Eliane Cantanhêde, a rainha do “Erramos” da Folha

Eliane_Cantanhede10B_Erramos

Concorrente de peso ao “Prêmio Jornalista Imaginativo”.

Amadeu Leite Furtado13/2/2013

A jornalista (sic) e comentarista (sic) de política, de economia e de tucanagem da Folha de S.Paulo, Eliane Cantanhêde, vai entrar para o Guiness. Em sua coluna, de terça-feira, dia 12, ela deu mais um furo – não uma notícia bombástica… uma notícia furada – de reportagem. Segundo ela, enquanto o mau aluno, o Brasil, tende a reeleger sua presidente Dilma Rousseff; o mesmo não ocorre com o Chile, melhor aluno da classe. “No simpático e aplicado país sul-americano, a economia vai bem, mas a reeleição do presidente Sebastián Piñera vai mal. No melhor país do mundo, que é o nosso, a economia não está lá essas coisas, mas a reeleição de Dilma Rousseff em 2014 vai de vento em popa”, afirma a “colonista” (clique aqui para ler a “barriga” completa).

Só que a antenadíssima e informadíssima jornalista, não se ateve a um mero detalhe: a Constituição chilena não permite dois mandatos seguidos para presidente. Aqui no Brasil é possível a reeleição graças a Fernando Henrique Cardoso, que ao comprar o Congresso, possibilitou que fosse aprovada emenda para que ele se reelegesse.

Na quarta-feira, dia 13, o “Erramos” da Folha teve de corrigir a informação (sic). Em 2013, a jornalista (sic) da massa cheirosa, da febre amarela, do apagão, dentre outros “furos”, já passou com grande destaque na coluna “Erramos”. Na época em que a presidente Dilma anunciava a redução na conta de energia elétrica – que os defendidos por Cantanhêde eram contra –, ela publicou um artigo em que afirmava a existência de uma reunião de emergência do setor elétrico, “acertada entre Dilma, durante suas férias no Nordeste, e o ministro das Minas e Energia Edison Lobão” para discutir os apagões (sic) que aconteciam no País. Elaine defendeu a informação até os 45 minutos do segundo tempo, mas depois teve de dar o braço a torcer: a tal da reunião foi marcada em 12 de dezembro de 2012 e não tinha nada de emergencial. Era uma reunião rotineira do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (clique aqui).

Se continuar nesse ritmo, um por mês, Eliane Cantanhêde entrará para o Guiness como a jornalista que publicou mais “furos” com sua imaginação fértil. Taí uma ideia para o Portal Comunique-se, que gosta de premiar os jornalistas (sic) da mídia empresarial: o “Prêmio Jornalista Imaginativo”. Ricardo Noblat, Merval Pereira, Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes e Eliane Cantanhêde concorreriam palmo a palmo pelo prêmio.

Eliane_Cantanhede12_Erramos

Leia também:
Eliane Cantanhêde explica por que “esqueceu” de citar Aécio após depoimento de Youssef: “Muita notícia.”
A mídia está constrangida com o monstro que criou
Eliane Cantanhêde nega “guerra psicológica” contra Dilma
A cheirosa Cantanhêde e a massa cheirante
Eliane Cantanhêde “paz e amor” é sinal de Datafolha “cheirosa”?
Eliane Cantanhêde quebra o bico novamente
Para atacar o governo federal, Eliane Cantanhêde joga ainda mais a Folha no fundo do poço
Elaine Cantanhêde e Folha são condenadas a indenizar juiz por danos morais

Tags: , , ,

20 Respostas to “Eliane Cantanhêde, a rainha do “Erramos” da Folha”

  1. Seca no epicentro do golpismo | Ficha Corrida Says:

    […] praga lançada por Eliane Cantanhêde virou bumerangue e hoje assola o epicentro do golpismo brasileiro, São […]

  2. pintobasto Says:

    Paulo quando a maioria dos “doutores” do SUS tem um comportamento que não é próprio de médico, acaba manchando a reputação de todos. Existem médicos no SUS, mas são poucos!

  3. Paulo Cesar Alves Fonseca Says:

    Sr Marcos Pinto Basto: o verdadeiro ou pior “assassino” nem sempre é aquele que aperta o gatilho, mas sim aquele que “ordena” a execução. Pense também no seguinte: uma “classe” não deve ser julgada pelas ações de alguns de seus integrantes!!!!!

  4. Marcos Pinto Basto Says:

    Senhor Milton Pires, não adiantam exageros que possam atenuar o comportamento da grande maioria dos médicos brasileiros. Sou vítima da incúria e desleixo de médicos que me tornaram inválido para o trabalho e dum governo ladrão que me rouba a parca esmola que me atira mensalmente, obrigando-me a recorrer ao SUS quando a saúde piora e na minha idade só piora. É exatamente no SUS que está estampada a imagem do médico brasileiro que se sujeita às instruções desumanas das administrações municipais, esquecendo que sua função é salvar vidas ou pelo menos aliviar o sofrimento de todos que procuram o SUS, conhecido popularmente por matadouro dos pobres.

  5. lecy cabral Says:

    Eliane,
    boa noite!
    li seu artigo de hoje sobre os médicos e tem coisas que deveria saber.
    Gosto de sua coluna e falei com vc na Flip(inclusive fiz um convite)
    Espero que se aprofunde na questão dos médicos, pois aprecio bastante seu comentário.
    Lecy Cabral
    cabral-lecy@uol.com.br
    Desabafo de médico gaúcho…

    “Ex cumpanheiro”e envergonhado do passado de “lutas”

    Milton Simões Pires – Médico

    cafehistoria.ning.com/profile/MILTONSIMONPIRES

    Excelentíssima Sra. Presidente da República Dilma Rousseff

    Permita-me a apresentação: na minha opinião eu sou um médico; na sua um “trabalhador da saúde”. Na minha opinião, medicina é cuidar de pessoas doentes; na sua é fazer “transformação social”. Eu penso em salvar vidas; a senhora em ganhar votos. Como podemos ver, a senhora e eu eu, não temos muito em comum à primeira vista mas existem na minha vida alguns fatos que a senhora desconhece.

    Assim como a senhora, eu já fui marxista – e dos fanáticos! Brigava com colegas da faculdade no final dos 80 e inicio dos anos 90 para ver seu projeto de poder realizado. Caminhei ao lado daquele seu amigo que gosta de uma cachacinha e costuma ser fotografado com livros de cabeça para baixo. Conversei pessoalmente com o “poeta do sêmen derramado” que agora governa o Rio Grande do Sul. Não tinha ideia correta daquilo que havia acontecido no Brasil entre 1964 e 1985. Imaginava, como a senhora quer fazer parecer até hoje, que tudo estava indo bem até que militares malvados que não tinham nada para fazer decidiram, com ajuda dos americanos, derrubar o governo brasileiro.

    Eu só me dei conta, presidente, de quem Lula, a senhora e seu Partido-religião representavam quando comecei a trabalhar com a gente de vocês aqui em Porto Alegre a partir de 98. Duvido que eu estivesse mal preparado, sabe? Eu já tinha feito 6 anos de faculdade, um ano de residência em Pediatria, um de Medicina Interna e dois de Cardiologia. Gostaria que a senhora visse em que lugar seus “cumpanheros” aqui dos pampas me colocaram para trabalhar… Imagino a senhora doente naquelas condições de segurança, higiene, espaço e administração que a ralé do PT do Rio Grande do Sul nos ofereceu.

    A senhora tem ideia de como deve se sentir um médico ao ter seu estágio probatório avaliado por técnicos de enfermagem? A senhora sabe o que é receber, depois de tudo que se estudou na vida, ordens de enfermeiras, presidente? Em nome de que? Em nome de um delírio chamado “democratização da gestão”? Em nome de um absurdo chamado “controle social”??

    A senhora tem alguma noção de quantas pessoas eu vi morrerem depois que esse seu partido de assassinos e mensaleiros terminaram com o resto da rede hospitalar brasileira “aparelhando” a gestão dela com uma legião de analfabetos, recalcados, alcoólatras e incompetentes que por oferecer uma parte de seu salário ao PT passaram a dar ordens a homens e mulheres com capacidade de salvar vidas ???

    Mas por favor, não fique ofendida comigo presidente, de certa forma essa carta é um agradecimento, sabe? Formado há quase 20 anos, eu nunca havia visto os médicos brasileiros tão unidos quanto agora. É mais um mérito seu e desse seu partido a promover a maior humilhação que os médicos de um país sofreram até hoje! A senhora não tem vergonha de apelar para uma ditadura bananeira, para um país que mata, tortura, prende e vigia seus próprios cidadãos para fornecer médicos para o SEU povo? A senhora é brasileira, ou não, presidente Dilma??

    Se não tem vergonha da medicina do seu país, tenha pelo menos do seu povo! A senhora nasceu aqui e a primeira pessoa que lhe viu foi provavelmente um médico do Brasil. Provavelmente vai ser algum colega, intensivista como eu sou hoje, quem vai estar ao seu lado no último momento e mesmo assim a senhora quer chamar médicos cubanos para enganar nossa gente pobre e doente a ponto de garantir sua reeleição?

    Quem lhe deu esse conselho, presidente Dilma? Identifique por favor, um por um, os médicos que lhe cercam e sugeriram semelhante ideia! A senhora e eu já conhecemos alguns, né? Vamos apresentar os demais ao Conselho Federal de Medicina, ou não?

    Presidente Dilma, até bandidos e prostitutas se ofendem quando tem seu território e ganha pão ameaçados. Nós somos médicos, nós salvamos vidas e não vamos permitir que uma profissão cuja origem se perde no tempo seja levada ao fundo do poço por um partido como o da senhora com o argumento de que estamos sendo corporativistas e o Brasil está sem médicos.

    Deus lhe proteja na batalha que vai enfrentar conosco, presidente. Se a senhora for ferida vai precisar ser atendida por um médico – e eu duvido muito que ele fale português..

    Porto Alegre, 2 de julho de 2013

    Milton Simon Pires é Médico – CREMERS 20958.

    Tenente R/2 da Aeronáutica – na reserva

  6. CANETA DE GILMAR PESA COMO OS TANQUES DE 1968 | SCOMBROS Says:

    […] vai ter de ampliar o seu “Erramos” para o caderno inteiro, e tendo como editora a [colunista] Eliane Cantanhêde.   O que você espera exatamente para o ano que vem?   Uma maior coesão. O “Rolando ladeira […]

  7. Tremei PIG e tucanalha | O LADO ESCURO DA LUA Says:

    […] De novo a piada prevalece. O Cachoeira na verdade era o publisher da Veja. Tudo vira piada porque você vê, como no caso do [julgamento do “mensalão” pelo] STF, que a ausência de fatos é mais importante que os fatos. E a imprensa vai criando esses fatos. A Folha vai ter de ampliar o seu “Erramos” para o caderno inteiro, e tendo como editora a [colunista] Eliane Cantanhêde. […]

  8. Tremei PIG e tucanalha: Palmério Dória lança versão atualizada do livro “Crime de imprensa” | novobloglimpinhoecheiroso Says:

    […] De novo a piada prevalece. O Cachoeira na verdade era o publisher da Veja. Tudo vira piada porque você vê, como no caso do [julgamento do “mensalão” pelo] STF, que a ausência de fatos é mais importante que os fatos. E a imprensa vai criando esses fatos. A Folha vai ter de ampliar o seu “Erramos” para o caderno inteiro, e tendo como editora a [colunista] Eliane Cantanhêde. […]

  9. Douglas Quina Says:

    Taí algo realmente e que renderia Pulitzer Premiun. Mas não tão nem aí, o que importa é desconstruir…

  10. " F I N I T U D E " Says:

    […] Por Amadeu Leite Furtado, no blog Limpinho & Cheiroso: […]

  11. Clovis Pacheco Filho Says:

    E além do erramos, “Erraremos” e “Errarei”…

  12. bloglimpinhoecheiroso Says:

    Boa, Helder! rsrs

  13. Helder Says:

    Se errar é humano a Tucanhêde é mais humana que nós pobres mortais? hehe

  14. FITS (@firesinthesky) Says:

    faz tempo q esta senhora diz asneiras… http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/bravatas_e_irresponsabilidade

  15. Eliane Cantanhêde, a rainha do “Erramos” da Folha « O LADO ESCURO DA LUA Says:

    […] Eliane Cantanhêde, a rainha do “Erramos” da Folha. […]

  16. Cantanhêde, a rainha do “erramos” Says:

    […] Eliane Cantanhêde, a rainha do “Erramos” da Folha […]

  17. " F I N I T U D E " Says:

    […] Eliane Cantanhêde, a rainha do “Erramos” da Folha […]

  18. Cantanhêde, a rainha do “erramos” | Conversa Afiada Says:

    […] Eliane Cantanhêde, a rainha do “Erramos” da Folha […]

  19. Marcos Pinto Basto Says:

    Nunca me enganou! Porque ela não faz um artigo sobre a exploração de NIÓBIO em Catalão, sua terra natal? Tem matéria farta para publicar o resto da vida.

  20. Clovis Pacheco Filho Says:

    Ela publica “Erramos”, quando o certo seria “Eu errei!”…

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: