qualquer outro adversário no Twitter, não passa de xingamento sem consequência. Aliás, é preciso contextualizar os seus tweets porque não sabemos se a sua resposta não é reação de uma provocação precedente.

    Nessa guerra entre eles e “governistas”, há gente pisando na bola dos dois lados. Os blogs “Militantes do Ódio” e o “Governismo, a doença infantil” demonstram isso claramente.

    Desde que não haja discurso de ódio, penso que o estilo radical deles também é válido, porque às vezes é preciso causar choque e desconforto para trazer à tona sentimentos, palavras e atos que nossos adversários querem esconder. Sejam eles de esquerda ou de direita.

  9. Marcos Pinto Basto Says:

    Situação muito simples de resolver! Na vida real não vou permitir que alguém insulte minha mãe, minha vizinha de muitos anos ou qualquer senhora que vá passando, de forma tão grosseira, ordinária e tão condenável, mesmo que tenha receio de ser agredido, posso recorrer à polícia (só por sorte serei atendido), mas não deixo passar em branco tal desaforo. Na internet, os VALENTÕES do TECLADO abusam da liberdade que lhes é concedida e até insultam a Presidente da República.Usam o anonimato que julgam ser suficiente para os resguardar, mas sua impunidade acontece por falta de senso de quem administra as redes sociais e pela falta de leis regulamentando setor que nem seriam necessárias se a mentalidade da sociedade brasileira tivesse pilares de sustentação como o de respeitar o próximo, como gosta de ser respeitado! DEMOCRACIA por onde andas que ninguém te vê?

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: