FHC não seguiu o ditado de Paulo Preto: “Não se larga um líder ferido na estrada a troco de nada.” Pensando bem, até o príncipe dos sociólogos não acha o Serra um líder. Para o ex-presidente, candidato tucano sairá da campanha municipal de São Paulo com o rótulo de conservador, o que prejudica a imagem do próprio PSDB. O presidente nacional do partido, Sérgio Guerra, também criticou o uso do chamado “kit gay” nos discursos de Serra. O isolamento do candidato dentro do partido é cada vez maior.
Via Brasil 247
Desde que deixou a Presidência da República, em 2002, Fernando Henrique Cardoso vinha renovando a sua imagem, e também do PSDB, com uma agenda liberal no que diz respeito aos costumes. Era o caso, por exemplo, da discussão sobre a descriminalização das drogas leves.
Hoje, FHC assiste ao pequeno Uruguai, governado por José Mujica, tomar a dianteira nesse debate. Além disso, seu PSDB, que nasceu na centro-esquerda, vem sendo empurrado por José Serra à centro-direita. Em reportagem publicada na quinta-feira, dia 18, na Folha de S.Paulo, FHC abandona de vez o barco serrista, ao fazer críticas à campanha do tucano, que vem se aproximando de setores conservadores. O movimento de extirpação de Serra no ninho tucano foi adiantado pelo Brasil 247 (clique aqui).
Segundo o ex-presidente, Serra corre o risco de sair da eleição com o rótulo de conservador ao criticar duramente o material anti-homofobia criado pelo adversário Fernando Haddad (PT) quando ministro da Educação, o chamado “kit gay”, além do aborto – tema abordado durante sua campanha presidencial em 2010.
Além de FHC, a abordagem do tucano foi criticada pelo presidente nacional do partido, Sérgio Guerra, que não considera “relevante” discutir o material. “Em São Paulo, a campanha resvala para elementos que não são os mais relevantes. Se vai ter ou não ‘kit gay’, se foi mamãe que fez ou vovó que assinou. Não é esse o problema. Se o Serra tiver que ser prefeito de São Paulo, ele será porque é o melhor candidato”, afirmou Guerra.
Leia abaixo reportagem da Folha de S.Paulo sobre as críticas de FHC:
FHC critica a campanha de Serra e lamenta flerte com conservadores
Catia Seabra e Mario Cesar Carvalho
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem criticado duramente a campanha do tucano José Serra à prefeitura, especialmente o flerte do candidato com o que chama de setores conservadores.
Segundo tucanos, FHC lamenta, por exemplo, a aliança de Serra com os opositores da cartilha anti-homofobia produzida na gestão de Fernando Haddad à frente do Ministério da Educação.
Presidente de honra do PSDB, FHC alerta os aliados para o risco de Serra sair desta eleição com o rótulo de conservador após a exploração de temas como o kit contra a homofobia e o aborto – questão que abordou na sua campanha à Presidência em 2010.
FHC também se queixa da resistência de Serra a conselhos, como o de levar o senador Aécio Neves à propaganda eleitoral já no primeiro turno numa tentativa de afastar os rumores de que, se eleito, deixaria a prefeitura para concorrer à Presidência.
FHC não é o único contrariado com os rumos da campanha. Amigo de Serra, de quem foi vice na chapa para o Palácio dos Bandeirantes em 2006, o ex-governador Alberto Goldman diz que não alimentaria o debate sobre o assim chamado “kit gay”.
Tags: Campanha eleitoral, Crítica, Eleições 2012, FHC, Gay, José Serra, Kit, Prefeitura, PSDB, São Paulo, Sérgio Guerra
19 de outubro de 2012 às 19:04
É uma pena que o Sr José Serra se deixe levar por determinados setores da nossa Sociedade que ainda insistem em querer dividir a população brasileira, e isso é muito ruim para o Nosso País em pleno Século XXI …É uma pena, que os nossos Políticos ainda se deixam levar por determinados Grupos chamados de Homofóbicos. Por lideres Religiosos,e de todas as denominações.Eu eleitor do PT ,não tenho nada contras os Políticos do PSDB,para mim não Importa que esteja no Poder,porque eu ainda acredito que exista Bons Políticos em Todos os Partidos,e de erros e acertos, a nossa Democracia cada dia que passa esta se aperfeiçoando.
19 de outubro de 2012 às 12:09
Serra! Pobre de espírito que não respeita a sociedade onde vive! Temos que baní-lo quanto antes da vida pública que tanto vem emporcalhando.