Tatto defende CPI da Privataria e cobra explicações de FHC sobre lista de Furnas

Privataria_Tucana_Adesivo02_Nao_EsqueciVia Informes

O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), conseguiu aprovar na quarta-feira, dia 12, na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, requerimento em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é convidado a dar explicações sobre a chamada “Lista de Furnas”, esquema criado por tucanos em Minas Gerais para financiar campanhas políticas com caixa 2 à custa da empresa estatal.

“O depoimento de FHC é fundamental, já que ele tem expertise na área e deve explicar como se deu o envolvimento dele e de seus auxiliares com o esquema”, disse o líder. A justificativa envolve o esclarecimento de “informações contraditórias sobre documento relativo a doações a agentes políticos que teriam sido levadas a efeito por Furnas”.

Na mesma sessão da comissão foi aprovado convite para que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também preste depoimento. O requerimento a respeito de Gurgel é de autoria do presidente do colegiado, senador Fernando Collor (PTB/AL). O objetivo é obter de Gurgel explicações sobre como se dá a relação entre o MPF e os órgãos de inteligência do Estado.

O líder Jilmar Tatto também defendeu na quarta-feira, dia 12, a instalação imediata da CPI da Privataria, cujas assinaturas já foram coletadas pelo deputado Protógenes Queiroz (PCdoB/SP). O líder tratou do tema com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT/RS), de quem depende a decisão de instalar a CPI.

O pedido de abertura da CPI baseia-se no livro A Privataria Tucana, do jornalista Amaury Ribeiro Jr. A obra, resultado de 12 anos de investigação sobre o processo de privatizações das empresas estatais no Brasil, destaca documentos que apresentam indícios e evidências de irregularidades nas privatizações que ocorreram durante a administração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, além de amigos e parentes de seu companheiro de partido, José Serra.

Os documentos procuram demonstrar que estes políticos e pessoas ligadas a eles realizaram, entre 1993 e 2003,movimentos de milhões de dólares, lavagem de dinheiro por meio de offshores – empresas de fachada que operam em paraísos fiscais – no Caribe.

Tags: , , , , , , , , ,

5 Respostas to “Tatto defende CPI da Privataria e cobra explicações de FHC sobre lista de Furnas”

  1. Vera Sueli Urbine Miranda Says:

    Jogaram a classe média contra o PT, numa ferocidade de dar medo. No interior é muito fácil sentir isso. É preciso desmascarar a imprensa, fazê-la dizer a verdade numa expansão do “Direito de Resposta” do Brizola, e partír, urgente, para a obrigação de nossa justiça fazer justiça! A parcialidade de investigações quase elegeu Aécio. Pois é, alguém postou no face que só faltava dizer que o petróleo é nosso: Pois é nosso, assim como o Banespa era nosso e a Vale também.

  2. Marcos Pinto Basto Says:

    Essa corja criminosa muito vendida que já foi liderada por FHC, está agora seguindo à risca as orientações de Washington. O negócio deles, yankees, é tirar o PT do Planalto e lá colocar um vendilhão que nem o Aécio do Pó ou outra porcaria equivalente. Temos uma politicalha muito suja, muito vendida que se presta a manobras sujas que nem a ação contra a Petrobras. Quem roubava a Petrobras? Ainda não descobriram? Estranho! Então metam na cadeia o tal Sérgio Moro que está a serviço do PSDB e dos yankees!

  3. Leandro Gadelha Says:

    Verdade Lula deveria ter batido em FHC pk eles com a mídia estão torturando o Brasil ..

  4. anisioluiz2008 Says:

    Reblogged this on O LADO ESCURO DA LUA.

  5. Marcos Pinto Basto Says:

    Este deveria ter sido o comportamento de Lula quando assumiu o governo em 2003, instaurando rigorosa apuração das falcatruas aplicadas por toda a corja que cercava FHC. Zé Serra é um dos que não escapa de ser investigado pois tem imensa fortuna em nome da filha e de laranjas, não só em paraísos fiscais como no Brasil. O já falecido Sérgio Mota entregou a multi-bilionária Telesp por uma autêntica micharia para a Telefónica e hoje sentimos como funciona mal. São os retratos da ladroagem que houve!
    Lula pecou porque se comprometeu em Washington a não alterar nada que FHC desgraçou o Brasil! Lula errou feio e olha agora como estão tentando derrubar seu prestígio!

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: