Fernando Haddad larga na frente nas simulações de 2º turno contra José Serra em São Paulo, mas a guerra será acirrada e a estratégia foi antecipada pelo colunista Merval Pereira, da Globo, que falou da conexão entre a possível condenação de José Dirceu na terça-feira, dia 9, e o resultado final da disputa na maior metrópole do País.
Via Brasil 247
Com a definição do 2º turno em São Paulo entre José Serra, do PSDB, e Fernando Haddad, do PT, uma coisa é certa: nada será capaz de deter o engajamento de grandes veículos de comunicação e de seus colunistas para tentar vincular o julgamento da Ação Penal 470 ao resultado da disputa na maior metrópole do País. A estratégia foi antecipada pelo colunista Merval Pereira, da Globonews, há poucos instantes. “Um ponto determinante em São Paulo pode ser o julgamento do mensalão e na próxima terça-feira deve acontecer a provável condenação de José Dirceu e José Genoíno, duas lideranças importantes do PT”, disse ele.
Até agora, no entanto, o resultado das eleições municipais para o PT foi extremamente positivo, apesar do massacre midiático ao qual o partido foi submetido. Fernando Haddad larga na frente em São Paulo (tem 45% contra 39% de José Serra nas simulações de 2º turno do Datafolha), assim como Nelson Pelegrino, em Salvador, Luciano Cartaxo, em João Pessoa, e Elmano de Freitas, em Fortaleza. O partido também elegeu Paulo Garcia, no 1º turno, em Goiânia, e conquistou cidades médias importantes, como Uberlândia (MG), com Gilmar Machado, e Maringá (PR), com Enio Verri.
Nada, no entanto, é tão relevante quanto a disputa em São Paulo, onde a conquista da prefeitura, pelo PT, enfraqueceria brutalmente a máquina política alternativa que existe no País, comandada pelo PSDB. Uma máquina poderosa, rica e com influência clara nos grandes meios de comunicação. Na transmissão ao vivo pela Globonews, era nítida a má vontade da equipe comandada por Merval em relação ao PT. O desejo de enfatizar derrotas do partido, como as de Recife e Belo Horizonte, gerou gafes desnecessárias, como a análise sobre Curitiba. Durante boa parte da transmissão, os jornalistas da Globonews falaram sobre a derrota de Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo, casal paranaense que apoiou Gustavo Fruet, sem se dar conta de que o pedetista passava para o 2º turno.
Em relação a Haddad, a Globonews só reconheceu o 2º turno às 20h11 quando o cenário já era claro desde a boca de urna, às 17 horas. Ao introduzir o “mensalão”, Merval foi até interrompido por Renata Lo Preto, que o lembrou de um detalhe importante: o efeito do julgamento na urna não foi exatamente aquele previsto pelos colunistas de corte mais conservador.
***
1º TURNO – RESULTADO FINAL NA CIDADE DE SÃO PAULO
1º O privateiro e fujão – 1.884.849 votos – 30,75%
2º FERNANDO HADDAD – 1.776.317 votos – 28,98%
3º Celso Tá russo com o Edir – 1.324.021 votos – 21,60%
4º Gabriel Chalita – 833.855 votos – 13,60%
5º Soninha #SussaComSerra – 162.384 votos – 2,65%
6º Carlos Gianazzi – 62431 votos – 1,02%
Os outros candidatos tiveram menos de 1% dos votos
Abstenções: 1.592.722 eleitores (18,48%)
Brancos: 381.407 votos (5,43%)
Nulos: 516.384 votos (7,35%)
Tags: 1º turno, 2º turno, Campanha eleitoral, Eleições 2012, Fernando Haddad, José Serra, Mídia golpista, Mensalão, Merval Pereira, Prefeitura, PSDB, PT, Resultado, São Paulo, TV Globo
Os comentários sem assinatura não serão publicados.