O que Dilma deve a FHC para ser chamada de ingrata?

FHC_ChorandoIngratidão ele recebeu foi de Serra, e não falou nada.

Paulo Nogueira em seu Diário do Centro do Mundo

Ingrata por quê?

Entendi, mas não compreendi, como dizia um programa de humor do passado. Entendi que FHC acusou Dilma de ingrata, mas não compreendi.

Que Dilma deve a FHC para que ela possa ser classificada como ingrata? Lula teria o direito de se queixar dela, se achasse haver motivos. Ele a fez presidenta.

Mas FHC?

Dilma foi elegante com ele quando ele completou 80 anos ao reconhecer, justificadamente, seu grande papel na estabilização do País com o Plano Real.

Havia ali uma tentativa aparente de pacificar os ânimos entre PT e PSDB. FHC respondeu a isso com a estapafúrdia tese da “herança maldita” que Lula teria deixado a Dilma, contrariada pelas estatísticas e pelas urnas. E destruiu com isso o aceno de pacificação.

FHC teve uma grande chance, no passado, de falar em ingratidão. Foi quando Serra, na campanha de 2002, o tratou como um embaraço, como um tio velho do interior, numa humilhação pública inesquecível. Era uma vingançazinha de Serra, que jamais engoliu não ter sido colocado na posição de czar da economia por FHC. Foi, aliás, um dos maiores acertos de FHC não dar poder a Serra, amplamente detestado então no governo tucano.

Tivesse FHC enfrentado Serra quando este lhe deu o troco mesquinho em 2002, o PSDB não teria talvez, nestes últimos anos, se transformado num partido desconectado das ruas, dos brasileiros simples e das vitórias eleitorais.

Mas não.

FHC se calou quando tinha de falar, pelo bem de seu partido e do próprio Brasil, e fala agora, quando deveria silenciar.

De outro ataque de FHC não vou falar: da “usurpação” por Lula de sua obra. O que tem havido claramente é o oposto: um esforço de FHC em usurpar as ações sociais de Lula. Já lamentei a velocidade aquém do desejado dos avanços sociais promovidos no Brasil nos últimos dez anos, com o PT no poder. Ainda assim, por comparação, eles foram gigantesco diante de todos os governos pregressos do Brasil contemporâneo, excetuado o de Getulio Vargas.

Bem ou mal, o tema da vergonhosa desigualdade social brasileira — calado pela mídia tão entretida em campanhas autobenerentes como a redução dos impostos — veio ao centro dos debates com Lula. Isso dará a ele, perante a história, uma estatura francamente maior que a de FHC, a despeito de sua vitória sobre a inflação. FHC estava demasiadamente envolvido com o 1% para pregar justiça social para os 99%.

Ingratidão? Usurpação? Pausa para rir.

Começa muito mal, conforme o esperado, a louca cavalgada do PSDB rumo a 2014.

Tags: , ,

3 Respostas to “O que Dilma deve a FHC para ser chamada de ingrata?”

  1. Marcos Pinto Basto Says:

    FHC, o PRÍNCIPE dos TRAIDORES da PÁTRIA, não consegue admitir que Lula tenha sido o melhor presidente da república que o Brasil já teve e muito disfarçadamente sempre procura diminuir seus feitos. Está por trás de toda a campanha de difamação que roda por aí e como Dilma está no lugar que ele sempre se considerou dono, volta os canhões para ela porque sabe que também a terá que suportar mais anos. Primeiro tenta eliminar Lula e pensa já ter a questão, chegando a hora de bombardear Dilma.
    Vamos ver se ele aguenta o tranco pois acho que vai sofrer um piripaque muito antes da eleição.

  2. Jésus Araújo Says:

    Por que insistir na tese de FHC domador da inflação? O Plano Real não foi dele, Itamar Franco deixou declaração sobre isto. Diziam naquele tempo que FHC nada entende de economia. Teve mérito em sustentar o P.R. quando ministro.

  3. anisioluiz2008 Says:

    Reblogged this on O LADO ESCURO DA LUA.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: