Em 2012, o Campeonato Brasileiro marcou a pior audiência da história

Globo_Bola_MurchaDepois de uma verdadeira guerra pelos direitos do torneio entre as emissoras do PIG, Globo e Record, a audiência do Brasileirão em 2012 teve queda de 18% na emissora da famiglia Marinho e 23%, na da famiglia Saad.

Via Almanaque da TV

A temporada de 2012 do Campeonato Brasileiro que foi a mais cara da história para a Rede Globo – especulasse que a emissora desembolsou mais de R$600 milhões pelos direitos de tevê aberta, também foi a de pior audiência.

Até o domingo, dia 25/11, os jogos renderam para a Globo 17,2 pontos de média. No ano passado, o Brasileirão marcou média de 20,9 até sua 37ª rodada. Em um ano, o Campeonato Brasileiro caiu 18% na audiência, o que equivale dizer que um em cada cinco telespectadores deixou de assistir os jogos na Globo.

Mas não foi só o canal carioca que perdeu audiência do Brasileirão. A Band caiu 23% em um ano. Marcou, em 2012, média de 5,1 pontos contra 6,6 de 2011.

Somadas, as perdas de audiência de Globo e Band apontam que mais de 1 milhão de pessoas fugiram da frente da tevê na hora do futebol na Grande São Paulo, onde cada ponto no Ibope equivale a cerca de 60 mil domicílios.

Em tese, os pontos perdidos pelas emissoras que transmitem o Campeonato Brasileiro na tevê aberta não migraram para nenhum outro canal. No ano passado, o total de tevês ligadas durante o Brasileirão era de 56,5%. Neste ano, é de 50,9%. Somente o SBT cresceu na tevê aberta durante esse período.

As informações são do jornalista Daniel Castro, do portal R7. Ainda de acordo com o jornalista, a queda de audiência no Campeonato Brasileiro 2012 fortalece uma ala da Globo que defende a volta do Brasileirão com mata-mata – realização de um jogo final entre equipes de ponta – para definir o campeão.

Tags: , , , , , , , ,

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: