10 coisas que você precisa saber sobre a fome em 2013

ONU_FomeMônica Villela Grayley, Via Rádio ONU

A Organização das Nações Unidas publicou, na quarta-feira, dia 2, uma lista sobre as dez coisas que todos devem saber a respeito da fome neste novo ano.

Confira abaixo os tópicos compilados pelo Programa Mundial de Alimentos, PMA:

1. O mundo tem cerca de 870 milhões de pessoas que não têm o necessário para comer para levar uma vida saudável. Isto significa que uma em cada oito habitantes do globo vai para a cama, todos os dias, passando fome. (Fonte: FAO, 2012)

2. O número de pessoas vivendo com fome crônica baixou para 130 milhões nas últimas duas décadas. Nos países em desenvolvimento, a prevalência da má nutrição caiu de 23,2% para 14,9% no período de 1990-2010. (Fonte: FAO, 2012)

3. A maioria do progresso contra a fome foi alcançada antes de 2007/2008, quando ocorreu a crise econômica global. Desde então, os avanços na redução do problema foram desacelerados e estagnados. (Fonte: FAO, 2012)

4. A fome é o problema número 1 na lista dos dez maiores riscos de saúde. Ela mata mais pessoas todos os anos que doenças como Aids, malária e tuberculose combinadas. (Fontes: Unaids, 2010; OMS, 2011)

5. A má nutrição está ligada a um terço da morte de crianças com menos de 5 anos nos países em desenvolvimento. (Fonte: Igme, 2011).

6. Os primeiros mil dias da vida de uma criança, da gravidez aos dois anos de idade, são fundamentais para o combate à má nutrição. Uma dieta apropriada, nesta época da vida, protege os menores de nanismos físico e mental, que podem resultar da má nutrição. (Fonte: Igme, 2011).

7. Custa apenas US$0,25 por dia para garantir que uma criança tenha acesso a todos os nutrientes e vitaminas necessários ao crescimento saudável. (Fonte: Igme, 2011)

8. Se mulheres, nas áreas rurais, tiverem o mesmo acesso à terra, à tecnologia, à educação, ao mercado e aos serviços financeiros que os homens têm, o número de pessoas com fome poderia diminuir entre 100 e 150 milhões. (Fonte: FAO, 2011)

9. Até 2050, as mudanças climáticas e os padrões irregulares da temperatura terão colocado mais 24 milhões de pessoas em situação de fome. Quase metade destas crianças estará vivendo na África Subsaariana. (Fonte: PMA, 2009)

10. A fome é o maior problema solucionável do mundo.

Tags: , , ,

6 Respostas to “10 coisas que você precisa saber sobre a fome em 2013”

  1. Clovis Pacheco Filho Says:

    Idem, da minha parte! O tal de capitalismo de fato é uma desgraça contra a humanidade!

  2. bloglimpinhoecheiroso Says:

    Perfeito, Paulo.
    Pensei a mesma coisa.
    Abraço

  3. Paulo Oisiovici Says:

    A humanidade produz muito mais que o necessário para alimentar toda a população do mundo. O problema está na distribuição. Logo, o problema é o capitalismo!

  4. Justiça do RJ: TV Globo joga em casa « FATOS & FOTOS Says:

    […] 10 coisas que você precisa saber sobre a fome em 2013 […]

  5. Jésus Araújo Says:

    Muito bem fez a ONU em mostrar o drama da fome no mundo e nos tocou. Faltou-lhe, porém, indicar os organismos confiáveis para recolher ajuda. Digo confiáveis, porque ocorrem organizações que arrecadam recursos para essas e outras causas humanitárias, mas desviam-nos para interesses próprios. É sempre preciso contar com o sr humano, como escreveu Millor.

  6. Clovis Pacheco Filho Says:

    É incrível e revoltante penarmos que custaria um quarto de dólar por dia salvar essas pessoas da fome!

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: