Paulo Nogueira: Por que os EUA fracassaram

Obama_Favelado

Uma sociedade movida pela busca de status é insustentável, diz o acadêmico Morris Berman.

Paulo Nogueira em seu Diário do Centro do Mundo

Morris Berman, 67 anos, é um acadêmico norte-americano que vale a pena conhecer. Acabo de ler Por que os Estados Unidos fracassaram, dele. A primeira coisa que me ocorre é: tomara que alguma editora brasileira se interesse por este pequeno – 196 páginas – grande livro.

A questão do título é respondida amplamente. Você fecha o livro com uma compreensão clara sobre o que levou os norte-americanos a um declínio tão dramático.

O argumento inicial de Berman diz tudo. Uma sociedade em que os fundamentos são a busca de status e a aquisição de objetos não pode funcionar.

Berman cita um episódio que viu na televisão. Uma mulher desabou com o rosto no chão em um hospital em Nova Iorque. Ela ficou tal como caiu por uma hora inteira, sob indiferença geral, até que finalmente alguém se movimentou. A mulher já estava morta.

“O psicoterapeuta Douglas LaBier, de Washington, tem um nome para esse tipo de comportamento, que ele afirma ser comuníssimo nos Estados Unidos: síndrome da falta de solidariedade”, diz Berman. “Basicamente, é um termo elegante para designar quem não dá a mínima para ninguém senão para si próprio. LaBier sustenta que solidariedade é uma emoção natural, mas logo cedo perdida pelos norte-americanos porque nossa sociedade dá foco nas coisas materiais e evita reflexão interior.”

Berman afirma que você sente no ar um “autismo hostil” nas relações entre as pessoas nos Estados Unidos. “Isso se manifesta numa espécie de ausência de alma, algo de que a capital Washington é um exemplo perfeito. Se você quer ter um amigo na cidade, como Harry Truman disse, então compre um cachorro.”

Morris Berman

Morris Berman

O norte-americano médio, diz ele, acredita no “mito” da mobilidade social. Berman nota que as estatísticas mostram que a imensa maioria das pessoas nos Estados Unidos morrem na classe em que nasceram. Ainda assim, elas acham que um dia vão ser Bill Gates. Têm essa “alucinação”, em vez de achar um absurdo que alguém possa ter mais de US$60 bilhões, como Bill Gates.

“Estamos assistindo ao suicídio de uma nação”, diz Berman. “Um país cujo propósito é encorajar seus cidadãos a acumular mercadorias no maior volume possível, ou exportar ‘democracia’ à base de bombas, é um navio prestes a afundar. Nossa política externa gerou o 11 de setembro, obra de pessoas que detestavam o que os Estados Unidos estavam fazendo com os países delas. Nossa política [econômica] interna criou a crise mundial de 2008.”

A soberba norte-americana é sublinhada por Berman em várias situações. Ele cita, por exemplo, uma declaração de George W Bush de 1988: “Nunca peço desculpas por algo que os Estados Unidos tenham feito. Não me importam os fatos.” Essa fala foi feita pouco depois que um navio de guerra norte-americano derrubou por alegado engano um avião iraniano com 290 pessoas a bordo, 66 delas crianças. Não houve sobreviventes.

Berman evoca também a Guerra do Vietnã. “Como entender que, depois de termos matado 3 milhões de camponeses vietnamitas e torturado dezenas de milhares, o povo norte-americano ficasse mais incomodado com os protestos antiguerra do que com aquilo que nosso exército estava fazendo? É uma ironia que, depois de tudo, os reais selvagens sejamos nós.”

Você pode perguntar: como alguém que tem uma visão tão crítica – e tão justificada – de seu país pode viver nele?

A resposta é que Berman desistiu dos Estados Unidos. Ele vive hoje no México, que segundo ele é visceralmente diferente do paraíso do narcotráfico pintado pela mídia norte-americana – pela qual ele não tem a menor admiração. “Mudei para o México porque acreditava que ainda encontraria lá elementos de uma cultura tradicional, e acertei”, diz ele. “Só lamento não ter feito isso há 20 anos. Há uma decência humana no México que não existe nos Estados Unidos.”

Clap, clap, clap.

Tags: , , , , ,

10 Respostas to “Paulo Nogueira: Por que os EUA fracassaram”

  1. Marcos Pinto Basto Says:

    SHALITA TIMTIM, lindo nome fantasia para expôr suas simpatias pelos EUA que tem um povo bitolado por intensa lavagem cerebral. São poucos os yankees que têm acesso a informações sobre as ações externas do governo dos EUA, todas condenáveis, razão pela qual sofre descrédito.
    Têm coisas muito boas, como por exemplo o uso de armas para defesa pessoal. A justiça é muito mais séria que aqui, enfim, a formação do povo é outra, muito mais unida, mas tudo isso não é motivo para desfazer do Brasil.
    Temos que mudar muita coisa, mas isso não se faz com críticas destrutivas!.

  2. shalitatimtim Says:

    O seu artigo negativo contra os EUA não vai influenciar o ótimo desempenho dos EUA., não vai derrubar nenhum americano com orgulho de seu pais …e saiba que se tiver uma guerra os EUA são aliados da Inglaterra ..vc apenas deixa o povo brasileiro mais ignorante e alienado quanto aos EUA. Ter mídia anti USA so afasta americanos de visitarem o Brasil que ja tem fama de ser uma zona e perigosissimo.

  3. shalitatimtim Says:

    Os EUA sempre serão vitoriosos que apesar de tanta mídia negativa , OS EUA continuam tendo muitas vitorias em vários setores. Os americanos tem historia de serem fortes e lutarem com as próprias maos..coisa que brasileiro nunca vai atender por que ninguém teve que morrer p ter independência..Aqui existe patriotismo pois muita gente morreu p ter independência ..caso contrario os EUA iria ficar a mercê dos britânicos tirando vantagens nas taxas. Os americanos tem liberdade de lutarem. Tem direito a porte de arma caso o governo se tornar contra o povo..O brasil esta recuado , sequestrado pelas empresas corruptas , mídia e governo que estão todos ligados.o Brasil tem uma cultura de favores e a corrupção começa ai..Nos EuA voce pode morar em Kansas , com imóvel barato , taxas baixas e criar uma família..na Franca com apartamentos pequenos e preços altíssimos a qualidade de vida e péssima..Os franceses falam que americano e consumista por querem inveja pois não tem lugar aonde colocar as coisas..O americano não e consumiste como vc diz, o interior dos EUA a classe media tem muito filhos e compram coisas com preços razoáveis p os filhos..coisa que no Brasil não seria possível pois os preços são altíssimos ..O EUA e o melhor lugar de se criar uma família , por vários motivos. Eu tenho pena da Europa e do Brasil que tem governos corruptos ou tiveram no passado..e tem inveja dos EUA. Todos são armados aqui, em idaho ando com arma e as pessoas pensam 1000 vezes antes de atacar uma mulher em Idaho ou invadir as casas que estão cheia de armas..O brasileiro e assaltado diariamente com armas na cabeça no rio esfaqueados , não existe segurança , o que e o básico p uma sociedade..

  4. shalitatimtim Says:

    “sociedade em busca de auisitos materiais?” E o Brasileiro conhece NYC melhor que americano p ir para China town comprar porcaria..Americano fica pasmo o quanto brasileiro vem aqui gastar..vc ja foi p wyoming Nebrasca..idaho , oregon..a família americana e muito cuidadosa com o dinheiro e muito mais consciente que em qualquer lugar do mundo..o americano sabe consumir não compra nada acima do preco ..e sabe vender o que consumiu..nunca ouviu falar de garage sales? Eu nuns vi um povo tao materialista como o paulista, vai no domingo no shopping iguatemi e doentio..ter tanta gente pobre e ver aquela gente gastando horrores…Brasileiro classe media vai p Miami consumir coisas..e doentiu..quem consume aqui e turista por que americano c salário de 60.000 ha 80.000 ao ano não consume como o seu texto diz..moro aqui a muito tempo e sei o que estou declarando..Da uma boa olhada no comportamento elitista do Brasil que ve novela e quer comprar tudo que a novela anuncia..e doentia..resolva o problema so brasil que e muito mais serio e deixe os EUA , paz >Os Franceses adoram falar que EUA e consumiste por que moram em apartamentos pequenos e carerrimos a qualidade de vida na europa e péssima..existe tanta natureza p explorar nos EUA mas brasileiro so pensa no material e por isso que fez esta matéria.por que e um brasileiro elitista que não ajuda o Brasil a melhorar so criar mitos sobre os EUA

  5. shalitatimtim Says:

    So um drogado ou tarado trocaria mexico pelos EUA pois no mexico ha muito trafego de crianças para serem exploradas sexualmente..ha muita violência..muita droga..

  6. shalitatimtim Says:

    Voce e doente Paulo Nogueira..vai estudar historia americana..vc não sabe o que acontece nos EUA mal sabe o que acontece no Brasil..A sua atitude anti _usa e de dar nojo e pura ignorancia..voce deveria parar com meus artigos negativos sobre os EUA . Os EuA e o melhor pais do mundo que salva a pele de muita gente ..Voce não entende como as coisas funcionam nos EUA por que não mora aqui não paga as taxas não ve o dia a dia das pessoas..nao ve o sacrifício do soldado americano. Os EuA sempre foram e sempre serão os mais fortes e rola muita inveja.. O EUA tem a melhor constituição do mundo e isso foi custo a muito sangue..Os EUA existe justiça para todos. Os EUA não aceitaram a cobrança de taxas dos Britanicos e expusaram eles tendo a independência..e algo admirável ver como os EUA não deixam os demais tirarem proveito..no Brasil ninguém teve que lutar por nada morrer por nada..entao e uma avacalhação total . Gracas a deus pelos militares dos EUA que fazem um mundo melhor..se não fosse pelos EUA o hitler teria ganhado a guerra..E inveja das pessoas que não podem morar nos EUA ser cidades americanos falarem mal dos EUA por que não sabem Historia..procure saber mais..procure morar aqui por 14 anos comprar casa ver a classe media..pagar taxas trabalhar aqui e viajar pelos pais , conhecer americanos e interagir com eles..conversar com os soldados e ver qual era a estratégia militar(coisa que vc não entende nada) fica ai defendendo terroristas de grafas a deus que vc não estava no atentado de julho 2004 em londres que mataram milhares..a Europa e uma porcaria por que ajudaram a entregar judios p o holocausto..a Franca não e seguro p judeus ..nao existe liberdade na Europa sem contar como os EUA e maravilhoso em qualquer estado que vc escolha morar..Voce não tem ética jornalística p falar mal dos EUA..vc não tem conhecimento suficiente p escrever artigos sobre os EUA..vc esta passando informação incorreta e alimentando a burrice e alienação do Brasileiro que com “intelectuais” como vc não contribuem p resolver nada no Brasil, so confundir o povo ..O Brasil e um pais alienado alimentado por novelas dramáticas breias com textos ruins . O Brasil e controlado pela Globo e veja..Na revista Exame que e elitista so postavam empresários riquíssimos enquanto um professor não dava noticia..o povo do Brasil e deslumbrado por que e inferior..e vc contribui para que continuem inferiores por que as pessoas leem seus artigos bem escritos porem sem ética jornalística colocando sua visão deturpada . Respeite os EUA pois o mundo e mais seguro . Vai passar ferias com os ISIS e com o louco do Michael moore..intelectual no Brasil e nada menos que hipócritas infelizes elitistas que não sabem o que e classe media..vai rever esta sua cabeça ruim antes de escrever sobre os EUA

  7. Marcos Pinto Basto Says:

    Excelente assunto para difundir e debater porque nas maiores cidades brasileiras se notam há muito tempo, comportamentos altamente condenáveis que o livro trata.

  8. FATOS & FOTOS Says:

    […] Paulo Nogueira: Por que os EUA fracassaram […]

  9. Clovis Pacheco Filho Says:

    Parabéns, meu querido Paulão, filho do Emir! Cada artigo seu é um serviço à cultura! Temos que ter este livro traduzido, e com urgência! Na Companhia das Letras saem grandes traduções do inglês, pela Hildegard Fest! é o caso de estimular a editora, com seu texto, que será excelente promoção! A diretora da Cia. das Letras, doutora Lilian Motirz Schwarcz, é antropóloga finíssima, e saberá dar valor!

  10. Clovis Pacheco Filho Says:

    Paulão, indique o livro para a Companhia das Letras! Está bem na linha deles!

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: