Aécio Neves, os 10 anos de fracasso de Minas Gerais e a porrada de Lindbergh Farias

Aecio_Minas_sem_Censura

Via Minas sem censura

Excelentíssimo senador Aécio Neves, fomos informados que V. Exa. faria um pronunciamento destacando 13 pontos negativos dos dez anos de governo Lula e Dilma.

Fazemos aqui algo inédito. Um aparte antecipado.

Poderíamos entrar no clima e listar 45 malfeitos de vosso governo e de seu sucessor, nesses dez anos tucanos pelas Minas Gerais. A lista ultrapassaria 45 itens: calotes sucessivos nos investimentos em educação e na saúde; ausência de política industrial; entrega da Cemig para seus sócios “privados”; censura da imprensa; aparelhamento do Judiciário e do Ministério Público estadual; a tentativa de “doação” do prédio do Ipsemg para o amigo Fasano; as suspeitas obras da Cidade Administrativa; a “doação” do Mineirão para um consórcio privado; o apadrinhamento de aliados, inclusive de outros estados, na máquina do governo estadual.

Teríamos ainda o uso intensivo e secreto de medidas de renúncia fiscal; o tratamento autoritário com movimentos sociais e sindicais; o cerceamento do trabalho da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado; os mais de 300 fracassados protocolos de intenção para atrair investimentos e empresas para Minas Gerais, e daí por diante.

Temos vossa postura contrária aos interesses do Brasil e de Minas, no caso da renovação das concessões do sistema elétrico e na redução da conta de luz.

Temos o rumoroso caso da Rádio Arco-íris, sob o qual se esconde uma teia de malfeitos, tais como: fortes indícios de ocultação de patrimônio, sonegação fiscal e improbidade administrativa, já denunciados diretamente ao doutor Gurgel, há dois anos, e até agora não investigados.

Isso seria apenas a “entrada”. O prato principal será o próprio diagnóstico do “estado” do Estado. Que faremos mais adiante.

Senhor senador, para criticar o Brasil, V. Exa. teria de, em primeiro lugar, pedir desculpas ao povo mineiro. Onde já se viu determinar oficialmente que graduados em pedagogia deem aula de educação física?

Que excelência é essa na gestão pública, que obriga prefeitos a bancar gastos para segurança pública, como ajuda de moradia para oficiais da PM? Fora custear gasolina, manutenção de veículos, papel higiênico para as polícias Civil e Militar.

Resultado disso: na saúde, na segurança e na educação, incluindo aí a assistência social, Minas ocupa os piores lugares no ranking do País. Não fossem os aportes de recursos federais ao estado, a situação seria ainda mais problemática.

Nenhuma máquina publicitária pode esconder o fato: Minas Gerais está pior do que quando Itamar Franco deixou o governo. Muito mais endividada, sem condições de investimento próprio em infraestrutura industrial, sem atrativos para empresas de ponta em várias cadeias produtivas, nosso estado reflete a condição de um governo que optou por um projeto que faliu no mundo: o projeto neoliberal.

A grande arma tucana para tentar atrair empreendimentos para as Alterosas é a velha e carcomida renúncia fiscal. E feita de forma sigilosa.

Sem os avanços econômicos e sociais construídos ao longo dos dois governos Lula e do atual governo Dilma, o estado de Minas Gerais seria um retrato da Grécia, da Espanha, Portugal, Itália etc.

Abaixo, destacamos links de matérias veiculadas em duas publicações técnicas, com números inquestionáveis: na revista Mercado Comum e no site do Sindifisco/MG.

1. Ficamos em 22º lugar em termos de PIB no Brasil e tudo indica que o PIB estadual (2012) será negativo. http://migre.me/dkXVs

2. A dívida pública do estado é a segunda maior e mais cara do País, perdendo apenas para a do Rio Grande do Sul; os governos Aécio e Anastasia esconderam por oito anos essa “bomba relógio”. http://migre.me/dkXZq

3. Crescendo abaixo da média nacional, Minas perde prestígio político e econômico. http://migre.me/dl1uv

4. Minas ocupa o 24º lugar em gastos com educação em 2011. http://migre.me/dl1NV

5. Na saúde, também somos o 24º do País, em termos de gastos. http://migre.me/dl1QM

6. Despesas com publicidade (só do Executivo) subiram, em dez anos, 462% (excluídos os gastos de marketing da administração indireta) http://migre.me/dl1L3

7. Passivo a descoberto: se nosso estado vender todos seus bens e direitos e pagar o que deve, ainda sobraria um “papagaio” de quase R$44 bilhões para os contribuintes quitarem. Isso é o mesmo que, se você estivesse endividado e resolvesse quitar suas dívidas com a venda de seus bens e direitos, ainda assim sobraria uma outra parcela praticamente impagável. http://migre.me/dl1TQ

Esses são apenas alguns exemplos da farsa chamada “Choque de Gestão”. Como é possível isso servir de exemplo para um país da dimensão e da complexidade do Brasil?

Os governos tucanos omitiram para o povo mineiro os dados dramáticos de sua dívida pública. A partir de 2011 passam a “culpar” o governo federal pela situação da dívida. Ora, a dívida é uma herança da dupla FHC/Azeredo e foi – irresponsavelmente – escondida da opinião pública por oito anos seguidos. Lembrando que o ex-governador Itamar Franco, quando quis abrir esse debate, foi hostilizado pelos próprios tucanos aqui e nacionalmente.

Essa gigantesca dívida pública impediria qualquer governo de atender aos cidadãos e cidadãs, em suas mínimas demandas por saúde, educação, segurança e assistência social. E mais: fazer os investimentos necessários para impulsionar a economia de Minas seria impossível.

Enfim, essa é a Matrix tucana. Uma Minas virtual, criada por um poderoso esquema de marketing bilionário. Tudo isso orientado para um resultado apenas: alavancar a candidatura de Aécio Neves à Presidência da República.

Há um ditado que diz: “Para falar do rabo alheio, senta-te no próprio rabo.”

O debate aberto agora por V. Exa. será crucial para que possamos esclarecer ao Brasil, que a Minas vendida pelos tucanos não existe. É uma ilha da fantasia.

***

Na quarta-feira, dia 20, o senador Aécio Neves (PSDB/MG) fez um longo discurso para criticar os 33 anos de existência do PT e os 10 anos dos governos de Lula e Dilma. Mas não esperava por essa.

O senador Lindbergh Farias (PT/RJ) fez um aparte demolidor. Disse que o tucano, em meia hora de discurso, foi incapaz de falar em povo, pessoas, gente e empregos. Assista ao vídeo abaixo.

Leia também:

Aécio Neves é flagrado completamente bêbado

“Se Gurgel não abrir inquérito conta Aécio, está prevaricando”, afirma deputado

Povo brasileiro paga aluguel e condomínio de escritório de Aécio em BH

MPF: Aécio utilizou recursos ilegais também na campanha para senador

E aí Aécio? CVM investiga sumiço de R$3,5 bilhões no balanço da Copasa

Ocultação de patrimônio: “Laranja” complica Aécio Neves e sua irmã Andréa

Áecio Neves é denunciado por ocultar patrimônio e sonegar imposto

Aécio Neves fala muito, mas a realidade é outra

Dois anos depois de criado, PSDB Sindical de Aécio não decola

Aécio tem 110 razões para ter cautela com o “mensalão”

Rogério Correia: “Valério operou ao mesmo tempo para o Aécio e o PT”

Tags: , , , ,

17 Respostas to “Aécio Neves, os 10 anos de fracasso de Minas Gerais e a porrada de Lindbergh Farias”

  1. Onalson Santana (@OnalsonS) Says:

    Que lamentável para o bom povo mineiro, o Aécio nada mais é do que uma copia fiel do politico Brasileiro, é desonesto, incapaz, traidor e faz o que for preciso para se manter no poder, assim como tentaram fazer os petralhas, somos um nação governada por ladroes, ratos, suínos, e não salvo um politico, se é que tem algum honesto é no mínimo conivente com toda carniça que aí está.

  2. Cideia Marcia Londe Amaral Says:

    aécio fez muito para ele em minas gerais.construiu aeroporto, comprou prédios,apartamentos caros e acabou com a saúde e a educaçao e reduziu e congelou nosso salário até 2016, retirou todas as vantagens adquiridas dos longos anos trabalhados e em nosso contra cheque apenas uma palavra SUBSÍDIO. professora cideia

  3. Marcelo Says:

    Pra mim o aecio nao fez nada em minas. me diz o que ele fez nesses 10 anos.a dilma ate pode ter errado as vezes mas ela ajudou poucos brasileiros agora me diz oque o aecio fez em minas gerais.

  4. Dany Says:

    Concordo com vc. Infelizmente rstá dificil encontra um blog neutro e esse é totalmente petralha!

  5. nilton sena Says:

    Bom seria se os brasileiros fossem bem informados sobre isso!!!

  6. Arthur Says:

    Se fosse um blogue neutro as denúncias poderiam ser levadas a sério… Mas vc certamente deve ser um partidário do PT, então essas informações de nada tem valor! Com dados e acusações levianas você está parecendo a Luciana Genro.

  7. Flavio Says:

    Ja que não respeitaram tua opinião, faço questão de apoia-lo, pois sou da mesma opinião e cada dia mais aumenta os que pensam assim. Constrangedor e ver ainda pessoas que não viveram a epoca criticar os que depoem sobre os verdadeiros fatos e que usam termos idiotas, como desumano, nazismo entre outros…

  8. Flavio Says:

    Quando voce elogiou Dilma, perdeu qualquer credibilidade no post. Sendo assim, nada do que aqui esta escrito pode ser levado a serio… estamos fartos de comunistas, vão para a siberia que é o lugar de voces…

  9. Candidatos a presidência: Aécio Neves (PSDB) | Supersoaking Says:

    […] na máquina do governo estadual.” Quem estiver interessado em ler o texto na íntegra, clique aqui. É bem […]

  10. Mari Says:

    Resumindo: você quer novamente a ditadura, né, Maurício? E você realmente acha que está certo? Faça-me um favor: estude história e tente mudar esse pensamento absurdamente desumano e constrangedor. Obrigada.

  11. Alexandre Says:

    Meus amigos, talvez eu esteja errado, mas em relação ao ítem 4 no qual consta que Minas foi o 24 em investimentos em educação eu pesquisei dados que mostram o contrário.
    Em gastos per capita entre o ano de 2001 e 2010 minas ficou em 6
    E pela nota do ideb minas alcancou uma média de 3 lugar nacional.
    Por favor, nao me levem a mal e corrijam-me se eu estiver errado.
    Fonte:

    http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2012_EnAPG143.pdf

    http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/Premio_TN/XIIPremio/qualidade/3qualidadeXIIPTN/estudo_comparativo_das_despesas.pdf

    http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/gasto-publico-educacao/

  12. Arnaldo Costa Says:

    Sem contar a corja que está a sua volta, os vários rolos com diversos fornecedores, as licitações ilícitas, a desvalorização dos professores (com greve de mais de cem dias), o apadrinhamento de várias pessoas de indole duvidosa, o inchaço da máquina pública com distribuição de cargos, os vários rolos com Perrela e cia., as ligações com Valério, Cachoeira, ACM Neto, e por aí vai,… O domínio e censura da imprensa, tribunal de contas, ministério público, advocacia e legislativo. É Seu Coronel Aecio, onde se mexe no seu desgoverno, fede. Nenhum Estado sobrevive a tanto desmando e corrupção.

  13. Victor Ivens Says:

    A diferença é que as ações tomadas são divulgadas, e não simplesmente mantem-se no silêncio. Importa que tudo pareça estar bem, não importa o custo atual nem o custo final, desde que pareça estar bem. Sentar em cima do próprio rabo seria um ótimo conselho, se não fosse irônico.

    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-brasil,malabarismo-contabil-do-governo-leva-caixa-a-virar-socia-ate-de-frigorifico,139737,0.htm

    http://opiniaoenoticia.com.br/economia/governo-faz-malabarismo-fiscal-para-fechar-contas-publicas-de-2012/

  14. Maria Libia Says:

    Suplicy, viu como pessoa de nivel moral alto defende o PT? Peço desculpas a nação por ter votado nesse miserável e coitado, que quando deixa a mulher, corre para a casa da mamãe. Gente assim não tem mesmo é moral.

  15. Mauricio Calefo Says:

    Cada dia que passa e a cada notícia publicada em mais e mais confirmo o que sempre pensei e disse: Depois da “abertura política”, vinda a tal “democracia” no Brasil, anistiados os que foram “perseguidos” pelo Regime Militar, o país passou a ser governado por esses cujos interesses nada tem a ver com a democracia, tampouco em benefício do povo, mas tem muito a ver com interesses próprios e de grupos formados para roubar o que é da nação brasileira. Já está mais do que na hora de termos novamente quem se disponha a colocar ORDEM nessa ZONA que se tornou a adminstração pública deste país.

  16. Arnaldo Carrilho Says:

    Só espero que o senador Lindbergh coninue no Senado Federal e não se veja mordido pela campanha eleitoral pela governança do Estado do Rio. Não valeria a pena, pois ele não mais seria uma voz nacional e aquele Estado, politicamente, anda de mal a pior. Aliás, sou dos que favorecem a recriação do Estado da Guanabara, mas sei que isso se tornou proposta irrealista. A unificação acabou por derrubar o ex-Distrito Federal, atingido gravemente pela mudança da Capital da República para Brasília.

  17. " F I N I T U D E " Says:

    […] Aécio Neves, os 10 anos de fracasso de Minas Gerais e a porrada de Lindbergh Farias […]

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: