Danuza Leão é jeca

Uma socialite e seu drama ao ver que o porteiro também pode ir à Broadway.

Kiko Nogueira, via Diário do Centro do Mundo

Danuza Leão tem um problema: seu porteiro. Em sua coluna na Folha, cujo título é Ser especial, ela se pôs a discorrer sobre seu drama pessoal. Para Danuza, “viajar ficou banal e a pergunta é: o que se pode fazer de diferente, original, para deslumbrar os amigos e mostrar que se é um ser raro, com imaginação e criatividade, diferente do resto da humanidade?” Danuza acha que só existe uma solução “para os muito exigentes: trancar-se em casa com um livro, uma enorme caixa de chocolates – sem medo de engordar –, o ar-condicionado ligado, a televisão desligada, e sozinha”.

“Como se diferenciar do resto da humanidade, se todos têm acesso a absolutamente tudo, pagando módicas prestações mensais?”, ela pergunta. Está incomodada com o fato de que o porteiro também pode ver os musicais da Broadway, pagando R$50,00 mensais. Não acho que seja o caso, mas vamos supor que o texto é uma ironia dirigida ao mal-estar das chamadas “elites” diante da ascensão da classe C, ou algo do gênero. Uma coisa é ler sobre isso nas pesquisas do IBGE. Outra é ver ao vivo e em cores. Ok. Mas o desabafo da colunista é sincero. Ela não está sendo irônica. Quer dizer, esse tipo de programa era bom no tempo em que essa gente ficava em seu lugar.

Danuza não parece do tipo que trata mal o garçom, o ascensorista ou a faxineira. Seria estranho, para começar, porque ela está longe de ter nascido em berço esplêndido ou de descender de, digamos, aristocratas europeus falidos. Nasceu em Itaguaçu, cidadezinha do Espírito Santo, que, segundo ela mesma, só tinha uma rua. O pai era advogado. Mudaram-se, mais tarde, para Vitória. Ela escreve em sua autobiografia Quase tudo: “Depois do jantar eu sentava no chão com as filhas da empregada, e ficávamos sem fazer nada ou, às vezes, brincávamos com pedrinhas.” Aparentemente, Danuza tem uma memória afetiva de suas serviçais, mais ou menos como Scarlett O’Hara e Mammy em …E o Vento Levou.

Ela é uma mulher inteligente e já foi tida como uma espécie de símbolo de sofisticação. Teve uma vida interessante no Rio de Janeiro, entre fins dos anos 50 e começo dos 60. Casou-se com o jornalista Samuel Wainer, teve um caso escandaloso com o compositor Antônio Maria, foi modelo, circulou entre intelectuais e músicos etc. É irmã de Nara Leão, a cantora de bossa nova por excelência. Nos anos 70, foi hostess de uma boate badalada.

Danuza é descrita pela Wikipédia como “socialite”. Provavelmente, tem saudade da época em que era a única socialite do Brasil, no tempo em que suas dicas de Nova Iorque eram únicas e exclusivas (quando? Por quê? E daí?). Ou quando os porteiros, empregadas e que tais não ousavam pegar um avião e frequentar musicais. Ou, ainda, quando funcionários de lojas de cosméticos na França não tinham de aprender português ou mandarim para atender os clientes. O mundo de Danuza não é esse, ora. Ela é especial e merece ser tratada como especial.

Bem, seja lá o que for preciso fazer para, como ela diz, se mostrar um ser raro, Danuza Leão está fazendo o oposto. Ela é apenas jeca – total e irremediavelmente jeca –, como uma calça boca de sino.

Tags: , , ,

12 Respostas to “Danuza Leão é jeca”

  1. Peter Günther Says:

    Ficou famosa nas costas da Nara e com dinheiro do Samuel, new -rich, contando potoca com pau dos outros, coitada da Nara.

  2. aroma rice cooker Says:

    aroma rice cooker

    Danuza Leão é jeca | bloglimpinhoecheiroso

  3. Marcos Pinto Basto Says:

    Danusa é dos babacas sua musa que já publicou tanta besteira, quantas agressivas asneiras, fazendo delas seu manual de etiquetas que a devem estar atropelando. A idade não perdoa, principalmente naqueles que vivem preocupados com a velhice.

  4. Clovis Pacheco Filho Says:

    Estou pensando na hipótese de dona Danuza estar ficando gagá!

  5. MARCIA REGINA DE OLIVEIRA REIS STECA Says:

    É lamentável que nos dias de hoje, uma mulher inteligente possa escrever tanta asneira. Priorizar o ser…é realmente chique….um luxo! Todos somos mortais…todos precisamos ir ao banheiro…todos precisamos nos alimentar e saciar a sede porque abster-se é fatal…Danuza precisa olhar no espelho e ver que envelheceu…como todos envelhecemos…que sua ultima plastica com certeza a aborreceu… ficou horrível! Pergunto: o que move uma pessoa julgar-se superior a outra? Por qual motivo tamanha arrogância em detrimento da inferior condição financeira de outrem em relação a ela que lhe permite conhecer Paris ou Nova York? D´us é um só e nós somos muitos e iguais e é muita prepotência nomear-se diferente por espécie que nem a ela pertence porque se pertencesse você levaria um dia…Sem legitimidade alguma…Danuza disse o que não podia e não devia…e agora…declinado o delírio vem a publico pedir desculpas…a falha é indelével!

  6. Geysa Guimarães Says:

    Acho que o motivo maior pra Danusa querer ficar sozinha, trancada em casa, é o medo de botar essa cara horrorosa na rua. Periga ser tomada como bicho raro e transportada para o zoológico.

  7. Clovis Pacheco Filho Says:

    O Kiko é outro que honrou a origem paterna!

  8. bloglimpinhoecheiroso Says:

    Eles são irmãos.

  9. teco Says:

    Agora sei quem faz o papel do Coringa nos filmes de Batman.

  10. Um Ser Pensante Says:

    É isso que dá quando se valoriza o TER e não o SER… quando os outros podem ter o mesmo que elas, essas pessoas se perdem, porque não sabem quem SÃO. Aí se vê que elas não são é NADA!

    Um ser pensante
    http://umserpensante.tk

  11. Clóvis Pacheco Filho Says:

    Paulão, o Kiko Nogueira é de sua família?

    ________________________________

  12. Clovis Pacheco Filho Says:

    Excelente e o texto do Kiko! Gostei muito da breguice da calça boca-de-sino, que certamente a Danuza não veste, fisicamente, mas mentalmente não sai do corpo dela! Assim como os óculos gatinho, o penteado Jacqueline, o costume de pintar as unhas deixando a descoberto uma meia-lua em baixo…

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: