Jornalista que investigou Ricardo Teixeira é condenado sem conhecer acusação

Andrew_Jennings01

Via CartaCapital

Levantamento publicado pelo Jornal do Brasil mostra que o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira conseguiu na Justiça o arquivamento de todos os inquéritos nos quais era acusado de crimes como lavagem de dinheiro e recebimento de propina. As ações corriam no Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

A única condenação, de acordo com a reportagem, ocorreu na Justiça estadual do Rio. A decisão, no entanto, é favorável a Ricardo Teixeira, que foi chamado de “corrupto” pelo jornalista inglês Andrew Jennings (foto), da BBC, e conseguiu R$10 mil por danos morais. A declaração do jornalista, que levantou as primeiras suspeitas sobre o cartola – como a de que teria recebido R$15 milhões de propina da agência de marketing esportivo ISL – foi feita ao blog do deputado federal Romário (PSB/RJ). Jennings foi condenado à revelia e, em entrevista ao Jornal do Brasil, classificou a decisão como “absurda”.

“Não faz o menor sentido, eu nem sabia que tinha esta acusação formal contra mim”, disse.

A decisão do juiz Augusto Alves Moreira Júnior, da 3ª Vara Cível do fórum regional da Barra da Tijuca, foi publicada em 22 de novembro do ano passado e só veio à tona após a reportagem. Cabe recurso.

Na decisão, o magistrado escreveu que “os danos morais restaram caracterizados porque os fatos imputados pelo réu ao autor abalaram sua honra bem como sua imagem perante a sociedade”. Ele considerou que a culpa do jornalista ficou caracterizada em razão de sua ausência no julgamento.

“Isso tudo é um absurdo. O Teixeira é um cara que fugiu do Brasil, ele é notoriamente corrupto, renunciou todos os cargos e assumiu que participou do esquema de corrupção. Como posso ter prejudicado a imagem de uma pessoa assim? Como eu posso ter ofendido o caráter dele? Ele é corrupto, já estava com a imagem suja”, disse Jennings ao JB.

Tags: , , , , ,

3 Respostas to “Jornalista que investigou Ricardo Teixeira é condenado sem conhecer acusação”

  1. Marcos Pinto Basto Says:

    Crime compensa? Esse juiz que condenou o jornalista delator das falcatruas do Ricardo Teixeira esclareceu essa dúvida. Juizinho conivente com o crime! Ricardo Teixeira é um bandido! Fugiu para Miami porque sabe dos crimes que cometeu.

  2. Enrique Martinez Sarini Says:

    quem tem padrinhos não morre infiel.

  3. Rita Candeu Says:

    seria interessante fazer um levantamento de outras situações em que “os danos morais restaram caracterizados porque os fatos imputados pelo réu ao autor abalaram sua honra bem como sua imagem perante a sociedade” foram feitas pela Zóia, Foia, Grobo e afins e necas de serem condendados nem ao menos de darem espaço a resposta…

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: